Vagas geotecnologiasO Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Executivo de Contas Pleno. Atividade: Prospectar novos clientes, fazer as apresentações, elaborar as propostas, preencher os contratos e atender seus clientes em primeiro nível. Necessario: experiência em vendas; ensino superior completo; conhecimentos em marketing, vendas, tecnologia de empresas do segmento de varejo, indústria ou serviços, Word, Excel, Power Point, Outlook e internet. Desejável conhecimentos nos termos de tecnologia, como: bases de dados, data center, servidores e SaaS (Software as a Service). Inglês para leitura e interpretação de artigos internacionais sobre o negócio. Ter comprometimento com as metas da empresa, foco em resultados, bom relacionamento interpessoal e habilidade para trabalho em equipe. Necessário ter disponibilidade para viagem em território nacional (interior de São Paulo e principais capitais), embora as viagens não sejam muito frequentes, e possuir carro.
Empresa: Geofusion
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para amanda.ribeiro@geofusion.com.br

Cargos:
1) Auxiliar de Topografia. O profissional será responsável por auxiliar os topógrafos nas atividades de levantamento topográfico, implantação de marcos de concreto, manejo de equipamentos, abertura de picadas nas áreas de mata, com o objetivo de colaborar no cumprimento de prazos do projeto. Necessário ter ensino fundamental, experiência em atividades rurais e residir em Presidente Epitácio
2) Motorista. A pessoa selecionada irá conduzir os veículos da empresa no transporte de pessoas e equipamentos e pela manutenção e conservação dos veículos, visando garantir a segurança dos passageiros e zelar pelo patrimônio da empresa. Necessário possuir ensino fundamental, experiência na condução de veículos 4×4, cinco anos de habilitação (CNH) categoria B ou superior (C, D ou E) e eesidir em Presidente Epitácio.
3) Técnico em Cartografia. Principais responsabilidade incluem coordenar as equipes de topografia, distribuindo as tarefas e realizar o acompanhamento e controle de produção, dar assistência nas atividades de levantamento topográfico e do escritório visando à produtividade dos serviços e cumprimento dos prazos de projetos. Os requisitos são: ensino médio completo, preferencialmente com  formação técnica em agrimensura, agropecuária, agronomia ou agrícola; experiência na área de topografia ou cartografia; conhecimento de informática; CNH categoria B ou superior (C, D ou E); e eesidir preferencialmente em Presidente Epitácio ou região.
Empresa: Engemap Geoinformação
Local: Presidente Epitácio (SP)
Contato: Enviar currículo para rh@engemap.com.br, ou entrar em contato com o RH da empresa, através do número: (18) 3421-2525.

Cargo: Vagas para atuação junto ao departamento técnico da empresa, em projetos de sensoriamento remoto e fotogrametria. Os candidatos devem ter formação em engenharia cartográfica e/ou agrimensura.
Empresa: Santiago & Cintra Consultoria
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para paulo.amorim@sccon.com.br

Cargo: Gerente de Projetos. O profissional será responsável por: gerenciar a execução dos produtos e serviços, acompanhando todas as fases do projeto; acompanhar cronograma de entrega dos produtos internos; executar, quando necessário, os produtos e serviços contratados; concluir sobre o sucesso do projeto, no que diz respeito a alguns indicadores: prazo, custo, escopo e qualidade; manter um histórico de informações importantes (custo, produtividade, casos importantes, etc) atualizado para futuras consultas; acompanhar a aprovação dos produtos entregues junto ao cliente em todas as fases. Esta posição exige formação em agrimensura, cartografia ou geopocessamento e experiência em gerenciamento de projetos e de equipe. Os benefícios incluem Aassistência médica e odontológica, vale-refeição e vale-transporte. Importante ter disponibilidade para viagens.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargo: Analista de Geoprocessamento Pleno. Necessário superior completo em geografia, engenharia cartográfica ou áreas afins. conhecimentos desejáveis: Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint); conhecimento no mercado de navegação e aplicação das informações em benefício do usuario final; dados e formatos de dados espaciais (vetoriais e raster); levantamento de requisitos e documentação técnica; conhecimentos no Sistema ArcGIS; inglês intermediário. Principais atividades: estruturar a abordagem da solução, identificando a real necessidade do negócio do cliente, analisando as lacunas (gaps) existentes, avaliando os requisitos e alternativas de desenvolvimento, garantindo que os recursos necessários estejam organizados; avaliar as soluções propostas, determinando aderência aos requisitos das partes interessadas e da solução e documentando as informações relevantes, validando a melhor alternativa junto aos clientes; elaborar documentação técnica sobre tecnologia e processos utilizados; apoio na gestão de Fornecedores; controle de Qualidade de produtos entregues pelo fornecedor; identificar diferentes formatos de dados existentes no cliente e propor sugestões de conversão; esclarecer dúvidas e conceitos sobre o sistema ArcGIS, fazer sugestões de fluxos de trabalho e utilização dos dados geográficos, de acordo com as melhores práticas Esri; capacidade de elaborar PDCA em novas demandas de produção; identificar novas oportunidades de valor agregado ao produto decorrentes de projetos vendidos; acompanhar e validar os resultados obtidos no projeto ao decorrer da execução; orientar suas ações e esforços em sintonia com os interesses e objetivos da empresa; elaboração de workshops e treinamentos técnicos quando requerido.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Enviar currículo para veuzebio@img.com.br

