O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Cadista. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por profissionais com experiencia em trabalhos de topografia.
Empresa: Topo 3 Topografia
Local: Guaíba (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo para jusifi51@yahoo.com.br.

Cargos:
1) Gerente ou Coordenador de Projetos em Geotecnologia. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por profissionais com ensino superior completo em engenharia, tecnologia da informação, cartografia, agronomia, agrimensura, geografia ou áreas afins. Além disso, é desejável ter pós-graduação ou MBA em Gestão de Projetos, inglês intermediário, experiência em gestão de projetos relacionados à desenvolvimento de sistemas ou ciências da terra (cartografia, sensoriamento remoto, desenvolvimento de sistema GIS, mapeamentos urbanos e temáticos, tecnologias Esri e Google). O profissional será responsável pelo planejamento, estruturação e viabilização da execução de projetos; coordenação de atividades dos profissionais alocados; apoio ao desenvolvimento de novas oportunidades de negócio; pesquisa e implantação de novos conhecimentos e práticas que agreguem valor ao negócio da empresa; e cumprimento de metas operacionais.
2) Analista de Geoprocessamento. Os requisitos para esta vaga são: ensino superior completo em engenharia cartográfica, agrimensura, geografia ou áreas afins. Além disso, é necessário experiência em projetos de processamento digital de imagens, GIS e mapeamentos temáticos. Conhecimentos de sensoriamento remoto e cartografia, em softwares PDI (ERDAS, ENVI e PCI) e software GIS (ArcGIS) completam o perfil requisitado. Serão diferenciais no processo seletivo: pós-graduação, mestrado ou especialização em sensoriamento remoto ou geoprocessamento. De acordo com a Geopixel, o profissional será responsável pela execução de projetos; análise e aprovação de informações geoespaciais preparadas e entregues por fornecedores; criação e estruturação de novas metodologias de controle de qualidade e execução de projetos de PDI e geoprocessamento; realização de discussões técnicas com clientes, fornecedores e equipe interna alinhando entendimento e expectativas sobre requisitos, metodologia e padrão de qualidade.
Empresa: Geopixel Geotecnologias
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para jenny.simao@geopx.com.br.

Cargo:
Coordenador Técnico de Projeto (Geoprocessamento). Para participar do processo de seleção, os profissionais devem possuir experiência com gestão de equipe e/ou coordenação de equipes multidisciplinares; ensino técnico em edificações, agrimensura ou geoprocessamento; conhecimentos em informática, pacote Office, banco de dados (Access, SQL etc.), softwares de computação gráfica (AutoCAD, entre outros) e softwares de geoprocessamento (ArcGIS, Geomedia, entre outros). Além disso, será considerado diferencial ensino superior completo em engenharia cartográfica, civil, geografia, agrimensura ou áreas afins. Segundo a empresa, o contratado será responsável pelas seguintes atividades: atuar como engenheiro residente no local da obra; gerir a implantação do escritório e acompanhar a obra do projeto; atuar com planejamento e execução das atividades/serviços executados no escritório, bem como por montar, estruturar e liderar a equipe do projeto pelo qual é responsável; atender as solicitações dos escritórios de campo, demanda dos escritórios de campo e formatar o arquivo espacial para migração para o sistema de geoprocessamento; compatibilizar os dados produzidos com a base de dados de campo e a base de dados da prefeitura, visando a integridade dos dados alfanuméricos e geográficos; produzir, controlar produção e controlar qualidade dos produtos; e avaliar e acompanhar o cronograma operacional dos projetos relacionados a conversão de dados.or Técnico de Projeto (Geoprocessamento).
Empresa: Empresa atuante na área de planejamento territorial
Local: Barbacena (MG)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para selecao.engenha@gmail.com.

Cargo: Gerente de Projetos na área de Cartografia. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por engenheiro agrimensor, tecnólogo em geoprocessamento, engenheiro agrônomo, engenheiro cartógrafo ou geógrafo.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados na oportunidade devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br.

Cargo: Geógrafo. Segundo a empresa, é imprescidível experiência comprovada em implantação de Programas de  Desenvolvimento Social e Econômico.
Empresa: Empresa atuante na área de engenharia
Local: Pará (PA)
Contato: Interessados devem enviar currículo informando pretensão salarial para engenharia2013@cto.com.br.

Cargo: Topógrafos para locação de obra.
Empresa: Solum
Local: Não informado
Contato: Interessados devem enviar currículo para antonio@solum.eng.br.

