Mercado de trabalho geotecnologiasO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Coordenador de Mapeamento. Para esta vaga, é necessário ter conhecimentos em ambiente GIS, gestão de processos; gestão de pessoas (coordenação de equipes, desenhistas / topografia), cadastro técnico multifinalitário / georreferenciamento de imóveis rurais e conceitos de cartografia (geoprocessamento, aerofotogrametria, sensoriamento remoto). O profissional deve ter ainda experiência em desenvolvimento de projetos topográficos e geodésicos, prática em desenvolver relatórios técnicos e propostas, e disponibilidade para viagens.
Empresa: Medral Geotecnologias
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para alexandre.pereira@medralgeo.com.br, inserindo no assunto apenas a palavra “Mapeamento”

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Principais responsabilidades: Gerar informações e conhecimento a partir do sensoriamento remoto e ferramentas GIS que proporcionem resultados superiores aos negócios da unidade de negócios da Cargill e seus clientes, isto é, transformar conhecimento em vantagem competitiva para a Coorporação. Requisitos: superior em geografia, agronomia, engenharia cartográfica ou áreas afins; ampla experiência na área de Sensoriamento Remoto; inglês intermediário; alto senso de prioridade, capacidade de análise, comunicação convincente e autêntica, planejamento, organização.
Empresa: Cargill Agrícola
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para roberta_viola@cargill.com

Cargo: Analista de Sistemas para integrar um equipe que está desenvolvendo um produto inovador para atender o mercado de GeoTecnologia. O candidato deverá ter experiência e vivência em projetos de desenvolvimento de software e ter experiência em conceber e projetar software. Exigências: ensino superior completo; experiência mínima de 3 anos com levantamento de sistemas; experiência mínima de 3 anos com detalhamento e desenvolvimento de casos de uso; Inglês Técnico. Desejado: modelagem de classes e dados; uso de ferramentas case. Atividades:
projetar e conceber o sistema de gestão fundiária; detalhar requisitos; escrever casos de uso. Contratação CLT.
Empresa: Avanti Prima Engenharia
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo para marcelo.rodrigues@avantiprima.com.br indicando obrigatoriamente a pretensão salarial

Cargo: Gerente de Contas GIS. O candidato deve ter superior completo na área de computação ou geociências, e ainda experiência profissional na área comercial, incluindo: desenvolvimento de novos negócios e relacionamento com base de clientes na área de geoprocessamento. É desejável que o candidato apresente experiência com produtos e serviços associados a tecnologia da Esri. É imprescindível o domínio da língua inglesa para comunicação oral e escrita.
Empresa: Gisplan
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo para rh@gisplan.com.br

Cargo: Analista Desenvolvedor. Para esta vaga, é necessário ter conhecimento em ASP.NET, C#.net, JavaScript e Ajax. Desejável ter experiência com banco de dados, PostGIS, Oracle, Geo Server e Open Layers. Conhecimento em Design Patterns (Padrões de Projeto); Python; configuração de Servidores WEB – IIS, Apache e Tomcat será considerado um diferencial. O profissional deve ter capacidade de desenvolvimento, bom raciocínio lógico e conhecimentos específicos em desenvolvimento Web. Benefícios incluem vale-transporte, alimentação, convênio médico e seguro de vida.
Empresa: Inovação – Tecnologia da Informação Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para rh@inovacaogis.com.br

