O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo:  Líder de Produção. Formação superior nos cursos de Engenharia Cartográfica ou Agrimensura. O profissional atuará liderando a equipe de produção, fazendo interface com os demais departamentos e líderes, análise da qualidade do serviço, controle e implantação de metas, evolução do workflow e demais atividades de escritório destinadas a produção. Os conhecimentos básicos requeridos são: Aerofotogrametria, Geodésia e PDI, Plataformas Inpho (Match-AT, T, DTM, OrthoBox), AutoCAD Civil3D, ArcInfo e MSProject. Os conhecimentos desejáveis consistem em: Lidar, Batimetria e Cadastro. Plataformas ERDAS, Microstation, e domínio do idioma Inglês. O Regime de contratação é imediata com CLT + benefícios.
Empresa: Hiparc Geotecnologia
Local: Vitória (ES) ou RMV
Contato: Interessados devem encaminhar CV para curriculo@hiparc.com, com o assunto “LIDER_PROD-VT”.

Cargos:
1) Analista de Geoprocessamento. Necessário ter bom domínio de ArcGIS, conhecimento sólido de SIG, conhecimento de Access e Excel. A função exige ser o responsável pela realização de análise espaciais, checagens de qualidade e suporte para a operação de uma forma geral.
2) Gerente de Projeto. Necessário experiência em gestão de projeto (preferencialmente com experiência anterior em projetos de geoprocessamento e/ou desenvolvimento software). Conhecimentos da metodologia PMI é um diferencial.
3) Coordenador de Qualidade. Necessário sólido conhecimento de SIG, domínio de ArcGIS, Access e Excel. Experiência em coordenação de atividades, e preferencialmente contato prévio com análise de qualidade em base de dados espaciais. Se trata de um perfil técnico, mas com várias atividades de nível gerencial.
Empresa: Multinacional com mais de 20 anos de história em bases de dados espaciais
Local: São Paulo (SP)
Contato: Enviar currículo para tiagorecrutamento@yahoo.com.br

