Mercado geoinformaçãoO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargos:
1) Engenheiro Agrimensor (Coordenador de Campo). Duas vagas estão disponíveis. Os profissionais serão responsáveis por planejar e coordenar projetos de topografia (técnica, mão-de-obra, custos, cronograma e recursos); desenvolver as equipes tecnicamente; coordenar a confecção dos produtos finais e garantir prazo e qualidade; validar planejamento executivo e fazer a gestão dos recursos do projeto; desenvolver e otimizar processos; pesquisar e implantar novas tecnologias; ser responsável pela segurança no trabalho. A remuneração é a combinar. Benefícios incluem assistência médica e odontológica, vale-refeição e transporte. O profissional irá executar trabalhos e em campo, e deve ter disponibilidade para viagens.
2) Topógrafo. Para o cargo de topógrafo, duas vagas estão disponíveis. Os profissionais irão executar levantamentos com estação total e nível; descarregar, organizar e encaminhar dados de campo; planejar questões de logística, financeira e administrativa em campo. Benefícios incluem assistência médica, vale-refeição e transporte. Salário a combinar.
Empresa: Topocart
Local: Empresa com sede em Brasília (DF). Vagas para atuação em todo terrítório nacional e internacional
Contato: Enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargos: Vagas para profissionais para integrar equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, com foco em GIS.
1) Arquiteto GIS. O candidato deve ter experiência em definição e arquitetura de sistemas, com ênfase em soluções GIS.
2) Desenvolvedor GIS. As vagas são para analista ou programador, com experiência em implementação de soluções/camadas GIS em sistemas, de preferência com conhecimento em C# e Java.
Empresa: PhDSoft
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Enviar currículo para rh@phdsoft.com

Cargo: Vagas na área de geoprocessamento. Responsabilidadse: Interpretação da documentação técnica; atuar na elaboração e especificação técnica de componentes e requisitos de soluções de geoprocessamento; coordenação de equipes técnicas de geoprocessamento; edição, ajuste, configuração e montagem de bases cartográficas; elaboração de análises e estudos de geomarketing; elaboração de relatórios dinâmicos em ferramentas de Business Ingelligence; concepção e acompanhamento do desenvolvimento de soluções web de geoprocessamento. Requisitos e conhecimentos: Sólidos conhecimentos em cartografia digital, SIG e produção e integração de dados geográfico; estruturação de dados geográficos; domínio de sistemas de coordenadas e de projeção; geocodificação; conversão de dados; tratamento topológico; qualificação dos dados; preparação de textos interpretativos de informações visuais em mapas, elaboração de relatórios e planilhas; confecção de mapas temáticos; ArcGIS 9/10 preferencialmente com conhecimentos em outros softwares livres de SIG (QGIS, outros); conhecimentos de modelagem e montagem de bancos de dados geográficos.
Empresa: Condomínio de Soluções (CDS)
Local: Não informado
Contato: Rafaela Freitas, pelo email rh@cds.com.br

Cargos:
1) Topógrafo de Campo (3 vagas). O topógrafo atuará em campo, em levantamentos para controle geométrico de terraplanagem, levantamentos de áreas de cortes e aterros. Benefícios incluem assistência médica/odontológica, ajuda de alimentação, moradia, transporte e seguro de vida.
2) Desenhista/Cadista (2 vagas). Para a vaga de desenhista, é necessário ter conhecimentos avançados dos softwares AutoCAD e Topograph. Desejável ter experiência em obras, AutoCAD Civil 3D ou ArcGIS. O profissional irá desenvolver cálculos topográficos e medições de volume de corte e aterro. Esta vaga conta com os mesmos benefícios da anterior.
Empresa: Senografia
Local: Quinta maior refinaria do mundo da Petrobras, localizada em Bacabeira (MA)
Contato: Enviar currículo com pretensão salarial para refinariamaranhao@senografia.com.br

Cargo: Consultor Pleno (Licenciamento Ambiental). Requisitos: Requisitos: formação superior completa em geografia; sólida experiência comprovada em licenciamento ambiental. Requisitos desejáveis: conhecimento cásico de ArcGIS 10, participação na elaboração e condução de projetos ambientais.
Empresa: Multinacional de grande porte
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Para se inscrever, acesso o site www.vagas.com.br e procure pela vaga v582829

Cargo: Vagas para coordenadores de meio ambiente e análise socioeconômica.
Empresa: Não informada
Local: Moçambique
Contato: Enviar currículo para recrutamento@logoseng.com.br

Cargo: Negociador de soluções de geotecnologias para Meio Ambiente. Para esta vaga, é necessário ter formação superior em engenharia ambiental, geografia, ecologia e correlatos; conhecimentos em sensoriamento remoto e sistemas GIS; conhecimentos dos mercados de meio ambiente – governo, ONGs e empresas privadas; inglês fluente e disponibilidade para viagens. Ainda, experiência mínima de 2 anos em vendas de serviços e produtos de geotecnologias, voltados para mercado de meio ambiente e experiência em elaboração de propostas comerciais e técnicas, análise de editais e definição de arquitetura de soluções em geotecnologias. Características desejáveis incluem conhecimentos básicos de imagens orbitais e capacidade de compor soluções envolvendo dados, software e serviços em oferta integrada para o mercado de meio ambiente em geral. Conhecimento de código florestal e legislação ambiental será considerado um diferencial para a vaga.
Empresa: Geoambiente
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para trabalhenageo@geoambiente.com.br, informando o cargo de interesse e pretensão salarial

