Vagas mundogeoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: 93 vagas para nível médio e 52 superior, com cargos que permitem a atuação de geólogos, engenheiros, geógrafos e técnicos. Dentre as posições disponíveis, estão duas vagas para Engenheiro Júnior – área geotécnica com atuação em Guaramirim (SC) e Rio de Janeiro (RJ); uma vaga para Profissional de Meio Ambiente Júnior com atuação em Guararema (SP) e possibilidade de inscrições para profissionais com formação em Geografia, Geologia, Meteorologia, etc., e ainda duas vagas para Técnico de faixa de dutos Júnior, com possibilidade para técnicos em Geologia. A remuneração mínima varia de 2.589 a 3.120 reais para os cargos de nível médio e de 6.883 a 7.416 reais para nível superior. Os aprovados vão atuar na sede da Companhia, no Rio, ou em terminais localizados em vários estados do País.
Instituição: Petrobras Transporte S.A – Transpetro
Local: Guaramirim (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Guararema (SP)
Contato: Inscrições até 6 de maio em www.cesgranrio.org.br

Cargo: 149 vagas para Analista de Infraestrutura. Os requisitos são diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer das modalidades profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia ou Geografia, e registro no respectivo conselho de classe. As vagas estão distribuídas em 7 áreas, sendo: Civil, Desenvolvimento Urbano, Energia, Geologia/Geotecnia, Recursos Hídricos/Saneamento, Telecomunicações/Eletrônica, e Transportes. As provas serão realizadas nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma área e por uma cidade de realização de provas. A remuneração inicial da carreira é de até 9.980 reais.
Instituição: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Local: Vários e Brasília (DF)
Contato: Inscrições até 11 de maio em www.cespe.unb.br/concursos/mp2012

Cargo: Duas vagas para geógrafo, uma para geólogo, 14 vagas para professor de Geografia do Ensino Fundamental – Zona Rural e 2 para Professor de Geografia do Ensino Fundamental – Zona Urbana.
Instituição: Prefeitura de Parintins/AM
Local: Parintins (AM)
Contato: Inscrições até 30 de abril em www.concursoscopec.com.br

Cargos:
1) Uma vaga para técnico especializado em sistemas agroflorestais;
2) Uma para técnico especializado para elaborar proposta de subsídios à implantação de Centro de Formação Indígena na Região Pantanal/Cerrado do Projeto GATI;
3) Uma vaga para técnico especializado para elaborar proposta de subsídios à implantação de Centro de Formação Indígena na Região de Mata Atlântica Sul-Sudeste do Projeto GATI.
Instituição: FUNAI
Local: Vários
Contato: Enviar carta de solicitação de participação e currículo até 11 de maio para bra09g32@funai.gov.br, com o assunto: Edital nº 2012/001 – PNUD BRA 09/G32, para a segunda vaga o assunto é Edital nº 2012/002 – PNUD BRA 09/G32, e para a terceira  Edital nº 2012/003 – PNUD BRA 09/G32.

Cargo: Professor de Ensino Superior: uma vaga para Geografia Física, uma para Geotecnologia; uma para Climatologia, uma para Biogeografia e Conservação da Natureza, uma para Ensino de Geografia, uma para Geografia Econômica  e uma para Geografia Política.
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Local: Francisco Beltrão (PR) e Marechal Cândido Rondon (PR)
Contato: Inscrições até 18 de maio em www.unioeste.br/concurso

Cargo: Vagas para estágio de adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica – EA EAOEAR 2013. Duas vagas para Engenharia Cartográfica.
Instituição: Departamento de Ensino da Aeronáutica
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Inscrições em www.fab.mil.br e www.ciaar.com.br até 10 de maio. Edital: http://www.ciaar.com.br/concursos.php?id=9

Cargo: Uma vaga para docente na área de Geografia Física. Necessário graduação e mestrado em Geografia.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Local: Ituiutaba (MG)
Contato: As inscrições serão feitas na secretaria do curso, situada Rua 20, Nº 1600, Bairro Tupã, Bloco C, 2º andar no Campus Pontal em Ituiutaba/MG. CEP: 38304-402, de 17 de abril a 2 de maio.