Cargos:
1) Analista de geoprocessamento pleno. Perfil: formação superior em ánalise de sistemas, tecnologia, engenharia, geografia ou geologia; cinco anos de experiência em ferramentas de geoprocessamento; conhecimentos em cartografia digital; conhecimento em Autocad Map 3D, incluindoconhecimento em  rotinas autolisp; desejável conhecimento em MapInfo(rotinas em mapbasic); conhecimento em ArcGis ArcInfo (ArcMap, ArcCatalog,ArcGlobe); conhecimento em programação ArcGis – VBA ou ArcGispython. Desejável conhecimentos em ArcInfo; workstation (rotinas em linguagem aml); conhecimento em ArcToolbox (3D Analyst Tools, Analysis Tools, ConversionTools, Cartography Tools, Conversion Tools, Coverage Tools, Data ManagementTools, Geocoding Tools, Spatial Analyst Tools); conhecimento em ArcGis Server; domínio em sistemas de coordenadas e de projeção; geração de rotinas de conversão de dados entre basesgeoreferenciadas; conhecimentos em geocodificação de endereços; conhecimentos em tratamento topológico; confecção de mapas temáticos em ArcGIS 9 e 10; conhecimentos em softwares livres de SIG (QGIS); conhecimentos em bancos de dados geográficos: OracleSpatial, PostgreSQL, PostGIS, Mysql Spatial; conhecimentos em padrões OGC (WMS, WFS, CSW,WCS, GML); programação em soluções Geo; OpenLayers, GeoServer, MapServer) para elaboração de soluções Web degeoprocessamento; geração de documentaçãotécnica de projeto; geração de relatórios e planilhas dinâmicas em ferramentas SIG; bons conhecimentos em inglês técnico;- vivência em programação CSharp e Flex 4; vivência em rotinas web avançadas: php, asp, aspx, java.
2) Coordenador de TI  voltado para geoprocessamento. Perfil: formação superior em ánalise de sistemas, tecnologia, engenharia, geografia ou geologia. Cinco anos de experiência em gerenciamento de equipes, utilizando ferramentas de TI voltadas para geoprocessamento; desejável conhecimentos gerais em cartografia digital; responsável por planejar e organizar o cronogramade execução, integração e implantação  de softwares da empresa e declientes; atuar na elaboração e especificação técnica decomponentes e requisitos de soluções de TI; gerenciar os projetos de tecnologia, auxiliar no desenvolvimento das soluções, atender demandas internas e externas; habilidades para a resolução de problemas e tomada de decisões; utilização de ferramentas de controlede projetos  (Ex: Microsoft Project); conhecimentos  em bancos de dados geográficos : OracleSpatial,PostgreSQL-PostGIS,Mysql Spatial; experiência na geração de documentação técnica de projeto; conhecimentos em ferramentas de geoprocessamento (ArcGIS, Autocad Map 3D e Mapinfo); conhecimentos em padrões OGC (WMS, WFS, CSW, WCS, GML); deverá criar métricas de acompanhamento das soluções em TI para propor possíveis ajustes ou correções; bons conhecimentos em inglês técnico; vivência em programação CSharp e Flex 4; vivência em rotinas web avançadas: php, asp, aspx, java; – conhecimento em ArcGIS ArcInfo (ArcMap, ArcCatalog, ArcGlobe); conhecimento em programação ArcGIS – VBA ou ArcGIS Python.
Empresa: Fototerra Atividades de Aerolevantamentos Ltda.
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo atualizado para fototerra.urb.sel.tec@gmail.com

Cargos:
1) Analista de Sistemas Junior/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 2 anos em projetos e implementação de bases de dados georrefenciados; Desenvolvimento de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Desenvolvimento de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
2) Analista de Sistemas Pleno/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 4 anos em projetos e analise de dados georrefenciados; Elaboração de projetos de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Modelagem de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
3) Analista de Sistemas Sênior/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 6 anos em projetos e analise de dados georrefenciados; Elaboração de projetos de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Modelagem de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
Empresa: Avanti Prima Engenharia
Local: Goiás (GO)
Contato: Enviar currículo para thais.mello@avantiprima.com.br indicando obrigatoriamente o cargo desejado (júnior, pleno e sênior) e a pretensão salarial. Currículos sem pretensão salarial no corpo do email serão desconsiderados.

