GeotecnologiasO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta terça-feira, 6 de novembro, o livro Defesa Nacional para o Século XXI: política internacional, estratégia e tecnologia militar. Organizado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Edison Benedito da Silva Filho e Rodrigo Fracalossi de Moraes, a obra busca contribuir para o estudo e a formulação das políticas de defesa do Brasil, apresentando a visão de especialistas sobre as dimensões da segurança internacional e da defesa nacional na atualidade.


Atualização em 8/11: Acesse o livro Defesa Nacional para o Século XXI na íntegra, disponibilizado pelo Ipea. 


O livro ressalta a necessidade de o Brasil definir com clareza e coerência seus princípios, objetivos e estratégias no campo da defesa nacional, neste novo século que se inicia com promissoras perspectivas, mas também urgentes desafios a serem enfrentados na área. Divididos em duas partes (Segurança e política internacional, Estratégia e tecnologia na defesa e na segurança nacional), os capítulos versam sobre diversas temáticas contemporâneas relacionadas à defesa e à segurança internacional, tais como a evolução das instituições de segurança internacional, a trajetória recente dos gastos militares mundiais, a conduta da guerra na era digital, o terrorismo e a militarização do espaço urbano. Analisa-se, ainda, como evoluiu a estratégia de defesa do Brasil no período recente e sua inserção no atual contexto geopolítico.

O evento de lançamento da obra ocorreu às 8h30, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro (RJ). Entre os palestrantes estão Williams da Silva Gonçalves (UERJ), Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), Marcial A. Garcia Suarez (UFF), Coronel Fernando José Sant’Ana Soares e Silva (Exército Brasileiro), Érico Esteves Duarte (UFRGS), José Carlos Albano do Amarante (Exército Brasileiro e UFF), Joanisval Brito Gonçalves (Senado Federal) e General de Brigada da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva (Exército Brasileiro).

Pelo Ipea, também estiveram presentes a diretora de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais, Luciana Acioly, e o diretor de Desenvolvimento Institucional, Luiz Cezar Loureiro de Azeredo.

Soluções geoespacias para defesa

A temática da defesa é essencial para a soberania dos países. Cada vez mais o tema está atrelado à inteligência e tecnologia e, portanto, o uso de soluções e dados geoespaciais se torna uma necessidade como apoio à tomada de decisão e ao monitoramento, promovendo a segurança das fronteiras, combate ao tráfico e à evasão de divisas e contrabando, alerta de desastres naturais, além dos planos de contingência no caso de acidentes.

Em 2012, especialistas e profissionais atuantes no setor estiveram presentes em São Paulo, no MundoGEO#Connect LatinAmerica. O público presente pôde conhecer iniciativas e sistemas para mapeamento e controle das fronteiras; monitoramento das áreas de risco e resposta a emergências; geotecnologia aplicada aos planos de contingência nas grandes corporações; e ainda sistemas de prevenção e combate ao crime nas cidades.

No MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, o tema também será destaque na programação. Acesse o site do evento e conheça os 24 desafios propostos à comunidade geoespacial. Com base na contribuição de todos, a grade de fóruns, seminários e cursos será formada. Participe, e confira nos próximos dias a programação do MundoGEO#Connect 2013!


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!