O salário para os candidatos selecionados é de 4 mil reais mais benefícios

A TOTVS, empresa atuante no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial, está com inscrições abertas para o processo seletivo para seu Programa de Trainee. O treinamento, que vem se consolidando como porta de entrada de talentos na empresa, chega a sua terceira edição totalmente reformulado.

Os jovens neste ano não passarão por dinâmicas de grupo e testes, mas participarão de um jogo virtual, em ambiente 3D, que só poderá ser acessado por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Este jogo foi inteiramente montado sob os direcionamentos culturais da TOTVS e não tem respostas certas e nem erradas.

Outra novidade no processo seletivo de trainees é a realização de uma etapa externa. Durante dois dias, os candidatos passarão por diversas atividades que simulam situações reais do dia a dia da empresa. O objetivo é tirar essas pessoas do ambiente corporativo para avaliar competências como inteligência emocional e capacidade para lidar com problemas.

O Programa de Trainee da TOTVS tem duração de um ano e inclui job rotation por diversas áreas da companhia. Durante o treinamento, eles têm a oportunidade de conduzir projetos em contato direto com os executivos da empresa.

Alisson Pinheiro, 28, é um ex-trainee da turma de 2012. Hoje, ele é analista da vice-presidência de Sistemas e Segmentos e conta que construiu um relacionamento muito próximo com os diretores e vice-presidentes ao longo do programa, o que torna mais fácil resolver questões complexas. “Muitas vezes, em uma conversa de corredor, encontra-se a solução para um problema”.

Para Mafra, quando um jovem se torna trainee na TOTVS, ele adota uma postura de dono. “Eles trabalham com uma visão ampla do negócio em que atuam e com responsabilidade em relação as suas atitudes. Procuramos pessoas inovadoras, que tenham o anseio de provocar mudança e surpreender”.

A economista Thais Oliveira, 24, interessou-se em trabalhar na TOTVS pelo histórico de crescimento da organização, com conquistas significativas inclusive no mercado internacional, além de importantes investimentos em inovação, como a recente inauguração de uma unidade de pesquisa em tecnologia no Vale do Silício e a abertura de uma frente de Venture Capital.

Em uma das etapas seletivas, ela foi questionada pelo presidente da empresa, Laércio Cosentino, sobre por que deixaria seu emprego em uma grande empresa americana para entrar na TOTVS. “Respondi que buscava um desafio, um lugar onde eu pudesse gerar mudança e crescer por meus méritos e não pelo tempo de casa”, lembra Thais, atualmente analista de Fusões e Aquisições na empresa. “É exatamente isso que nós, jovens, queremos”.

Processo seletivo

Para participar do Programa de Trainee da TOTVS os candidatos devem ter graduação concluída entre dezembro de 2011 e dezembro de 2013 nos cursos de Administração de Empresas, Economia, Direito, Engenharia, Marketing, Ciências da Computação, Sistemas da Informação e Relações Internacionais. O salário é de 4 mil reais, com direto a benefícios como seguro de vida, plano de saúde, previdência privada, vale-refeição e PLR. As inscrições vão até 10 de setembro por meio do site www.totvs.com/carreiras/trainee. A turma terá sete vagas e o treinamento terá início em janeiro de 2014.