A companhia norte-americana LightSquared Subsidiary LLC planeja proporcionar sinal wireless em todo os Estados Unidos da América, através da frequência 4G-LTE. A ideia é combinar a infraestrutura de comunicação dos celulares (conhecida como SkyTerra) com um sistema terrestre, usando as mesmas bandas (L) utilizadas por satélites.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, em inglês) dos Estados Unidos emitiu no início de 2011 uma ordem e autorização condicional (clique aqui para ver o documento) para a LightSquared construir sua rede terrestre, re-utilizando o já autorizado espectro de serviços de navegação por satélites.

As estações terrestres do LigthSquared transmitirão sinais em uma banda muito próxima à utilizada pelo Sistema de Posicionamento Global. A comunidade envolvida com a tecnologia GPS está preocupada, pois testes indicam que esse sinal sobrepõe em potência o sinal GPS, que é relativamente fraco, podendo causar interferência. Isto poderá fazer com que milhões de usuários GPS terão que atualizar ou trocar seus equipamentos.

Durante o ION GNSS 2011, encontro técnico sobre tecnologias GNSS, realizado de 20 a 23 de setembro em Portland, nos Estados Unidos, este foi um dos assuntos mais debatidos. Segundo João Francisco Galera Monico, Professor e Pesquisador da FCT-Unesp e colunista da revista InfoGNSS, “o que muito se falava no evento era que os Estados Unidos, desenvolvedores da tecnologia GPS, agora terão problemas em utilizá-lo devido à interferência proporcionada por outro serviço autorizado pela mesma autoridade governamental”.

O professor afirma que algumas soluções já foram apresentadas porém o assunto está em pleno debate. “Vamos ficar atentos para que algo similar não ocorra em nosso território”, completa.