Vagas geotecnologiaA Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR) informa que estão abertas as inscrições para processo de seleção de Bolsista Tutor, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Educacional e de Extensão (DTE) para atuar em dois cursos do projeto Água: Conhecimento para Gestão.

Modelagem da qualidade de água

O curso de modelagem da qualidade de água em reservatórios com carga horária de 68 horas, dividido em 4 unidades, é voltado para profissionais graduados e que atuam como servidores dos órgãos de gestão de recursos hídricos e usuários portadores de outorga de direito de uso de recursos hídricos. Tem como objetivo capacitar os alunos para compreender os fenômenos físico-químicos e biológicos envolvidos na dinâmica dos ambientes lênticos e através da utilização de ferramentas matemáticas de simulação da qualidade de água em reservatórios, visando a tomada de decisões no processo de gestão integrada dos recursos hídricos. Duas vagas estão disponíveis.

Gestão territorial para recursos hídricos

O curso de gestão territorial para recursos hídricos com software livre para código aberto (turma em Espanhol) com carga horária de 40 horas, dividido em quatro unidades, é voltado para membros dos comitês de bacias e agentes gestores. Tem como objetivo capacitar os alunos para analisar os dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos através de software livre, enfatizando o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, a partir de uma visão geral de suas aplicações.

Para esta vaga é necessário nível superior completo em engenharia ambiental e/ou agronomia e/ou tecnologia em gestão ambiental, com desejável especialização em geoprocessamento; ou nível superior completo em geografia e/ou engenharia cartográfica e/ou engenharia de agrimensura, com especialização em recursos hídricos. Experiência nos softwares de geoprocessamento gvSIG e OpenJump também fazer parte dos requisitos.

Como participar

As inscrições para ambos foram prorrogadas, e vão até 19 de setembro. Para mais informações sobre como participar e conhecer os requisitos, acesse os editais das contratações: Modelagem da qualidade de água; e Gestão territorial para recursos hídricos.