Cargos:
1) Gerente de Contas Corporativas.  Ensino Superior em Geologia, Geografia, Engenharia Cartográfica, Civil, Ambiental ou correlatos. O profissional irá gerenciar um determinado conjunto de contas de clientes, prospectar continuamente em contas nomeadas para identificar e fechar novas oportunidades de vendas. Implantar o processo de vendas e utilizar constantemente o CRM para gerenciar contas nomeadas e oportunidades por cada fase do processo de venda para atingir as metas de vendas. Trabalhar próximo aos engenheiros de solução (pré-vendas) da imagem para entender os requisitos do cliente e auxiliar na formulação de soluções de SIG apropriadas. Identificar e desenvolver a equipe de vendas apropriada (engenharia de solução, parceiros de negócios, treinamento e profissional services) para fechar negócios de forma eficaz, dentro das contas nomeadas e garantir o sucesso do cliente. Promover o sistema SIG e visão da plataforma nas contas nomeadas. Oferecer suporte para clientes da empresa com conhecimento sobre os produtos, serviços e assistência nos usos das melhores práticas SIG. Promover e aumentar a comunidade de usuários em contas nomeadas, participar em eventos, grupos de usuários e lançamentos importantes de software ao longo do país / região. Experiência em gerenciamento de contas de software. Vivência em produtos SIG (desejável ArcGIS), oportunidades SIG ou vendas em tecnologia da informação.  Conhecimentos gerais em hardware, software e redes de computadores. Conhecimentos em Microsoft Office e técnicas de vendas (Archive Global, Sales Solution etc). Desejável conhecimentos em ArcGIS Desktop, Geodatabase Management e Enterprise. Os benefícios consistem em: incentivo de idiomas, pós-graduação / MBA, Participação nos lucros, Tíquete-refeição, Vale-transporte, Assistência médica e odontológica.
2) Analista de Negócios GIS. O candidato deve  ter ensino superior completo em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou áreas correlatas. Para esta vaga é necessário ter experiência na área comercial em pré-venda, apoio, desenvolvimento de novos negócios e atendimento a necessidades apontadas pelo departamento. Conhecimentos sobre as características, processos, produtos, serviços e dos mercados das áreas de negócios Esri completam os requisitos mínimos.O profissional selecionado será responsável por estruturar a abordagem da solução, identificar a real necessidade do negócio do cliente, analisar a lacuna (gaps) existente, avaliar o requisito e a alternativa de desenvolvimento; garantir que o recurso necessário esteja organizado, estruturar e realizar o Business Case da solução, identificar o ponto crítico e propor a alternativa de melhoria; avaliar a solução proposta, determinar a aderência ao requisito da parte interessada, a solução e o documentando a informação relevante; validar a melhor alternativa junto ao cliente, controlar e documentar o requisito da solução, garantindo a sua rastreabilidade e a possibilidade de reutilização. Ainda, deverá negociar a solicitação de mudança (change requests) junto ao cliente, parceiro e a equipe, sempre que necessário; desenvolver a visão para a solução técnica, realizar o dimensionamento básico de arquitetura de solução e entender o negócio do cliente; elaborar a proposta técnica ao cliente, efetuar o levantamento de requisito e definir o caso que envolve o desenvolvimento de funcionalidade; customizar o ambiente Web (flex, Silverlight ou JavaScript) padrão para demonstração junto ao cliente. Será ainda responsável por otimizar o ambiente desktop com uso do Model Builde; preparar e conduzir a apresentação de solução com a tecnologia Esri em evento; demonstrar como o SIG traz valor ao negócio para tratar o desafio de negócio crítico enfrentado pelo cliente; efetuar o levantamento de requisito para elaborar a proposta de estruturação de banco de dados; elaborar a documentação técnica sobre a tecnologia e o processo utilizado, traduzindo o requisito do cliente na visão da plataforma SIG e do requerimento de sistema; criar um ambiente propício a geração de nova oportunidade; apoiar o cliente da Esri com a perícia do produto e auxiliar na melhor prática.
Empresa: Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica
Local: Brasília (2 vagas) e São José dos Campos (1 vaga)
Contato: Interessados enviar currículo para veuzebio@img.com.br e cadastrar-se na página da vaga.

Cargo: Analista Programador JAVA. Estas vagas serão ocupadas por candidatos que possuem vivência com arquitetura e sistemas JAVA,  persistência de dados (jpa, jdbc), programação web (JSP/JSF, EJB, EXT, RichFaces, JQuery); engenharia de software e UML – padrões de projeto; metodologias de desenvolvimento de software (Ágeis, Rup). Conhecimentos em BI (Bussines Inteligence), Android e experiência como líder serão considerados diferenciais para a contratação. Será oferecida a oportunidade de exercer uma carreira promissora diante das perspectivas de crescimento da empresa.
Empresa: Digicade
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para bancodetalentos@digicade.com.br, com o assunto Analista Programador JAVA, ou se cadastrar no site da Digicade.

Cargo: Engenheiros e técnicos que atuem no ramo da topografia, para atuar na área comercial. Os requisitos mínimos incluem dois anos de experiência, inglês básico, formação técnica sólida, capacidade de liderança e disponibilidade para viagens. Os benefícios incluem salário fixo, bonificação, seguro saúde, vale-refeição e transporte e possibilidade de crescimento profissional.
Empresa: Santiago & Cintra Geo-Tecnologias
Local: Curitiba (PR)
Contato: Para participar deste processo de seleção, envie currículo para selecao2013@santiagoecintra.com.br até 18 de março.

