Disponível resumo com diversos empregos e concursos. Confira!Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargos:
1) Digitalizador de base cartográfica. Segundo a empresa, o contratado será responsável pela digitalização de base cartográfica, utilizando o software AutoCAD. Para concorrer a esta vaga o candidato deve ter conhecimento básico em AutoCAD.
2) Estagiário. O contratado será responsável pelo auxílio nos projetos de geoprocessamento desenvolvidos pela empresa. Esta vaga será preenchida por estudantes nas áreas de Arquitetura, Edificações, Geografia e Engenharia.
Empresa: Unidesk
Local: São Paulo (SP)
Contato: Ambas as vagas contam com auxílio refeição e vale transporte. Interessados devem enviar currículo para vagas@unidesk.com.br

Cargo: Duas vagas para topógrafos. Segundo a empresa, os contratados irão trabalhar na obra de ampliação do Aeroporto de Cumbica, Guarulhos (SP). Os requisitos para ambas as vagas incluem boa experiência em locação de obra. Além disso, terão preferência topógrafos residentes em Guarulhos (SP) ou imediações.
Empresa: Solum Projetos Ltda.
Local: Guarulhos (SP)
Contato: Interessados devem entrar em contato com Antonio Urbino, através do telefone (11) 4657-2030 / (11) 4657-5071 ou email antonio@solum.eng.br.

Cargo: Analista de Campo I. O profissional selecionado será responsável por: planejar, programar e executar as atividades de campo de coleta de dados; participar no planejamento e fornecimento de conteúdos para os mapas; assegurar uma representação exata do banco de dados em uma área geográfica definida; conduzir testes em bancos de dados; realizar atualizações de geocodificação; participar de projetos para melhorar a criação de mapa; entre outras atividades. Além disso, as qualificações necessárias são: Bacharel em GIS / Geografia, Ciências, Tecnologia áreas afins; experiência em GIS e softwares de geo; habilidades de comunicação verbal e escrita e fluência nos idiomas inglês e português; capacidade de orientação espacial (para aplicação de mapas para o “mundo real” por exemplo); e habilidade para viajar com frequência e por longos períodos de tempo.
Empresa: Nokia Location & Commerce
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados que atendam os requisitos devem enviar currículo para dolores.alvarez@nokia.com. Mais informações pelo +52 477 7197070. O telefone é do México, e a pessoa deve se apresentar em inglês ou espanhol.

Cargo: Consultores de Business Intelligence (BI). Segundo a empresa, o número de profissionais contratados será estipulado de acordo com a demanda do projeto. Para participar do processo seletivo, é imprescindível que os interessados sejam graduados em curso Superior de Engenharia ou Ciências da Computação e que tenham disponibilidade para viagens. É necessário ainda possuir conhecimento em linguagem PL/SQL e em lógica de programação e ter experiência em análises de QlikView ou outra ferramenta de BI. Habilidade em criação de interfaces como dashboards, painéis, gadgets, cookpits serão vistos como diferenciais para a admissão.
Empresa: Inteligência de Negócios
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Para realizar a inscrição os candidatos devem encaminhar o currículo com foto ao email curriculo@in1.com.br, informando a pretensão salarial. As etapas do processo seletivo consistirão em análise de currículo e entrevista presencial.  Aos selecionados, os benefícios incluem vale alimentação, vale transporte e décimo terceiro.

Cargo: Professor de Geografia. Segundo a instituição, o contratado ministrará 18 aulas de Geografia do 8º ao 3º ano do Ensino Médio, no período da manhã, e 2 aulas para o 9º ano, no período da tarde.
Instituição: Colégio Evolução
Local: Pirituba (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para evolucao.debora@terra.com.br

