Projeto será feito para o Instituto Geografico Agustin Codazzi, responsável pela cartografia do país

A OrbiSat, empresa do Grupo Embraer Defesa & Segurança, que atua na área de sensoriamento remoto e radares para vigilância aérea e terrestre, fechou recentemente contrato com o Instituto Geografico Agustin Codazzi, da Colômbia. Este órgão, reconhecido pela sua importância naquele país, é o responsável por todos os trabalhos cartográficos realizados no território.

Empresas de Colombia forman parte de la Guía de Empresas MundoGEOO escopo do projeto refere-se ao mapeamento cartográfico na escala de 1:10 mil da região de Cundinamarca, localizada próxima a Bogotá e dividida em 15 províncias e 116 municípios. O local tem cerca de 10,2 mil km² e é normalmente coberto por muitas nuvens, o que dificulta a operação e a qualidade das informações.

“O instituto colombiano optou pela OrbiSat por causa do nosso know-how em operar em regiões complexas e por conseguirmos resultados de alta performance com o nosso radar de abertura sintética (SAR), único no mundo com as características adequadas para operar nessa região”, explica o presidente da empresa, Maurício Aveiro.

Esse é o primeiro projeto da companhia com a Colômbia e o valor do contrato é de cerca de US$ 3 milhões. A duração do serviço está estimada em 10 meses e, ao final dos trabalhos, serão entregues cerca de 342 mapas.

Ao longo do processo, a OrbiSat capacitará técnicos do Instituto Geografico Agustin Codazzi a utilizar os dados brutos das informações capturadas e, se necessário, dar suporte a esses profissionais no que se refere à aplicação desses dados para outros fins – como obras de engenharia – sobre a região mapeada.

“Para a OrbiSat, esse contrato significa entrar em um novo mercado e ampliar seu trabalho na América Latina. Ter o aval desse instituto também é muito importante para a empresa, já que é o mais representativo daquele país”, comenta Aveiro.

A OrbiSat utiliza radares com duas bandas, X e P, para análises mais críticas do terreno, pois elas capturam informações da superfície exposta e também do terreno sob nuvens e copas de árvores.Para essa parceria, a OrbiSat terá uma equipe de 20 pessoas atuando na Colômbia pelos próximos meses.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.