Empresa Júnior de Geografia – Unesp Rio Claro

A Geoplan Júnior surgiu, em 2009, da iniciativa empreendedora de alunos de graduação que se deparavam com um cenário muito propício no setor Geo, mas também com as incertezas e inseguranças de estarem prontos ou não para aproveitarem esta oportunidade e ingressarem nesse mercado.

Sendo assim, viram na criação de uma empresa júnior a possibilidade de aproximação com o mercado de trabalho, e com temas muitas vezes pouco abordados durante a graduação, como empreendedorismo e a realidade empresarial. Temas estes que passam a ser muito presentes no dia-a-dia dos empresários juniores, uma vez que lidam com execução de projetos reais, que demandam trabalho em equipe, cumprimento de prazos e administração de tempo. Os alunos passam, desta maneira, a desenvolver as habilidades de um bom gestor, que sabe fazer um planejamento, mobilizar uma equipe de trabalho, estabelecer metas, se comunicar com clareza, além de adquirir grande experiência na execução dos projetos da área Geo. Desta maneira, a empresa júnior ajuda a formar um profissional geógrafo dotado de uma visão holística.

Sempre buscando atualizar os seus membros e a comunidade acadêmica em geral, a Geoplan Júnior promove cursos e capacitações que possam trazer um diferencial na formação dos participantes. Além disso, por também se tratar de um projeto de extensão, a Geoplan Júnior realiza, em parceria com o setor público, projetos e campanhas sociais para aproximar a sociedade da Universidade. Mantém, ainda, contato constante com outras empresas juniores, a fim de trocar informações e experiências que possam auxiliar em um desenvolvimento mútuo.

Empresa Júnior de Geografia – Unesp Rio ClaroDividida em seis diretorias executivas (Mar-keting, Projetos, Jurídico/Financeiro, Relações Comerciais, Recursos Humanos, além da Presidência), a empresa é composta por diretores, gerentes e trainees e é orientada por seus professores tutores Dr. Auro Mendes, do Departamento de Geografia, e Dra. Andréia Pancher e Dr. Roberto Braga, do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento.

Oferece serviços de alta qualidade, divididos em três segmentos principais: Cartografia Digital, Estudos e Diagnósticos Socioambientais e também Consultoria em Educação Ambiental, o que comprova a versatilidade do Geógrafo para atuar em projetos de diferentes naturezas. Voltados a micro e pequenos empresários, todos os projetos são executados a preço abaixo do praticado no mercado.

Geo Plan JrPrêmio MundoGEO#Connect 2012

Eleita em 2012 como a Melhor Empresa Júnior de Geo pelo Prêmio MundoGEO#Connect, a Geoplan Júnior possui outra característica marcante: a realização de eventos inovadores. Nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2013 será realizado em Rio Claro o I Encontro Nacional de Empresas Juniores do Setor Geo, que contará com a presença de célebres instituições e profissionais do setor, e proporcionará um ambiente extremamente propício ao benchmarking entre empresários juniores. Uma das metas do evento é a da criação de uma Liga Nacional de Empresas Juniores do Setor Geo que possa colocar todos os futuros profissionais do setor em contato constante.