Cargo: Agente de Campo. O profissional selecionado irá atuar em atividades de levantamento de dados em campo, com início imediato, na região da Grande São Paulo. Necessário ter 2º grau completo ou ser estudante nas áreas de Arquitetura, Engenharia ou Geografia. Segundo a empresa, não é preciso ter experiência. Benefícios desta oportunidade incluem vale-refeição e transporte.
Empresa: Unidesk – Consultoria e Informática Ltda.
Local: Região Metropolitana de São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para vagas@unidesk.com.br.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: Analista e Técnico do MPU. Segundo consta o edital, as áreas para o cargo de Analista do MPU incluem Geografia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Arquitetura, Medicina nas especialidades de Clínica Médica e Psiquiatria, Perícia nas especialidades de Antropologia, Contabilidade, Economia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária, Medicina do Trabalho e Oceanografia, Saúde nas especialidades de Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, Tecnologia da Informação e Comunicação nas especialidades de Desenvolvimento de Sistemas e de Suporte e Infraestrutura. A remuneração para o cargo de Analista será de 7.506,54 reais, para 40 horas semanais.
Instituição: Ministério Público da União (MPU)
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem se inscrever entre os dias 16 e 25 de agosto, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br.

Cargos: Assistente de laboratório, auxiliar de biblioteca, bibliotecário documentalista, engenheiro, físico, psicólogo, técnicos de laboratório, nutrição, agrimensura, alimentos e laticínios, técnico em edificações, educação física, eletroeletrônica e eletromecânica, geologia, metalurgia, móveis e esquadrias, química, refrigeração e tradutor/Interprete em linguagem de sinais.
Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Local: Uberaba (MG)
Contato: As inscrições serão realizadas a partir do dia 15 de agosto até o dia 15 de setembro pelo site da instituição. Para mais informações acesse o edital.

Cargo: Consultor Técnico Especialista em Aquicultura Marinha para prospecção de parques aquícolas. Os requisitos obrigatórios para candidatura incluem: experiência comprovada de no mínimo 5 (cinco) anos na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos voltados com oceanografia costeira em órgãos de controle ambiental (federal,estadual ou municipal); experiência comprovada de no mínimo 5 (cinco) anos em monitoramento ambiental; experiência comprovada de no mínimo 01 (um) ano de práticas com utilização de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica – SIG. Além disso, é desejável ter experiência comprovada de no mínimo 2 (dois) anos em Projetos de aquicultura marinha.
Instituição: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
Local: Brasília (DF)
Contato:
Para participar do processo de seleção, os interessados deverão preencher o currículo no portal da FAO através do site, para ter o conhecimento do termo de referência de contratação e dos critérios de seleção do cargo.

Cargos:
1)
Professor Assistente de Planejamento e Infraestrutura de Transporte. Necessário graduação em Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica ou Engenharia Civil, com Mestrado em Transportes ou Engenharias;
2) Professor Assistente de Informática aplicada à Agrimensura e Cartografia. Necessário graduação em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Engenharia da Computação ou Engenharias e Mestrado em Ciência da Computação, Engenharias, Ciências Geodésicas, Ciências Cartográficas, Informações Espaciais ou Dissertação com ênfase na área do concurso;
3) Professor Assistente de Perícia e Licenciamento Ambiental. Para esta vaga é necessário ter graduação em Ciências Biológicas ou Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal ou Agronomia ou Geografia ou Engenharia Ambiental e Agrícola ou Licenciatura em Ciências Agrícolas ou Ciências Agrárias, com Doutorado em Engenharia Ambiental ou Ciências Ambientais ou Engenharias com produção científica e técnica na área do concurso.
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Local: Seropédica (RJ)
Contato: Interessados devem se increver até às 15 horas do dia 04 de setembro, através do site: www.ufrrj.br/concursos. Para mais informações acesse o edital.