Cargo: Três vagas para Professor Auxiliar na área de Geociências; duas vagas para Professor Assistente na área de Geografia Física e Ensino de Geografia; uma vaga para Professor Assistente na área de Geografia Humana e Ensino de Geografia.
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Local: Manaus (AM)
Contato: Inscrições de 9 de abril a 9 de maio diretamente na reitoria da Universidade. Mais informações e edital em www1.uea.edu.br/concurso.php?status=NOV

Cargo: Concurso com 81 vagas de professores. Uma vaga para Geografia Humana e Ensino de Geografia; duas vagas para Geografia Física e Ensino de Geografia; uma vaga para Geociências
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Local: Parintins, Tabatinga e Tefé
Contato: Inscrições de 9 de abril a 9 de maio em www.uea.edu.br

Cargo: Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Geografia. Graduado em Geografia. Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Oceanografia, Geociências ou em áreas afins. Graduado em Oceanografia, Geologia ou em áreas afins. Uma vaga para Livre-Docente ou Doutor em Sensoriamento Remoto ou Geociências. Graduado em Geologia.
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Local: Recife (PE)
Contato: Inscrições até 11 de maio em www.ufpe.br/proacad. Edital: http://www.ufpe.br/proacad/images/Editais_concursos/edital12/edital_12.pdf

Oportunidades

Oportunidade: Licitação para elaboração do plano diretor da bacia PCJ. No estado do Paraná, há uma oportunidade para a realização de levantamentos topográficos, georreferenciamento e elaboração de mapas, no município de Boa Esperança do Iguaçu. A oportunidade no estado de São Paulo diz respeito à contratação de prestação de serviços técnicos profissionais especializados para elaboração do plano diretor da bacia PCJ para controle de erosão rural no município de Dois Córregos, com recursos financeiros oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO.
Instituição: Prefeitura Municipal de Dois Córregos
Local: Dois Córregos (SP) – Avenida Gofredo Schelini, 245
Contato: Mais informações disponíveis através do email licitacaodc@conectcor.com.br ou telefones (14) 3652-9950 / 3652-4121.

Oportunidade: Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu busca a contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos em levantamentos topográficos, georreferenciamento, elaboração de mapas temáticos alem de outros serviços de engenheiro agrônomo, para executar serviços de interesse do município.
Instituição: Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
Local: Boa Esperança do Iguaçu (PR) – Rua Demétrio Pinzon, 16
Contato: Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (46) 3537-1208. O prazo encerra no dia 24 de abril.

Estágios

Cargo: Vaga de estágio para geografia, gestão ambiental, arquitetura, engenharia ambiental ou áreas correlatas. O estagiário irá participar de trabalhos de campo para vistorias e medição de benfeitorias em áreas potenciais para a criação de parques; prestar auxílio na elaboração de plantas com base no mapa digital da cidade e  dados coletados em campo; fazer a manutenção de bancos de dados referentes a cadastro fundiário e informações sobre parques, auxiliar na confecção de mapas e plantas diversas. Para essa vaga, é imprescindível ter conhecimento do software AutoCAD e/ou AutoCAD Map, e não estar cursando o último semestre/ano. Desejável conhecimento em softwares de geoprocessamento, sobretudo MapInfo. A jornada é de 20 horas semanais.
Empresa: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura Municipal de São Paulo
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo e carta de apresentação (não obrigatória) até 27 de abril para mcarmona@prefeitura.sp.gov.br, com cópia para knimtz@prefeitura.sp.gov.br, colocando no campo assunto: Vaga de estágio SVMA.

Cargo: Estágio em Meio Ambiente. Pré-requisitos: Estar cursando os dois últimos anos da faculdade (nível superior) em Geografia, Engenharia de Meio Ambiente, Biologia, Química e áreas afins, ou estar no último ano de curso técnico em área ambiental. Ter mais de 18 anos. Área de atuação: licenciamento ambiental; gestão e gerenciamento de
resíduos, emissões e efluentes; biodiversidade. Carga horária: 30 horas semanais. Benefícios: bolsa-auxílio, alimentação e transporte.
Empresa: Coordenação de Meio Ambiente da RECAP – Refinaria de Capuava – Petrobras
Local: Mauá (SP)
Contato: Enviar currículo para shigueo@petrobras.com.br, aos cuidados de André Shigueo Uchiyamada, Coordenador de Meio Ambiente, com cópia para alexandre.silvestre@petrobras.com.br, até 20 de abril.