Cargo: Analista de Geoprocessamento. O candidato deve ter ensino superior completo, preferencialmente em engenharia cartográfica ou geografia. As atividades que serão desempenhadas incluem a realização de mapeamento de diversas regiões do Brasil, utilizando o veículo da empresa com sistema já instalado. O profissional também irá emitir relatórios, manipular e programar sistemas e realizar análise crítica do que está sendo mapeado.
Empresa: Multinacional da área de navegação
Local: São Paulo (SP)
Contato: Necessário ter inglês fluente e disponibilidade para viagens, pois o profissional irá ficar três semanas em campo e uma semana em sua residência. Interessados devem enviar currículo para aline.simeoni@manpower.com.br.

Cargo: Técnico para atuar com operação de equipamentos especiais (sensores aerotransportados). Necessário ter ensino médio ou técnico, disponibilidade para viagens e residência em Curitiba. Desejável ter conhecimentos em geoprocessamento.
Empresa: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec)
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem enviar currículo para daniele@lactec.org.br

Cargo: Topógrafo. Necessário curso técnico de topografia, sólida experiência na área e experiência em obra naval. O profissional irá efetuar medições e verificações relacionadas a nivelamento, verticalização e posicionamento de objetos, com referenciamento físico de um sistema de pontos ou linhas prefixados em projeto.
Empresa: Estaleiro Brasa
Local: Niterói (RJ)
Contato: Enviar currículo e pretensão salarial para mariana.fonseca@estaleiro-brasa.com.br

Cargo: Processo de seleção de Bolsista Tutor, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico Educacional e de Extensão (DTE) para atuar em dois cursos do projeto Água: Conhecimento para Gestão.
1) Modelagem da qualidade de água. O curso de modelagem da qualidade de água em reservatórios com carga horária de 68 horas, dividido em 4 unidades, é voltado para profissionais graduados e que atuam como servidores dos órgãos de gestão de recursos hídricos e usuários portadores de outorga de direito de uso de recursos hídricos. Tem como objetivo capacitar os alunos para compreender os fenômenos físico-químicos e biológicos envolvidos na dinâmica dos ambientes lênticos e através da utilização de ferramentas matemáticas de simulação da qualidade de água em reservatórios, visando a tomada de decisões no processo de gestão integrada dos recursos hídricos. Duas vagas estão disponíveis.
2) Gestão territorial para recursos hídricos. O curso de gestão territorial para recursos hídricos com software livre para código aberto (turma em Espanhol) com carga horária de 40 horas, dividido em quatro unidades, é voltado para membros dos comitês de bacias e agentes gestores. Tem como objetivo capacitar os alunos para analisar os dados geográficos para gestão territorial de recursos hídricos através de software livre, enfatizando o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, a partir de uma visão geral de suas aplicações. Para esta vaga é necessário nível superior completo em engenharia ambiental e/ou agronomia e/ou tecnologia em gestão ambiental, com desejável especialização em geoprocessamento; ou nível superior completo em geografia e/ou engenharia cartográfica e/ou engenharia de agrimensura, com especialização em recursos hídricos. Experiência nos softwares de geoprocessamento gvSIG e OpenJump também fazer parte dos requisitos.
Empresa: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: As inscrições para ambos foram prorrogadas, e vão até 19 de setembro. Para mais informações sobre como participar e conhecer os requisitos, acesse os editais das contratações: Modelagem da qualidade de água; e Gestão territorial para recursos hídricos.

