Dever cumprido. Esta foi a sensação na noite de 16 de junho de 2011, após o término de todas as atividades do MundoGEO#Connect, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Foram meses de preparação para realizarmos os três dias de feira, seminários, mini-cursos e encontros de usuários.

No primeiro semestre de 2010 foi definido o conceito e escolhido o nome do evento, com o objetivo de conectar o mercado de geo no Brasil e na América Latina. Logo após vieram as pesquisas com a comunidade para definir local, periodicidade e duração, seguidas de consultas sobre formato e conteúdos com maior interesse.

Com base nas pesquisas, o MundoGEO#Connect foi marcado na cidade de São Paulo, com frequência anual e duração de três dias. Quanto ao conteúdo, foram definidos seminários e mini-cursos com um dia de duração cada, permitindo ao participante otimizar sua agenda e escolher exatamente o que gostaria de ver. Os assuntos de cada seminário ou mini-curso, bem como os sub-temas de cada atividade, foram definidos pelas pesquisas com a própria comunidade, que também sugeriu palestrantes. Além das sugestões, especialistas em cada área foram convidados para participar.

Na manhã de 12 de junho teve início a montagem da feira do MundoGEO#Connect, que envolveu mais de 200 profissionais. Este trabalho durou dois dias e até a madrugada do dia 14 ainda havia operários trabalhando na montagem dos estandes e preparação dos auditórios.

Enfim, quando teve início o evento, o mercado de geotecnologias ganhou um novo ponto de encontro. Foram três dias intensos de exposição de produtos e serviços na feira, debates nos seminários, palestras nos mini-cursos, workshops, encontros de usuários e eventos paralelos, além da premiação que reconheceu os destaques do setor. O formato interativo das apresentações integrou os presentes e também os conectados à distância, através de webinars e redes sociais.

O MundoGEO#Connect mostrou a que veio: foi um evento plural, que representou as principais marcas do mercado; foi um encontro com a cara do Brasil e da América Latina, feito por stakeholders locais que conhecem a realidade da região; teve um modelo inovador e interativo, pois usou as redes e o contato direto para criar conexões entre as pessoas; mas principalmente foi um evento honesto e verdadeiro, que jogou limpo com os participantes e entregou o que foi proposto, sem fazer promessas “mirabolantes” mas também sem deixar de lado a qualidade no conteúdo.

A segunda edição do MundoGEO#Connect já está marcada para 29 a 31 de maio de 2012, no mesmo local.

Veja mais em https://mundogeoconnect.com e conecte-se!

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com