Cargo: Assistente de Pesquisa para auxiliar nas atividades com foco em povos indígenas e comunidades tradicionais e em atividades internacionais relacionadas a essa temática.
Empresa: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar currículo e documentação até 18 de julho para curriculo@ipam.org.br sob o título “Seleção Assistente de Pesquisa Mudanças Climáticas, Povos Indígenas e Comunidades tradicionais”. Mais informações em: www.ipam.org.br/trabalhe/Assistente-de-Pesquisa/60

Cargos:
1) Topógrafo de Campo. Atuação em campo, em levantamentos para controle geométrico de terraplanagem, levantamentos de áreas de cortes e aterros. Benefícios incluem assistência médica/odontológica, ajuda de alimentação, moradia, transporte e seguro de vida.
2) Desenhista/Cadista. Para esta vaga, é necessário ter conhecimentos avançados dos softwares AutoCAD e Topograph. Desejável ter experiência em obras, AutoCAD Civil 3D ou ArcGIS. O profissional irá desenvolver cálculos topográficos e medições de volume de corte e aterro. Esta vaga conta com os mesmos benefícios da anterior.
Empresa: Senografia
Local: Bacabeira – Maranhão
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para campomaranhao@gmail.com

Cargos:
1) Analista de Sistemas/Negócios Pleno. Este cargo prevê atuação na área de desenvolvimento de sistemas de geomarketing. O candidato deve ser formado em ciências da computação, análise de sistemas, tecnologia da informação ou curso relacionado. Necessário experiência mínima de três anos como analista de sistemas ou negócios, possuir visão analítica e facilidade de comunicação. Conhecimentos em geomarketing e GIS são desejáveis. O profissional irá atuar como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento de novos produtos ou de customizações de produtos para clientes; irá desenvolver atividades de pré-vendas na definição do escopo da proposta, levantar e especificar requisitos, acompanhar o desenvolvimento, realizar entregas para clientes.
2) Analista de Infraestrutura de TI. Este profissional será responsável pelo derenciamento, monitoramento e configuração de servidores Windows e Linux; gerenciamento, monitoramento e configuração de estação de trabalho; administração de usuários através de Active Directory; manutenção de estação de trabalho e servidor (hardware e software); instalação de software em servidores e estação de trabalho; cotação e aquisição de novos hardwares e softwares; administração e monitoramento de rotinas de backup; gerenciamento da infraestrutura de rede (configuração de roteador, switch, cabeamento, wifi). As qualificações necessárias são: formação em ciências da computação, engenharia de computação, tecnologia da informação ou curso relacionado; experiência mínima de 4 anos; conhecimento avançado para os ambientes Windows e Linux em configuração de rede, instalação de software, compilação de software (Linux), monitoramento Active Directory (Windows). Ainda, conhecimento em cirtualização de ambientes, configuração de firewall, domínio na administração de servidores Windows e Linux e conhecimento avançado em hardware. Conhecimentos em configuração e administração de ferramentas de gerência de configuração e versão (Subversion), e em configuração de servidores SQL Server, Oracle, IIS, Apache e Weblogic são características desejáveis.
3) Executivo de Contas. Para esta vaga é necessário ter formação superior em administração de empresas, engenharia, marketing ou áreas relacionadas; experiência mínima de dois anos em vendas. São necessários conhecimentos básicos em pesquisa de mercado e visão analítica de dados quanti e qualitativos e conhecimentos em sistemas de geoinformação e estruturação de projetos. Ótima comunicação oral e escrita e carro próprio completam os requisitos. O profissional irá atuar na área de vendas de projetos e sistemas de inteligência geográfica de mercado, realizando apresentações, prospecção de novos clientes e desenvolvimento de projetos na área de inteligência geográfica.
Empresa: Geofusion
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo atualizado para secretaria@geofusion.com.br, aos cuidados de Camila: (11) 3054-0200