Cargos:
1) Gestor Ambiental. Para este cargo os interessados devem ter formação nas seguintes áreas: Administração de Empresas; Administração Pública; Arquitetura; Arquivologia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Gestão Pública; Ciência da Computação; Ciência da Computação e Engenharia de Software; Ciências Sociais e Sociologia; Comunicação Social (Publicidade); Direito; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Ambiental; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Engenharia Hídrica; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Geologia; Gestão Ambiental; Gestão Logística; Gestão Pública e Gestão de RH; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Eventos; Tecnologia em Rede, Análise de Sistemas; Zootecnia; e Zootecnia e Medicina Veterinária.
2) Analista Ambiental. Este poderá ser ocupado por profissionais das áreas: Ciências Biológicas; Direito; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica ou Agronomia; Geografia; Medicina Veterinária; e Tecnologia em Geoprocessamento; Administração de Empresas; Ciência da Informação; Ciências Biológicas; Direito; Engenharia Mecânica; Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas e Geologia; Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica ou Agronomia; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Meteorologia; e Pedagogia e Ciências Sociais;Direito; Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica; Engenharia Agronômico ou Agronomia; Engenharia de Energia; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Estatística; Geografia; Pedagogia; e Química.
Instituição: Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: Interessados devem se inscrever no período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: Geógrafo, Biólogo e outras 321 vagas para diversas áreas.
Instituição: Prefeitura de Icapuí (CE)
Local: Icapuí (CE)
Contato: Interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto através do site www.ivin.com.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: 261 vagas para diversos cargos e níveis, dentre eles para Geógrafo, Biólogo, Topógrafo, Engenheiro Civil e Técnico em Meio Ambiente.
Instituição: Prefeitura de Brumadinho (MG)
Local: Brumadinho (MG)
Contato: A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, no período compreendido entre os dias 3 de agosto e 3 de setembro de 2013.

Cargo: Especialista em Geoprocessamento. Os requisitos para esta vaga incluem: conhecimento e experiência em diversos programas de SIG e sistemas de posicionamento global por satélite; conhecimento e experiência com processamento digital de imagens de sensores remotos; boa comunicação oral e escrita; disponibilidade para viagens esporádicas; capacidade de desenvolvimento autônomo; Paixão por desafios; domínio de técnicas matemáticas e estatísticas; domínio de linguagem de programação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais esporádicas; domínio de inglês e espanhol. Já o profissional selecionado será responsável pela preparação de mapas temáticos e base de dados em vários ambientes SIG; modelagem e gerenciamento de banco de dados geográficos; implantação de rotinas automatizadas de cartografia digital e Geoprocessamento; análise espacial avançada; modelagem de simulação; levantamento de dados de campo com auxílio de GPS; processamento de imagens; preparação de relatórios e elaboração de projetos.
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo (em formato pdf ou txt) e pretenção salarial para william@csr.ufmg.br.

Cargos: 30 vagas para Analista em Gestão dos Recursos Hídricos. As oportunidades são para graduados em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geologia, Geografia, Agronomia, entre outras.
Instituição:  Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – COGERH
Local: Fortaleza, Sobral, Crato e Limoeiro do Norte (CE)
Contato: Interessados devem se inscrever entre os dias 1 e 30 de agosto via Internet no portal www.cetrede.com.br. Para mais informações acesse o edital.

Cargos: Autorizado concurso para o preenchimento de 7.825 mil vagas temporárias. As vagas serão distribuídas entre agentes de pesquisa e mapeamento, analistas de geoprocessamento superior, agentes de pesquisa por telefone e supervisores de pesquisa por telefone.
Instituição: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Local: Não informado
Contato: Para mais informações acesse a publicação.

Estágios

Cargo: Estagiário. Os pré-requisitos desta seleção incluem: estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino superior de um dos seguintes cursos: Geografia, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Gestão Ambiental. O candidato deve possuir conhecimentos em softwares de geoprocessamento,  tais como MapInfo e AutoCAD Map. As principais atribuições desta oportunidade são: auxílio na criação de mapas cartográficos para a aplicação de políticas públicas; geoprocessamento de dados (utilizando os softwares AutoCAD Map e MapInfo); acompanhamento em trabalhos de campo. A carga horária é 20 horas semanais, a ser realizada no período da manhã.
Instituição: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Os interessados devem encaminhar currículo, até 30 de agosto (30/8), para a geógrafa Marcella Carmona W. R. Migliacci, no e-mail mcarmona@prefeitura.sp.gov.br, informando no assunto: “Vaga de estágio SVMA”.

Cargo: Estagiário. Segundo a empresa, o interessado deve ser graduando ou técnico nas áreas de Ciências da Terra, Agrárias e Tecnológica; conhecimento em vetorização de imagens de satélite de alta resolução espacial para mapeamento de uso e ocupação do solo em software CAD e/ou GIS; criação de banco de dados e cadastro; georreferenciamento e mosaicagem de imagens; habilidade para trabalhar em equipe multidisciplinar. Além disso, será considerado um diferencial experiência no setor florestal.
Empresa: Grupo Index Ambiental
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem enviar currículo para Anderson L. Gregorczuk, através do email: anderson@indexambiental.com.br

Cargo: Estagiário em Geografia, além de 40 vagas para outros cursos.
Empresa: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Os estudantes interessados em participar do processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios, no período de 5 a 30 de agosto. Para mais informações o edital completo está disponível e pode ser acessado aqui.