Empregos

Cargos:
1) Auxiliar de Crédito e Cobrança. Necessário ensino médio ou superior cursando em administração de empresas, economia ou contábeis. Atividades a serem desempenhadas: crédito e cobrança, contato com bancos, clientes, representantes, atuação com cobrança, negociações e conciliações bancárias.
2) Assistente de Custos. Necessário ensino médio ou  superior cursando em administração de empresas, economia ou contábeis. O profissional irá desempenhar rotinas administrativas, preenchimento e controle de planilhas em Excel e acompanhamento de relatórios. Necessário ter conhecimentos em custos, fiscal, contábil e controladoria (teórico).
3) Suporte (Auxiliar Técnico ll). Necessário ter formação técnica em mecatrônica, em movimentação de terra e pavimentação, ou ainda em mecânica. A posição exige inglês básico, conhecimento do mercado de máquinas da linha amarela, conhecimentos básicos de projetos de estrada, terraplenagem e pavimentação, e disponibilidade para viagens.
4) Estágio em Suporte. Atuação com terraplenagem e pavimentação. O candidato deve estar cursando técnico em mecatrônica, em movimentação de terra e pavimentação, ou ainda em mecânica.
Empresa: Santiago & Cintra Geo-tecnologias
Local: Duas em São Paulo (SP) e duas Ribeirão Preto (SP) respectivamente
Contato: Enviar currículo para rh@santiagoecintra.com.br

Cargo: Desenhista/Cadista, nível intermediário a avançado. Requisitos incluem experiência com trabalhos de meio ambiente (consultoria em gerenciamento de áreas contaminadas, investigação e remediação), domínio de AutoCAD 2007 ou superior e conhecimentos no modo de trabalho em modo layout. Desejável inglês intermediário e conhecimento em SIG, o qual será considerado um diferencial. As responsabilidades do cargo são elaboração de figuras gerais para relatório (localização do empreendimento, mapas geológicos, mapas potenciométricos, plumas de contaminação, cubagens, projetos executivos de remediação). Benefícios:  regime de contratação CLT com vale transporte, vale refeição, seguro de saúde, plano odontológico e seguro de vida.
Empresa: Waterloo Brasil Consultoria Ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para diego.carvalho@waterloo.com.br, fabiana.vogado@waterloo.com.br e lilian.silveira@waterloo.com.br.

