Vagas geotecnologiasA Vale anuncia abertura de inscrições para o Programa de Especialização Profissional 2012. Este ano, o programa oferece pós-graduação em três modalidades distintas: Mineração, Ferrovia e Porto. São 103 vagas, divididas em quatro turmas, que terão início em julho. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril.

Para se candidatar, o profissional deve ter se formado entre julho de 2009 e julho de 2012 em um curso de Engenharia: Elétrica, Mecânica, Produção, Ambiental, Civil, entre outros. Para a pós-graduação em Mineração também serão aceitas inscrições de profissionais formados em Geologia.

“O objetivo do programa é especializar profissionais recém-formados nas áreas de negócio da Vale para suprir a crescente demanda por mão de obra especializada. Para os jovens engenheiros e geólogos, é uma excelente porta de entrada para a empresa, onde terão apoio para se desenvolver e crescer profissionalmente”, afirma Renata Romeiro, gerente de Recrutamento e Seleção da Vale.

As vagas estão abertas para profissionais de todo o Brasil, que precisam ter disponibilidade para morar nos locais onde acontecerão as aulas teóricas e práticas, além de nível de inglês intermediário. Haverá turmas de Mineração em Belém (PA), dedicada a metais básicos (cobre e níquel); e em Ouro Preto (MG), para minério de ferro. As turmas de Ferrovia e Porto serão realizadas em São Luís (MA).

Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de 4.300 reais durante os três meses do curso e, caso sejam aprovados e haja vaga disponível, serão contratados pela empresa. A Vale formou mais de 660 alunos no programa desde 2008 e nos últimos três anos o índice de contratação foi de quase 100%. A empresa pretende contratar ao longo de 2012 mais de 800 engenheiros e 70 geólogos em todo o país. Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.

Segunda maior mineradora do mundo, a Vale pretende investir mais de 21 bilhões de dólares em 2012. No ano passado, a empresa ficou em segundo lugar no ranking das “empresas mais desejadas” do Brasil, elaborado pela consultoria Aon Hewitt.