Cargo: Analista Programador (2 vagas). Esta vaga pode ser preenchida por programador de carreira ou com superior em ciência da computação, sistemas da Informação ou áreas afins. A empresa busca um profissional com experiência mínima de dois anos como programador C# com Visual Studio .NET, para atuar com instalação e manutenção de sites. Necessário conhecimento da arquitetura COM e de configuração de IIS. Os requisitos necessários para a posição incluem conhecimento de lógica de programação, domínio de linguagens de programação e de script, em especial C# e ASP.Net. XML e desejável conhecimento com RIA (Silverlight ou Flex). Linguagem SQL, conhecimento em softwares gerenciadores de banco de dados relacionais, tais como: MS SQL Server, PostGre, Oracle e inglês técnico completam o perfil desejado pela empresa.
Empresa: Senografia
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial para curriculo@senografia.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Concurso público que contempla a Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura e também a carreira de Desenvolvimento Tecnológico, com vagas de tecnologista e técnico destinadas ao ministério e outras unidades. O concurso oferece 176 vagas de nível superior. Para cargos de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1 são 92 vagas, sendo 28 delas destinadas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda há 84 vagas de Tecnologista Pleno 1. Dentre os requisitos, os cargos exigem, além da graduação, mestrado ou três anos de experiência em atividade relacionada com as atribuições de cada cargo. A remuneração pode variar entre 3.884 e 9.157 reais, dependendo do grau de especialização do candidato e da gratificação de desempenho. Outras 334 vagas são para os cargos de Assistente de Ciência e Tecnologia 1 (330 vagas) e Técnico 1 (quatro vagas), que exigem o nível médio. Os candidatos também devem possuir, além do diploma de nível médio, conhecimentos específicos e experiência na execução de tarefas inerentes ao apoio administrativo e técnico. Para esses cargos, a remuneração pode variar entre 1.885,33 e 2.705,38 reais, dependendo da gratificação de desempenho. Os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos. As etapas do concurso serão realizadas nas 26 capitais e no Distrito Federal. As provas objetivas e discursivas para todos os cargos estão previstas para 26 de agosto de 2012.
Instituição: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Local: Capitais do país
Contato: Inscrições até 18 de julho em www.cespe.unb.br/concursos/mcti_12

Cargo: Engenheiro agrimensor, para a carreira de Analista Técnico Superior de Serviços de Infraestrutura.
Instituição: Prefeitura Municipal de Botucatu
Local: Botucatu (SP)
Contato: Inscrições até 20 de julho em www.cetroconcursos.org.br. Edital: http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/SP_Botucatu_Pref._edital_ed._1647.pdf

Cargo: Engenheiro Cartógrafo/Agrimensura.
Instituição: Companhia de distribuição de gás natural de Alagoas – ALGAS
Local: Maceió (AL)
Contato: Inscrições até 20 de julho em www.copeve.ufal.br. Edital: http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/AL_Algas_ed_1649.pdf

Cargo: Uma vaga para professor assistente na área de Geociências em Garanhuns, uma vaga para Geografia Humana e duas para Geografia Física em Arcoverde, uma vaga para topografia em Petrolina e duas vagas para Recife, em Geografa Física e Humana.
Instituição: Universidade de Pernambuco – UPE
Local: Vários
Contato: Inscrições até 3 de agosto em http://www.upe.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=565%3Aconcurso-publico-para-docente-do-magisterio-superior&catid=2%3Aprograd&Itemid=7

Cargo: Sete vagas para Engenheiros Cartógrafos e Agrimensores
Instituição: Marinha do Brasil
Local: Vários
Contato: Inscrições até 31 de julho em www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Edital: http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/NAC_Marinha_quadro_complementar_ed.1649.pdf

Cargo:
Uma vaga para Professor Assistente na área de Engenharia de Agrimensura.
Instituição: Universidade Federal do Pampa
Local: campus Itaqui (RS)
Contato: Inscrições até 19 de julho em www.unipampa.edu.br/portal/concursos

Cargo: Concurso público, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e de nível superior. Dentre as vagas disponíveis estão 22 para técnico em agronomia; 33 para engenheiro agrônomo; quatro para geógrafo; quatro para geólogo, dentre muitas outras vagas para engenheiro civil, ambiental e outros, para atuação em Brasília (DF) e também em várias outras cidades, tais como Palmas, Goiânia e Ilhéus.
Instituição: Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A
Local: Vários
Contato: Inscrições de 12 de junho a 13 de julho. Mais informações e inscrições em www.femperj.org.br e diretamente no site da Valec: www.valec.gov.br