Cargos:
1) Analista de geoprocessamento pleno. Perfil: formação superior em ánalise de sistemas,tecnologia, engenharia, geografia ou geologia, 5 anos de experiência em ferramentas de geoprocessamento, conhecimentos em cartografia digital, conhecimento em Autocad Map 3D, incluindo conhecimento em rotinas autolisp, desejável conhecimento em MapInfo (rotinas em mapbasic), conhecimento em ArcGis ArcInfo (ArcMap, ArcCatalog, ArcGlobe), conhecimento em programação ArcGis – VBA ou ArcGis python, desejável conhecimentos em ArcInfo workstation (rotinas em linguagem aml), conhecimento em ArcToolbox (3D Analyst Tools, Analysis Tools, Conversion Tools, Cartography Tools, Conversion Tools, Coverage Tools, Data Management Tools, Geocoding Tools, Spatial Analyst Tools), conhecimento em ArcGis Server, domínio em sistemas de coordenadas e de projeção, geração de rotinas de conversão de dados entre bases georeferenciadas, conhecimentos em geocodificação de endereços, conhecimentos em tratamento topológico, confecção de mapas temáticos em ArcGIS 9 / 10, conhecimentos em softwares livres de SIG (QGIS), conhecimentos em bancos de dados geográficos : Oracle Spatial,PostgreSQL-PostGIS,Mysql Spatial, conhecimentos em padrões OGC (WMS, WFS, CSW, WCS, GML), programação em soluções Geo (OpenLayers, GeoServer, MapServer) para elaboração de soluções Web de geoprocessamento, geração de documentação técnica de projeto, geração de relatórios e planilhas dinâmicas em ferramentas SIG, bons conhecimentos em inglês técnico, vivência em programação CSharp e Flex 4 são bem vindos, vivência em rotinas web avançadas : php, asp, aspx, java.
2) Gerente de TI voltado para geoprocessamento. Perfil: formação superior em ánalise de sistemas,tecnologia, engenharia, geografia ou geologia, 5 anos de experiência em gerenciamento de equipes, utilizando ferramentas de TI voltadas para geoprocessamento, desejável conhecimentos gerais em cartografia digital, responsável por planejar e organizar o cronograma de execução,integração e implantação de softwares da empresa e de clientes, atuar na elaboração e especificação técnica de componentes e requisitos de soluções de TI, gerenciar os projetos de tecnologia , auxiliar no desenvolvimento das soluções,atender demandas internas e externas,habilidades para a resolução de problemas e a tomada de decisões, utilização de ferramentas de controle de projetos :Ex:Microsoft Project, conhecimentos em bancos de dados geográficos : Oracle Spatial,PostgreSQL-PostGIS,Mysql Spatial, experiência na geração de documentação técnica de projeto, conhecimentos em ferramentas de geoprocessamento (ArcGis, Autocad Map 3D e Mapinfo), conhecimentos em padrões OGC (WMS, WFS, CSW, WCS, GML), deverá criar métricas de acompanhamento das soluções em TI para propor possíveis ajustes ou correções, bons conhecimentos em inglês técnico, vivência em programação CSharp e Flex 4 são bem vindos, vivência em rotinas web avançadas : php, asp, aspx,java, conhecimento em ArcGis ArcInfo (ArcMap, ArcCatalog, ArcGlobe), conhecimento em programação ArcGis – VBA ou ArcGis python.
Empresa: Fototerra
Local: Sâo Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para lidia@fototerra.com.br

Cargo: A Vale anuncia abertura de inscrições para o Programa de Especialização Profissional 2012. Este ano, o programa oferece pós-graduação em três modalidades distintas: Mineração, Ferrovia e Porto. São 103 vagas, divididas em quatro turmas, que terão início em julho. Para se candidatar, o profissional deve ter se formado entre julho de 2009 e julho de 2012 em um curso de Engenharia: Elétrica, Mecânica, Produção, Ambiental, Civil, entre outros. Para a pós-graduação em Mineração também serão aceitas inscrições de profissionais formados em Geologia. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de 4.300 reais durante os três meses do curso e, caso sejam aprovados e haja vaga disponível, serão contratados pela empresa. A Vale formou mais de 660 alunos no programa desde 2008 e nos últimos três anos o índice de contratação foi de quase 100%. A empresa pretende contratar ao longo de 2012 mais de 800 engenheiros e 70 geólogos em todo o país. Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.
Empresa: Vale
Local: Turmas de Mineração em Belém (PA) e em Ouro Preto (MG); turmas de Ferrovia e Porto em São Luís (MA)
Contato: Inscrições até 30 de abril em www.vale.com.br/oportunidades

Cargo: Uma vaga para consultor, na área de Geoprocessamento. Objetivo: Sistematização, modelagem e implementação das rotinas de geoprocessamento do Cadastro Nacional de Florestas Públicas – CNFP em banco de dados geográficos corporativo do SFB. Atividades a serem desenvolvidas: Operacionalização de rotinas de geoprocessamento utilizadas anualmente, para que sejam implementadas em banco de dados geográficos estruturado, e assim, para possibilitar a atualização periodica do Cadastro Nacional de Florestas; Organização dos temas fonte de informações do cadastro (dados de entrada), bem como, modelagem por meio de relacionamentos e regras topológicas entre os temas que o compõem; Criação de Scripts de Geoprocessamento para ingresso dos dados no banco e para posteriores atualizações nas fontes de informação. Preferencialmente pós-graduação na área de Geoprocessamento. Requisitos básicos: Graduação em uma das seguintes áreas: agrimensura, agronomia, biologia, cartografia, computação, ecologia, geografia, geologia, engenharias e áreas afins. Experiencia Profissional: Experiência mínima comprovada de 2 a 5 ano(s), em geoprocessamento. Possuir conhecimento avançado do uso dos Softwares da ESRI (ArcGIS ArcInfo); Experiência preferencialmente em modelagem e implantação de banco de dados espaciais; Conhecimentos avançados na utilização dos softwares: ArcGIS, ArcGISServer, SDE, bem como, Programação em Python e Banco de dados Postgre/PostGIS. Período da consultoria: 2 de maio a 2 de dezembro de 2012.
Empresa: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO
Local: Brasilia (DF)
Contato: Cadastrar currículo até 22 de abril em https://www.fao.org.br/SGP_Producao/CadastroCurriculos/ccs/ccsVisualizarPublicacao.asp