Cargos:
1) Analista JAVA. Necessário ter superior completo preferencialmente em Engenharia, Matemática, Economia, Informática, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e afins.  Experiência em programação Java pelo menos dois anos, e também experiência de dois anos em linguagem ActionScript e interface gráfica Adobe Flex. Conhecimentos em testes unitários de softwares também são exigidos. Principais atividades incluem: implementar, testar, verificar e implantar os sistemas; efetuar manutenção corretiva; elaborar ativos técnicos do projeto e materiais para treinamento; construir o Help Online para os sistemas. Benefícios incluem vale-alimentação, refeição, transporte e plano de saúde.
2) Desenvolvedor Android Júnior. Para esta vaga é necessário estar cursando ensino técnico. Requisitos: experiência de no mínimo um ano com desenvolvimento Android ou correlatos. Necessário ter conhecimento de desenvolvimento em plataformas Android. Atividades: desenvolver sistemas de acesso à plataforma Keep utilizando o sistema operacional Android da empresa Google.  Benefícios incluem vale-alimentação e transporte.
Empresa: People TI Consultorias
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Interessados nas vagas devem enviar currículo para cvbanco@peopleti.com.br, identificando a vaga de interesse no assunto do email: “Analista JAVA” ou “Desenvolvedor Android”

Cargo: Analista de Sistemas GIS SR. Para ocupar esta posição, o candidato deve ter graduação completa em informática, análise de sistemas ou afins; conhecimento em sistemas GIS, web services, análise de sistemas, modelagem de dados, metodologias de desenvolvimento, noções de programação orientada a objetos e pesquisas em banco de dados (Ex: PL/SQL ou MySQL). A preferência é para profissionais com experiência na indústria de utilities (energia, gás ou água); e com  conhecimentos de Produtos GE SmallWord. Dentre as atividades que serão desepempenhadas estão: elaboração da cultura de qualidade de dados geoespaciais; manutenção do modelo de dados e simbologia de um GIS; elaboração de pesquisas, relatórios, exportação/importação de dados e elaboração de mapas temáticos; apoio aos usuários na utilização de ferramentas da plataforma GIS; apoio na elaboração de novas funcionalidades necessárias ao GIS.
O regime de contratação será CLT e inclui benefícios. Segundo a empresa de seleção, o candidato pode ser de outra localidade, mas terá que fixar residência em Cataguases.
Empresa: Empresa no setor de energia
Local: Cataguases (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para afabem@personisrh.com.br, informando no título do e-mail: “GIS-ASIS-SR”.

Cargo: 8 vagas para Técnicos em Agrimensura e Topógrafos
Empresa: Empresa no setor de topografia
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados nas vagas devem enviar currículo para contato@magalhaeschaves.com.br.

Cargo: Desenvolvedor de Negócios. Para esta vaga é necessário ter superior completo na área de computação ou geociências, e experiência profissional na área comercial voltada para o segmento de Utilities, incluindo desenvolvimento de novos negócios e relacionamento com base de clientes na área de geoprocessamento. É desejável que o candidato apresente experiência com produtos e serviços associados com tecnologia da Esri. Ainda, é imprescindível o domínio da língua inglesa para comunicação oral e escrita.
Empresa: Gisplan
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo e pretensão salarial para paloma.camara@gisplan.com.br

