Empresa Júnior Multidisciplinar e Multi-institucional de Geotecnologias da UERJ

A universidade é um ambiente de formação de alto nível dentro da sociedade brasileira. Para atingir o desafio da completude nesta qualificação, é necessário criar espaços para instigar o aluno a desenvolver suas qualidades como profissional e cidadão. De modo geral, nas universidades públicas e particulares observa-se que muitos cursos de bacharéis e tecnólogos – e, porque não, de licenciaturas – carecem de espaços para desenvolver o empreendedorismo dos jovens em formação. É nesse cenário que as empresas juniores se apresentam como bom condutor na formação de profissionais com uma melhor visão de trabalho em equipe e de mercado.

Dentro desse desafio é que a Labgis Jr. foi proposta em meados do ano passado pelos professores que fazem parte do Sistema Labgis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na fundação desta empresa foi articulada uma estruturação organizacional inovadora – senão única – dentro de empresas juniores: qualquer aluno de graduação ou mestrado pode se tornar membro da Labgis Jr., seja este aluno da Uerj ou de outra instituição de ensino. A diretoria fundadora e os professores orientadores entendem que a Geotecnologia é um setor que demanda diversas áreas do conhecimento, logo os recursos humanos da empresa devem refletir essa característica e não se vincular aos limites departamentais da universidade. Outro ponto é que, sendo a empresa um espaço de interação entre diversos tipos de profissionais, uma estruturação multidisciplinar e multi-institucional agrega à formação dos alunos. Desta forma, mesmo a Labgis Jr. estando sediada na Faculdade de Geologia da Uerj, no corpo fundador há alunos de Geologia, Geografia, Engenharia Cartográfica, Engenharia Elétrica e Biologia. São alunos de graduação e de mestrado oriundos de diversos campi da Uerj e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Labgis Jr.Do final do ano passado até março de 2013, a empresa esteve se estruturando internamente, definindo estatuto e regimento interno, capacitando seus membros e terminando as etapas burocráticas para sua abertura como pessoa jurídica. Cabe destacar a outros grupos estudantis que queiram desbravar a criação de uma empresa, que a burocracia se apresenta por demais complicada, cheia de etapas e meandros, onde faltava uma boa orientação dos setores envolvidos, de profissionais ou mesmo das estruturas de apoio às empresas juniores. Essas características complicadoras continuam durante toda a existência da empresa.

Como uma empresa júnior de Geotecnologias, as ações da Labgis Jr. estão segmentadas em quatro frentes: Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Processamento Digital de Imagens (PDI), Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e, em breve, Tecnologia da Geoinformação. As soluções desenvolvidas podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, a citar: Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Marketing, Gestão Pública, Energia, Construção Civil, Mineração, entre outras. A principal proposta é aproximar o conhecimento acadêmico das soluções construídas pela Labgis Jr. aos seus clientes, se tornando uma empresa que foca em soluções com inovação científica. Para isto, esta empresa júnior não é vista como uma estrutura autônoma e isolada, mas parte integrante da proposta acadêmica do Sistema Labgis da Uerj, já com tradição em formação de recursos humanos, pesquisa acadêmica e organização de eventos.

Já com os seus primeiros projetos em início, a Labgis Jr. finaliza sua estrutura inicial e abrirá novo processo seletivo de membros que estejam interessados em se formar com um complemento técnico e empreendedor na área de Geotecnologias. Ressalta-se que os alunos de graduação e mestrado podem ser de qualquer curso ou instituição de ensino superior. Como o objetivo também é formar cidadãos, a empresa inicia suas ações de cunho social, uma vez que as Geotecnologias têm alta aplicação no cotidiano dos mais diferentes extratos da sociedade, podendo prover vetores de integração social.

A Labgis Jr. se apresenta então como uma nova empresa júnior na área de Geotecnologias. Sua missão institucional é criar um ambiente multidisciplinar e empreendedor aos alunos, sendo orientados pelos professores e outros profissionais do Sistema Labgis. Sua missão profissional é gerar soluções integradas e inovadoras, unindo o processo científico ao técnico, e sendo mais um caso de sucesso na área de Geotecnologias da UERJ.

+Info
Labgis Jr.
Rua São Francisco Xavier, 524, Pav. João Lyra Filho, 4º andar, Sala 4038 Bloco F. Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
contato@labgisjr.com.br
(21) 2334-0530
www.labgis.uerj.br/labgisjr
www.labgisjr.com.br