Cargos:
1) Seleção de técnicos e tecnologistas. O edital do concurso público para preencher 22 vagas em cargos de nível superior (tecnologistas) e 40 vagas em cargos de nível médio (técnicos) no Inpe foi publicado no Diário Oficial da União em 1º de junho.
2) Pesquisador. O Inpe também lançou edital de concurso público para contratação de 17 pesquisadores. Para concorrer às vagas da carreira de Pesquisa, os interessados devem realizar as inscrições no período de 2 a 31 de julho nas unidades do Inpe de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Natal e Belém, independentemente do local onde o candidato realizará as provas.
3) Analista. Ainda há 28 vagas para o cargo de analista (nível superior) destinadas ao Inpe no âmbito do edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Local: Vagas para São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cuiabá e Alcântara
Contato: Inscrições devem ser feitas entre 5 de julho a 9 de agosto, exceto sábados, domingos e feriados, nas unidades do Inpe a que se destinam as vagas. Os endereços estão no edital, assim como cronograma, descrição completa das vagas, remuneração, requisitos para concorrer aos cargos, conteúdo programático e todas as normas e procedimentos do concurso. As inscrições do concurso da carreira de Gestão devem ser feitas entre os dias 26 de junho e 16 de julho, apenas pela internet, no endereço www.cespe.unb.br/concursos/MCTI_12Todas as informações necessárias sobre concurso público no Inpe estão disponíveis nos editais: http://www.inpe.br/gestao/anuncios_oportunidades/concurso/2012/index.php

Cargos:
1) Pesquisador III na área de Geodésia, junto ao Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.
2) Pesquisador II para o departamento de Geografia da Unesp.
Instituição: Unesp
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: Inscrições presenciais até 3 de agosto para Pesquisador II e 25 de junho para Pesquisador II . Edital: http://www2.fct.unesp.br/rh/concursos/pesquisador/INSCRICOES%20ABERTAS/Departamento%20de%20Cartografia/Pesquisador%20III%20-%20Geod%e9sia/

Cargo: Vagas para Professor Doutor, nas áreas de Física, Engenharia Química, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Mecânica dos Sólidos, Materiais Poliméricos, Formação Básica e Profissional, Biologia Molecular, Processamento e Transformações de Fases em Metais e Ligas, Bioquímica e Física de Materiais.
Instituição: Escola de Engenharia de Lorena da Univerisidade de São Paulo – USP
Local: Lorena (SP)
Contato: http://www2.eel.usp.br/atac/?q=docentes-concurso

Oportunidades

Oportunidade: Contratação de serviços de elaboração de base de dados espacial da área licenciada para implementação de plantio de cana-de-açúcar da Usina Santa Vitória (MG). Para otimizar o processo de tomada de decisão o presente produto busca garantir qualidade cartográfica e precisão nos mapeamentos do uso do solo, bem como maior acurácia no georreferenciamento das propriedades objeto de regularização ambiental, que consequentemente desencadeará na melhoria das análises dos passivos e ativos ambientais das mesmas. Buscando testar iniciativas que possibilitem agregar maior eficiência e eficácia no Sistema de Licenciamento Ambiental das Propriedades Rurais o presente mapeamento deverá servir no aprimoramento da metodologia de cadastramento de propriedades rurais em desenvolvimento pela TNC e parceiros. Os objetivos do presente contrato são: Correção geométrica do conjunto de imagens SPOT5 2,5m do ano de 2009 correspondentes a área de interesse, com a utilização de pontos de campo de controle; Elaboração do banco de dados espacial de referência, que compreende os seguintes temas: sistema de transportes e hidrografia na região licenciada; Mapeamento da cobertura da terra na região da área licenciada, conforme a legenda determinada pela contratante.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Usina Santa Vitória (MG)
Contato: A proposta técnica/comercial deve ser enviada para mmatsumoto@tnc.org até 23 de julho.

Licitação: Contratação de serviços de cartografia digital da aglomeração urbana do litoral norte.
Instituição: Central de Compras do Estado – Cecom
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Abertura em 23 de julho. Para mais informações, envie um email para igd@geodireito.com

Estágio

Cargo: Estágio em Geoprocessamento. O estudante deve ter noções básicas de ArcGIS e interpretação de imagens de satélite. Benefícios incluem auxílio-bolsa e vale-transporte. O estágio é para 5 horas diárias.
Empresa: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Ed. Ambiental (SPVS)
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo para sig@spvs.org.br

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.