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Esta vaga será ocupada por profissionais da área de biologia, ecologia, engenharia ambiental, engenharia florestal ou áreas afins, com especialização em sensoriamento remoto e/ou experiência profissional na área. O perfil requisitado pelo empresa inclui: manejo de dados cartográficos e produção de mapas, com sólidos conhecimentos de cartografia e sistemas de informações geográficas (GIS); deve saber manipular produtos Esri (ArcGIS e suas extensões); interpretação e processamento de imagens de satélite, com conhecimento de softwares específicos; ter conhecimentos em análises estatísticas, vegetação e ecologia de paisagem; experiência em mapeamento do uso do solo e outros serviços de geotecnologias aplicados a meio ambiente, nos diversos biomas; conhecimentos em gestão e licenciamento ambiental, disponibilidade para eventuais viagens e trabalhos em campo. As atividades desempenhadas pelo profissional incluem processamento digital de imagens, incluindo a correção geométrica e melhoramento da imagem aplicando técnicas de realce e classificação automática; pesquisa e aquisição de dados geográficos; análises espaciais (elaboração e sínteses de dados ambientais e sociais); produção de mapas, cartogramas, relatórios técnicos ambientais. Possuir mestrado em sensoriamento remoto será considerado um diferencial para a vaga. Os benefícios da vaga incluem seguro saúde e de vida, vale-transporte, auxílio refeição e incentivos para especialização.
Empresa: Geoambiente
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial, com o assunto “Analista GEO AMBIENTAL”, para trabalhenageo@geoambiente.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: Pesquisador/Assistente de Pesquisa nas áreas de Geointeligência. Também estão disponíveis vagas nas áreas de Aerodinâmica, Aerodinâmica e Combustão, Laser/Fotônica, Propulsão Hipersônica e Sistemas Térmicos; Tecnologista Pleno para áreas de Aeronáutica, Computação, Elétrica/Eletrônica, Ensaios não Destrutivos, Física de Plasmas, Gerência de Projetos, Mecânica, Meteorologia, Normalização Técnica, Qualidade, Qualidade e Metrologia, Química e Proteção Radiológica; Tecnologista Júnior nas áreas de Aeronáutica, Elétrica/Eletrônica, Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Meteorologia, Qualidade e Química; e Analista em C&T Júnior para atuação nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Fonoaudiólogia, Nutrição, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Instituição: Aeronáutica
Local: Natal (RN), São José dos Campos (SP) e São Luis (MA)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas após as 10h00 horas do dia 18 de março até as 16h00 horas do dia 23 de abril (horário oficial de Brasília) exclusivamente pela internet, através do site: http://www.vunesp.com.br/

Cargo: Concurso público com 13.771 vagas para professores, sendo várias para geografia.
Instituição:
Governo do Paraná
Local:
Curitiba (PR) e outras cidades do estado
Contato:
Inscrições até 9 de abril em www.pucpr.br/concursos

Cargos: Disponíveis 72 vagas para atuação na Petrobras. As vagas são para consultores e técnicos para atuar no segmento de energia, óleo e gás, no Rio de Janeiro.
1)
Consultor pleno offshore e Consultor pleno onshore – Para estas vagas, os candidatos devem ser graduados em Administração ou Engenharia com especialidade em civil, elétrica, instrumentação, automação, produção ou mecânica. É desejável possuir cursos dos aplicativos MS Office, PowerPoint e MSProject. Os profissionais devem ter experiência em consultoria de sistema de gestão da qualidade, ter recebido treinamento e obtido aprovação para execução de auditorias em sistema de gestão da qualidade conforme a norma ISO9001 (Lead Assessor), ministrado por entidades reconhecidas nacional ou internacionalmente e credenciadas por organismo competente (Inmetro, IRCA, ou equivalente). É desejável também experiência em projetos de desenho de processos e especificação e implantação de sistemas. Outra oportunidade nesta área é para profissionais que possuam experiência em implantação de gestão integrada em projetos industriais ou petroquímicos como operação, construção&montagem, modificações e reparos navais, manutenção, inspeção e pendências de conformidade legal. É necessária a vivência em projetos de planejamento integrado e experiência em otimização da produtividade de processos ligados as atividades industriais ou petroquímicas.
2)
Consultor de Planejamento e Consultor de projeto – Para essas ocupações, os profissionais dever ser graduados em Engenharia, Economia, Administração, Estatística, Ciências da Computação ou correlatas ou Ciências Contábeis. Os interessados devem possuir cursos de extensão em planejamento e conhecimentos dos softwares MS Office e Ms Project. Dentre as atividades em que o profissional será envolvido estão: preparação e execução do planejamento do seu escopo de trabalho, entregas do projeto dentro dos prazos e padrões estabelecidos e validação das informações dos seus produtos com o líder e com o cliente.
3)
Técnico de planejamento offshore e técnico de planejamento onshore – Para estas áreas de atuação, os candidatos devem ter disponibilidade para prepararem e executarem o planejamento do seu escopo de trabalho e entregar os projetos dentro dos prazos e padrões estabelecidos. Também é necessário que tenham vivência com execução na área de planejamento de manutenção corretiva e preventiva.
4)
Técnico de planejamento e técnico de projetos – Entre as atividades em que os profissionais atuarão nesta ocupação, estão preparação e execução do planejamento do seu escopo de trabalho e entrega dos projetos dentro dos prazos e padrões estabelecidos.
Instituição:
TOTVS Consulting
Local:
Rio de Janeiro (RJ)
Contato:
Enviar currículo até 31 de março para energia.selecao@yahoo.com, e se cadastrar na seção Trabalhe Conosco do site da companhia (www.totvs.com.br)