Cargos:
1) Consultor de Utilities (Distribuição de Energia Elétrica). O candidato deve ter superior completo em engenharia elétrica, softwares ou áreas correlatas. Necessário conhecimento da operação de elétrica/distribuição > sistemas de TI utilizados; vivência na utilização dos sistemas de TI utilizada em elétrica/distribuição; entendimento dos processos técnicos de elétrica/distribuição; elaboração de propostas estratégicas visando valor para o negócio e benefício ao cliente; contato/conhecimento em sistemas de informações geográficas (GIS) será considerado como diferencial. Principais atividades incluem análise da cadeia de negócio; avaliação e homologação de tecnologias a serem empregadas em nossas solução para utilities elétrica/distribuição; desenvolver relacionamento com o cliente, gerenciando suas expectativas e provendo informações e soluções para suas demandas; criar, manter e comunicar a visão do produto e soluções identificando oportunidade de mercado e criando condições técnicas para a sua execução; liderança técnica para apoio a marketing, vendas e orientação para as equipes de projetos.
2) Analista de Negócios. Necessário superior completo em análise de sistemas, ciências da computação, áreas correlatas ou ciências da terra e Cconhecimento sobre características, processos, produtos, serviços e mercado das áreas de negócio Esri. Principais atividades: Estruturar a abordagem da solução, identificando a real necessidade do negócio do cliente, analisando as lacunas (gaps) existentes, avaliando os requisitos e alternativas de desenvolvimento, garantindo que os recursos necessários estejam organizados; Avaliar as soluções propostas, determinando aderência aos requisitos das partes interessadas e da solução e documentando as informações relevantes, validando a melhor alternativa junto aos clientes; Negociar solicitações de mudança (change requests) junto ao cliente, parceiros e equipe, sempre que necessário; Desenvolver visão para solução técnica, realizando dimensionamento básico de arquitetura de solução e entendendo o negócio do cliente; Elaborar propostas técnicas aos clientes, efetuando levantamento de requisitos e definindo casos que envolvam o desenvolvimento de funcionalidades; Preparar e conduzir apresentações de soluções com tecnologia ESRI em eventos, demonstrando como o SIG traz valor aos negócios para tratar os desafios de negócios críticos enfrentados pelos clientes; Efetuar levantamento de requisitos para elaborar proposta de estruturação de bancos de dados; Apoiar clientes da ESRI com perícia do produto e auxiliar nas melhores práticas.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para veuzebio@img.com.br

Cargo: Vagas para Topógrafo e Auxiliar de Topografia, para trabalhar em obras de condomínio, casas, fiscalização de obras e conferências. O topógrafo deve saber trabalhar com nívelamento, ter experiência em estação total, coordenadas e projetos. O auxiliar de topografia deve ter conhecimentos básicos sobre a função. Carga horária: Segunda a Sexta das 7:00 as 11:00 – Almoço – 13:00 as 17:00. Benefícios: Carteira Assinada; salário a combinar; vale-transporte (em dinheiro) + alimentação (restaurante). Metade do plano de saúde Unimed e possibilidade de crescimento na empresa.
Empresa: A2A Engenharia
Local: Cuiabá (MT)
Contato: Enviar currículo para a2a@a2aengenharia.com.br ou ligar (65) 3023-8146 / 9292-1534

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.