Oportunidades

Cargo: Programa de Trainee para graduados em Administração de Empresas, Economia, Direito, Engenharia, Marketing, Ciências da Computação, Sistemas da Informação e Relações Internacionais. O salário é de 4 mil reais, com direto a benefícios como seguro de vida, plano de saúde, previdência privada, vale-refeição e PLR.
Empresa: TOTVS
Local: Não informado
Contato: As inscrições vão até 10 de setembro por meio do site www.totvs.com/carreiras/trainee. A turma terá sete vagas e o treinamento terá início em janeiro de 2014.

Licitação: Serviços de agrimensura. A licitação abrange 22 reassentamentos já reconhecidos pelo Incra, que abrigam cerca de 640 famílias transferidas de localidade durante processos de implantação de barragens ou demarcação de territórios indígenas. O trabalho contratado consiste na medição, demarcação e elaboração das peças técnicas de georreferenciamento dos lotes, áreas comunitárias e reservas legais dos reassentamentos. A previsão de investimento total para a tarefa é de R$ 383,4 mil em um prazo de 15 meses, a contar da assinatura do contrato.
Instituição: Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul
Local: As áreas contempladas estão situadas em 17 municípios: Braga, Chiapeta, Coronel Bicaco, Ijuí, Redentora, Santo Augusto, Caxias do Sul, Carazinho, David Canabarro, Ernestina, Ibiraiaras, Quatro Irmãos, Ronda Alta, Sarandi, Jóia, Salto do Jacuí e Tupanciretã.
Contato:
Empresas interessadas em participar do certame podem acessar o portal de compras do Governo Federal.

Bolsa: Pós-Doutorado para atuar no projeto “Monitoramento da zona superficial de neve úmida do continente antártico (1978-2010) através da aplicação do modelo linear de mistura espectral em imagens dos sensores SMMR e SSM/I”. Os requisitos necessários são: Doutorado em Sensoriamento Remoto, Meteorologia, Oceanografia, Geografia Física ou Geociências, com experiência no processamento digital de imagens de sensoriamento remoto e/ou análise de séries temporais de dados de sensoriamento remoto, climáticos ou oceanográficos, além de facilidade para o trabalho em equipe. Além disso, é oferecido uma bolsa PNPD/CAPES no valor de 4.100,00 reais mensais, com duração até novembro de 2015, além de taxa de bancada anual de 12.000,00 reais, possibilidades de crescimento profissional e qualificação e um excelente ambiente de trabalho em um grupo jovem e motivado. As inscrições vão até o dia 25 de julho.
Instituição: Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES.
Local: Rio Grande do Sul (RS)
Contato: Interessados devem enviar o Currículo Lattes anexado para o e-mail jorgearigony@furg.br.

Bolsa: Três vagas para mestrado na Holanda na área de Ciências Ambientais (com especializações em Gestão e Planejamento Ambiental ou Gestão de Qualidade de Água); Gestão de Recursos Hídricos (com especializações em Recursos Hídricos ou Gestão de Serviços de Água) e Ciências das Águas e Engenharia (com especializações em Engenharia Hidráulica e Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas ou Engenharia Hidráulica – solo e desenvolvimento da água). As oportunidades são para Unesco-IHE – Instituto de Educação para as Águas, em Delft, na Holanda.
Instituição: Governo de Minas Gerais
Local: Holanda (NL)
Contato: As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto na sede do HidroEX em Frutal (MG), na rua Mário Palmério 1.000, bairro Universitário, CEP 38200000. Elas podem ser feitas pessoalmente, por procuração ou por via postal. No dia 26 de agosto serão divulgadas as inscrições deferidas. Nos dias 29 e 30 de agosto, os candidatos selecionados farão provas escrita e oral e serão submetidos a uma entrevista. A divulgação do resultado será no dia 4 de setembro, sendo o dia 5 determinado para interposição de recursos.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.