Estágios

Cargo: Geografia (a partir do 5° semestre). Para candidatar a esta vaga, o candidato de ter experiência em software de cartografia, Geoprocessamento e CAD. Desejável noções de projeções cartográficas, sensoriamento remoto e dados vetoriais georreferenciados. O estagiário irá auxiliar na geração e manutenção da base de dados geográficos utilizando ferramentas GIS DESKTOP e WEB GIS OPEN SOURCE e ESRI; Geocodificação de endereços, desenvolvimento de layout para impressão de mapas usando ARCGIS, validação de dados tabulares. A bolsa auxílio é de R$ 650,00 + VT + VR + possibilidade de efetivação, com horário das 07h às 13h.
Empresa: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS)
Local: Navegantes, Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar o currículo atualizado para ritaalves.selecao@abrhrs.org.br com assunto “107078 MUNDOGEO”.

Oportunidades

Oportunidade: Contratação de diagnósticos ambiental e socioeconômico que vão subsidiar a elaboração dos planos de manejo das 11 unidades de conservação (UCs) federais do interflúvio Purus-Madeira (BR 319). Estão contempladas nos editais a Reserva Biológica (Rebio) Abufari, a Estação Ecológica (Esec) Cuniã, os parques nacionais (Parna) Mapinguari, Nascentes do Lago Jari, as reservas extrativistas (Resex) Lago do Capanã-Grande, Ituxi, Médio Purus, Lago do Cuniã e as florestas nacionais (Flona) Humaitá,  Balata-Tufari e Iquiri. As unidades ficam nos estados do Amazonas e norte de Rondônia. Os editais são específicos para as UCs da região da BR-319 devido a um acordo de cooperação firmado com o DNIT para a implementação das unidades, quando foi repassado recurso para a elaboração dos planos de manejo, além de outras ações estruturantes. Os diagnósticos ambiental e socioeconômico têm o objetivo de colher e analisar informações sobre as 11 unidades e sua região, auxiliando e subsidiando na elaboração dos planos de manejo. Só depois de prontos os diagnósticos, é que será iniciada a elaboração dos plan
Instituição: Progama das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD)
Local: Amazonas e norte de Rondônia
Contato: Para mais informações acesse os editais desta contratação

Oportunidade: Contratação de pessoa jurídica para elaborar estudo socioeconômico com diagnóstico ambiental ambiental do município de São Félix do Xingu (Pará). Esta contratação será feita dentro do projeto “Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento”, e exige técnicas de geoprocessamento. O estudo deverá conter, ainda, a sistematização dos dados da situação socioeconômica e da ocupação e uso do solo, análise dos passivos, oportunidades e obrigações ambientais, bem como a análise das potencialidades econômicas e produtivas do município.
Instituição: Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)
Local: São Félix do Xingu (PA)
Contato: As propostas deverão ser enviadas até 1º de abril, diretamente no escritório da FAO, em Brasília. Para mais informações, tais como requisitos e normas para elaboração de propostas, acesse o edital desta contratação.


Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS!