O território rural é alterado por expansão, concentração, intensificação, diversificação e substituição de atividades que ocorrem, ao longo do tempo, em diferentes regiões do País. A infraestrutura, a urbanização e as ações regulatórias e normativas transformam os territórios rurais e afetam a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio.

Diante da dinâmica da agricultura no espaço geográfico, a gestão territorial insere-se no planejamento, implantação e acompanhamento das políticas públicas e dos setores privados. O uso de geotecnologias, convertidas em ferramentas de sistematização de informações e conhecimento, auxilia e aumenta a eficiência da gestão territorial.

Atualmente um dos projetos da Embrapa Gestão Territorial é justamente prover informações sobre como o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), anunciado pelo governo federal no final de agosto, irá contribuir para o agronegócio brasileiro.

Mapa Gestão Territorial


Este artigo é parte da MundoGEO 70,  revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja na íntegra o artigo Escoamento da Produção, parte da coluna GeoQuality.

Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO impressa! Assinando agora você ganha 30% de desconto e concorre a 15 navegadores GPS.