Cargo: Vagas para Técnicos em Edificação, para levantamento de campo nas cidades de Biguaçu, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Içara, Itajai, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José e na região metropolitana de Porto Alegre. É exigido comprometimento com o trabalho e disponibilidade para viagens. As atividades compreendem levantamento de campo para cadastro técnico. O candidato deve ter alto senso de prioridade, capacidade de análise, planejamento e organização.
Empresa: SOLLUS Inteligência Geográfica
Local: Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Contato: Email: sollus@sollusig.com.br; telefone: 53 3028 0045; skype: sollus_ig.

Cargos:
1) Cadastrador. Desejável segundo grau completo e carteira de motorista.
2) Auxiliar de Topografia. Desejável carteira de motorista e conhecimentos de GPS.
Empresa: Hiparc Geotecnologia
Local: Minas Gerais
Contato: Enviar currículos para curriculo@hiparc.com.br, com o assunto VAGA-MG 2012

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Principais responsabilidades: Gerar informações e conhecimento a partir do sensoriamento remoto e ferramentas GIS que proporcionem resultados superiores aos negócios da unidade de negócios da Cargill e seus clientes, isto é, transformar conhecimento em vantagem competitiva para a Coorporação. Requisitos: superior em geografia, agronomia, engenharia cartográfica ou áreas afins; ampla experiência na área de Sensoriamento Remoto; inglês intermediário; alto senso de prioridade, capacidade de análise, comunicação convincente e autêntica, planejamento, organização.
Empresa: Cargill Agrícola
Local: São Paulo (SP)
Contato: Esta vaga já foi preenchida

Cargos:
1) Analista de Sistemas Junior/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 2 anos em projetos e implementação de bases de dados georrefenciados; Desenvolvimento de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Desenvolvimento de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
2) Analista de Sistemas Pleno/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 4 anos em projetos e analise de dados georrefenciados; Elaboração de projetos de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Modelagem de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
3) Analista de Sistemas Sênior/Computação GIS: Profissionais de nível superior em sistema de informação/Computação com experiência de 6 anos em projetos e analise de dados georrefenciados; Elaboração de projetos de aplicações para o software ArcGIS Desktop; Modelagem de solução de compartilhamento de banco de dados pela internet; Integração de sistemas corporativos e GIS.
Empresa: Avanti Prima Engenharia
Local: Goiás (GO)
Contato: Enviar currículo para thais.mello@avantiprima.com.br indicando obrigatoriamente o cargo desejado (júnior, pleno e sênior) e a pretensão salarial. Currículos sem pretensão salarial no corpo do email serão desconsiderados.

Cargo: Analista Programador (2 vagas). Esta vaga pode ser preenchida por programador de carreira ou com superior em ciência da computação, sistemas da Informação ou áreas afins. A empresa busca um profissional com experiência mínima de dois anos como programador C# com Visual Studio .NET, para atuar com instalação e manutenção de sites. Necessário conhecimento da arquitetura COM e de configuração de IIS. Os requisitos necessários para a posição incluem conhecimento de lógica de programação, domínio de linguagens de programação e de script, em especial C# e ASP.Net. XML e desejável conhecimento com RIA (Silverlight ou Flex). Linguagem SQL, conhecimento em softwares gerenciadores de banco de dados relacionais, tais como: MS SQL Server, PostGre, Oracle e inglês técnico completam o perfil desejado pela empresa.
Empresa: Senografia
Local: Curitiba (PR)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial para curriculo@senografia.com.br

Cargo: Geofísico de Reservatório Pleno, com mestrado ou doutorado e experiência prévia.
Empresa: Beicip-Franlab
Local: Rio de Janeiro
Contato: http://geofisicabrasil.com

Trainee e Estágio

Cargo:Disponíveis 10.009 vagas de estágio junto aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. As oportunidades são para estudantes de nível superior, ensino médio e educação profissional de nível médio. São cerca de 95 entidades concedentes com contratos de até doze meses, prorrogáveis até o limite de 24 meses. As vagas serão destinadas a estudantes de nível superior matriculados em cursos de diversas áreas, entre elas Agronômica, Florestal, Geociências, Geografia, Geologia, Meio Ambiente, Meteorologia, Navegação e Oceanografia.
Instituição: Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap)
Local: Várias cidades em São Paulo
Contato: Inscrições até 24 de agosto em www.fundap.sp.gov.br, na opção estágio.

Cargo: Vagas para o programa internacional de Trainee Andrade Gutierrez 2013. Pré-requisitos: Licenciar-se entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012; desejável que tenha experiências internacionais; inglês avançado (exigido); desejável outro idioma; disponibilidade para mudanças e viagens (exigido – mercados Brasil e Internacional; bons conhecimentos no Pacote Office. Serão contratados estudantes dos seguintes cursos: Engenharias (todas as especializações), Geologia, Geofísica, Física, Arquitectura, Administração, Direito, Economia, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Comunicação (Relações Públicas, Jornalismo, Comunicação Social e Publicidade), Marketing, Contabilidade, TI (Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software e Processamento de Dados), Matemática, Estatística, Psicologia e Pedagogia.
Empresa: Grupo Andrade Gutierrez
Local: Vários
Contato: Inscrições até 15 de agosto em www.traineeag.com. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Cia de Talentos pelo email talentos22@ciadetalentos.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Uma vaga para professor assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa – RDIDP, junto ao Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, no conjunto de disciplinas “Formação Territorial do Brasil”, “Território e Agricultura” e “Fundamentos de Planejamento”.
Instituição: Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp
Local: Rio Claro (SP)
Contato: Inscrições até 1º de setembro no horário das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, na Seção de Comunicações, à Av. 24-A, 1515 – Bairro Bela Vista – Rio Claro-SP. Edital: www.rc.unesp.br/concursos/index.php

Cargo: Vagas de cadastro de reserva, entre elas para os cargos de Analista de Meio Ambiente Jr e Engenheiro de Meio Ambiente Jr, com possibilidade de atuação para profissionais de geo.
Instituição: Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG
Local: Vários em Minas Gerais
Contato: Inscrições até 19 de setembro em www.gestaodeconcursos.com.br

Cargo: Vagas para Pesquisador da Carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, e nos cargos de Tecnologista e Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico do Plano de Carreiras para a Área de Ciência e Tecnologia.
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa
Local: Manaus (AM)
Contato: Inscrições até 10 de agosto em www.funrio.org.br. Edital: www.pciconcursos.com.br/arquivo/151573.pdf

Cargo: Vagas para desenvolvimento urbano I – engenharia agronômica; professor de ensino fundamental II e médio na discplina de geografia, entre outras.
Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo
Local: São Paulo (SP)
Contato: Inscrições até 3 de agosto em www.concursosfcc.com.br

Cargo: Vagas para o cargo de Analista de Pesquisa Energética, para várias áreas de atuação. Ao todo são 108 vagas, com possibilidade de inscrição para geógrafos, geólogos, geofísicos, cartógrafos, profissionais de geociências e engenharias.
Instituição: Empresa de Pesquisa Energética – EPE
Local: Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF)
Contato: Inscrições até 5 de agosto em www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=epe0112

Cargo: Engenheiro Cartógrafo/Agrimensura.
Instituição: Companhia de distribuição de gás natural de Alagoas – ALGAS
Local: Maceió (AL)
Contato: Inscrições até 20 de julho em www.copeve.ufal.br. Edital: http://jcconcursos.uol.com.br/arquivos/pdf/AL_Algas_ed_1649.pdf

Cargo: Uma vaga para professor assistente na área de Geociências em Garanhuns, uma vaga para Geografia Humana e duas para Geografia Física em Arcoverde, uma vaga para topografia em Petrolina e duas vagas para Recife, em Geografa Física e Humana.
Instituição: Universidade de Pernambuco – UPE
Local: Vários
Contato: Inscrições até 3 de agosto em http://www.upe.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=565%3Aconcurso-publico-para-docente-do-magisterio-superior&catid=2%3Aprograd&Itemid=7

Oportunidades

Oportunidade: Seleção de propostas para a realização de serviços técnicos especializados de atualização do mapeamento da cobertura e uso do solo em municípios no estado do Pará. Buscando testar iniciativas que possibilitem agregar maior eficiência e eficácia no sistema de licenciamento ambiental das propriedades rurais, o mapeamento deverá servir no aprimoramento da metodologia de cadastramento de propriedades rurais. Os objetivos do contrato são: equalização e reprojeção das imagens RapidEye 2011 para o conjunto de imagens da área a ser mapeada; mosaico das imagens RapidEye (5m) para a área de interesse; mapeamento da cobertura e uso do solo da área de interesse, com imagens RapidEye (5m) do ano de 2011, na escala detalhada de 1:10.000. A área de interesse para elaboração do mapa de cobertura e uso do solo, na escala de 1:25.000 (detalhada em 1:10.000) refere-se aos municípios de Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e parte de Altamira, todos no estado do Pará.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e parte de Altamira, estado do Pará.
Contato: A empresa interessada deve enviar sua proposta à TNC via email, para gmallmann@tnc.org (Giovanni Mallmann), além de enviar uma cópia impressa da mencionada proposta por correio. O assunto do email deve ser: TDR Atualização do Uso do Solo – Bloco BNDES”. As propostas devem ser enviadas até o dia 10 de agosto. O endereço para envio da proposta é: Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil, A/C Projeto Fundo Amazônia. Referência: “TDR Atualização Uso do Solo – SÃO FÉLIX DO XINGU”. Avenida Nazaré nº 280, bairro Nazaré, CEP: 66035-170, Belém-PA.

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.