Vaga geoespacialO Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) abriram chamada para recebimento, até o dia 22 de novembro, de propostas relacionadas à realização de feiras de ciências, mostras científicas permanentes e itinerantes – em especial, planetários móveis – em nível nacional, estadual e municipal/distrital.

Do montante de 8,9 milhões de reais previsto para o financiamento das propostas, 3 milhões provêm da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC); 3 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); 1,7 milhão da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI) e mais 1,2 milhão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do MCTI.

Os recursos serão distribuídos conforme a modalidade: nacional (valor máximo de até 500 mil por proposta e até 70 bolsas), estadual/distrital (até 240 mil de reais por proposta e 20 bolsas), municipal (até 50 mil por proposta e cinco bolsas) e mostras científicas itinerantes (até 130 mil por proposta). Além dessas modalidades, haverá concessão de até mil bolsas de iniciação científica júnior, voltadas exclusivamente a alunos premiados e somente após a realização dos eventos, conforme o edital.

As propostas devem ser encaminhadas, somente via internet, ao site do CNPq, por meio do formulário de propostas online, disponível no link plataforma Carlos Chagas.  O edital da chamada nº 50/2012 foi lançado pelo MCTI e pelo MEC, no dia 24 de outubro último, por intermédio do Conselho, da Secis/MCTI e da Capes/MEC.

Modalidade criada pelo CNPq, as bolsas de iniciação científica júnior visam despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas. Os melhores trabalhos selecionados poderão participar de feiras e mostras internacionais.

Critério

A quantidade de trabalhos científicos realizados por estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, de escolas públicas e privadas é um dos principais critérios de seleção, previstos no regulamento. Para a categoria nacional, cada proposta deverá conter, no mínimo, 200 trabalhos científicos; estadual/distrital, ao menos, 80 trabalhos científicos, e na categoria municipal, devem ser apresentados, no mínimo, 40 trabalhos científicos. No caso da categoria mostra científica itinerante, a atividade de divulgação científica deverá ocorrer em diversos municípios ou regiões. A divulgação dos resultados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e pelo site do CNPq no dia 14 de dezembro próximo.

Fonte: Ascom do MCTI


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha mais 1 ano e renova só em 2014!