Trainee e Estágio

Cargo: Processo seletivo de estagiários, nas áreas de geotecnologia e topografia. Vagas para estudantes dos cursos de engenharia ambiental, cartográfica, civil, sgrimensura, minas, superior em geografia, geologia,
técnico em agrimensura, técnico em mineração, técnico em topografia. Necessário que o canditato tenha concluído metade do curso. Desejável conhecimento em ArcGIS, AutoCAD, Global Mapper, Topograph.
Empresa: GlobalGeo
Local: Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Cadastrar currículo, até 17 de setembro, em: www.globalgeo.com.br/contatos/trabalhe-conosco

Cargo: Vagas para Trainee nas áreas de engenharia, administração, psciologia, economia, ciências contábeis, TI, direito, entre outras. Os candidatos devem ter nível superior concluído entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, além de inglês avançado.
Empresa: AES Brasil
Local: São Paulo
Contato: Inscrições até 23 de setembro em www.aesbrasil.com.br.

Cargo: Vagas para programa de trainees. Todas as vagas são para a área comercial. Serão selecionados estudantes das áreas de administração de empresas, economia e engenharia. Os interessados serão avaliados por meio de testes de lógica, matemática financeira e inglês, e passarão por entrevistas com os sócios da GPS.
Empresa: GPS
Local: Não informado
Contato: Enviar currículo para recrutamento@gpsbr.com.br até 30 de setembro

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Concurso Público para professor de 3º Grau, com 64 vagas. Além de uma vaga para geografia (Urbana) estão abertas vagas nas áreas de arquitetura (3 vagas), biologia (9), cinema (3), economia (6), engenharia (12), línguas (12), matemática (5), metodologia (2), música (1), relações internacionais (2), saúde coletiva (2), ciência política e sociologia (3), estatística (2) e química (1).
Instituição: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Contato: Inscrições até 3 de outubro em www.unila.edu.br/concursos

Cargo: Processo seletivo simplificado de contratação de professor substituto, para o campus Palmas. Duas vagas estão disponíveis para a área de geomática, para profissionais com graduação em engenharia de agrimensura, cartográfica, civil, agronômica, ambiental, agrícola, geografia, arquitetura; ou superior de tecnologia agrimensura, geoprocessamento ou construção civil; ou graduação em áreas afins com curso técnico em agrimensura. As vagas são para as áreas de popografia: planimetria e altimetria; desenho básico, técnico topográfico e computacional (CAD); sistema de informação geográfica (SIG); e cartografia.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
Local: Palmas (TO)
Contato: As inscrições vão até 14 de setembro, e devem ser feitas no setor de protocolo do IFTO – Campus Palmas. Edital: http://seletivos.ifto.edu.br/wp-content/uploads/2012/08/Edital_Prof_Substituto_2012_1_Edital_20_2012.pdf

Cargo: Vaga para professor substituto, no departamente de Geografia, na área de cartografia.
Instituição: Universidade Federal do Ceará – UFC
Local: Fortaleza (CE)
Contato: Inscrições até 20 de setembro. Edital: www.srh.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=395&Itemid=67

Cargo: Uma vaga para professor nas áreas de transporte e geomática. Necessário mestrado, com graduação em engenharia de agrimensura, cartográfica ou civil, com dissertação ou tese em ciências geodésicas ou cartográficas, ou informações espaciais ou mensuração.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Local: Monte Carmelo (MG)
Contato: Inscrições presencias até 18 de setembro. Edital: www.editais.ufu.br/node/1270

Cargo: Vagas de cadastro de reserva de nível médio para o cargo de Técnico de Sistemas de Saneamento; vagas de cadastro de reserva de nível superior para agrônomos, agrimensores, geógrafos, geólogos, entre outros.
Instituição: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB
Local: Brasília (DF)
Contato: Inscrições em www.concursosfaperp.com.br entre 6 de setembro e 4 de outubro.

Cargo: Vagas de cadastro de reserva, entre elas para os cargos de Analista de Meio Ambiente Jr e Engenheiro de Meio Ambiente Jr, com possibilidade de atuação para profissionais de geo.
Instituição: Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG
Local: Vários em Minas Gerais
Contato: Inscrições até 19 de setembro em www.gestaodeconcursos.com.br

Oportunidades

Cargo: Pesquisador. A modalidade de bolsa de pesquisa oferecida é a PCI-D (Programa de Capacitação Institucional-Desenvolvimento), cujo valor é determinado conforme a titulação e experiência do candidato, podendo variar 2.600 a 4.000 reais.
Instituição: Grupo de Pesquisa em Agroecologia e o Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Local: Tefé (AM)
Contato: Enviar seus currículos até o dia 30 de setembro para o endereço eletrônico angela@mamiraua.org.br, com o título: Seleção Bolsista SAFs 2012

Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para editorial@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!