O ritmo de evolução das tecnologias geoespaciais é alucinante, os profissionais estão cada vez mais conectados, a quantidade dos dados geográficos – o famoso big data – não para de crescer, mas ainda existem alguns entraves que atrasam o desenvolvimento do setor.

Seja pela falta de legislação clara e atualizada, poucos recursos para investimento em projetos e inovação, falhas na formação e atualização dos profissionais, o mercado carece de mudanças – drásticas em alguns casos, pontuais em outros.

Em uma pesquisa realizada recentemente pelo MundoGEO, a comunidade de geotecnologia apontou a relevância entre 15 itens propostos, mostrando alguns dos possíveis caminhos a seguir.

Confira na matéria de capa os resultados da pesquisa e a opinião de pessoas chave do setor.

3ª Norma e Sigef

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apresentou, no dia 23 de agosto, a terceira edição da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, seus manuais e ainda demonstrou os novos métodos de certificação e as funcionalidades inseridas no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

A partir de agora, o processo de certificação de imóveis rurais passará a ser feito de forma automatizada, por meio do Sigef, que é um sistema online criado pra enviar, recepcionar, validar, organizar e disponibilizar dados georreferenciados dos imóveis rurais. O novo sistema é capaz de analisar a sobreposição com o cadastro georreferenciado do Incra e gerar a planta e memorial descritivo de forma automática.

Veja mais sobre a nova edição da norma técnica nos artigos das páginas 46, 50 e 52.


Nova coluna: TI+GEO

Esta edição inaugura uma nova coluna sobre dois “mundos” que têm cada vez mais interfaces entre si: a Tecnologia da Informação e as Geotecnologias. O autor é José Augusto Sapienza Ramos, professor do Departamento de Geologia Aplicada da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com formação na área de Engenharia e Ciência da Computação, atuando há mais de 12 anos na área de Geotecnologias com pesquisa, ensino e consultoria.

Boas vindas!

Eduardo Freitas

Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG

Editor da revista MundoGEO

eduardo@mundogeo.com