Cargo: Gerente de Projetos na área de Cartografia.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br

Cargo: Técnico GIS (GIS Geophysical Technician). Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por Geólogos, Geógrafos, Oceanógrafos, ou Técnico de TI, especializados em GIS. Além disso, é necessário ter grande experiência em sistemas GIS (ArcGIS principalmente), formação técnica ou experiência em análise ambiental e cartografia, inglês avançado. Cursos em sistemas GIS e cartografia são desejáveis. O contratado será responsável pela criação e gestão de uma Geodatabase usando todos os dados ambientais adquiridos em nossas atividades no Brasil. É esperado que o profissional suporte as atividades de todas as linhas de negócios em termos de GIS e produza mapas técnicos para ANP e Ibama, por exemplo.
Empresa: CGG
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo para brl.recruitment@cgg.com

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: 130 vagas para professor. As oportunidades são nas áreas de administração, arte, ciência e tecnologia de alimentos, ciências biológicas, contabilidade, controle e processos industriais, design gráfico, didática – pedagogia, economia, educação física, eventos, filosofia, física, geografia, geoprocessamento, história, informática aplicada a gestão e negócios, informática básica, infraestrutura, legislação, libras, língua francesa, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, matemática aplicada a gestão e negócios, probabilidade e estatística, medicina veterinária, mineração, mineração e geologia, morfologia, fisiologia, bioquímica e nutrição, pesca e navegação marítima, petróleo e gás e mineração, programação, psicologia, química, recursos pesqueiros, redes de computadores, secretariado, segurança do trabalho, sociologia, antropologia, telecomunicações, entre outros.
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Local: João Pessoa (PB)
Contato: Interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro pelo site www.ifpb.edu.br. A taxa de participação é de 60 reais.

Cargo: 704 vagas para Professor com carga de 16h semanais que estão distribuídas pelas seguintes disciplinas: Artes (98), Biologia (13), Ciências (52), Educação Física (18), Filosofia (249) História (22), Inglês (140), Francês (4), Espanhol (16), Sociologia (84) e Disciplinas Pedagógicas (8). As 696 vagas para Professor 30h são destinadas às disciplinas de Português (109), Física (169), Geografia (66), Matemática (313) e Química (39).
Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de dezembro de 2013, pelo site www.ceperj.rj.gov.br.

Cargos: Agente Governamental, Agente de Transportes e Obras Públicas, Assistente Técnico de Seguridade Social, Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social, Técnico de Cultura, Assistente de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Técnico Universitário e Técnico Ambiental. De acordo com o edital, as oportunidades para nível superior são para os cargos de Gestor Governamental, Gestor de Transportes e Obras Públicas, Analista de Gestão de Seguridade Social, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Gestor de Cultura, Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Gestor Ambiental e Analista Ambiental.
Instituição: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: Os interessados devem se inscrever no período de 30 de setembro de 2013 a 15 de novembro de 2013, pelo site www.ibfc.org.br. No endereço eletrônico, será necessário preencher o formulário, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa, no valor de 46 reais para nível médio e de 59 reais para nível superior.

Cargos:
1) Nível fundamental: as vagas para nível fundamental estão distribuídas para os seguintes cargos: agente de saneamento ambiental (100), motorista operador de equipamentos automotivos (32), oficial de manutenção – caldeiraria (2), civil (5), elétrica (32), eletroeletrônica (1), hidráulica (1), mecânica (36) e soldador (4).
2) Nível médio/técnico: As vagas para nível médio/técnico são para atendente a clientes (2), técnico em gestão (92), controlador de sistemas de saneamento (1), técnico de segurança do trabalho (7), técnico em gestão – informática (8), técnico em sistemas de saneamento – agrimensura (13), edificações (59), eletromecânica (2), eletrônica e instrumentação (3), eletrotécnica (21), hidráulica (3), mecânica (17), química (24), meio ambiente/saneamento (36) e saneamento (11).
3) Nível superior: de acordo com o edital, há vagas de nível superior para advogado (13), biólogo (5), enfermeiro do trabalho (1), engenheiro de agrimensura (1), engenheiro ambiental (5), engenheiro civil (29), engenheiro elétrico (6), engenheiro mecânico (2), engenheiro mecatrônico (1), engenheiro químico (4), engenheiro de segurança do trabalho (2), médico do trabalho (3), tecnólogo em construção civil – edifícios (1), hidráulica (2) e pavimentação (1), saneamento ambiental (4) e sistemas (1), analista de gestão com formação nas áreas de: administração de empresas (16), contabilidade (2), economia (4), serviço Social (2) e sistemas (7).
Instituição: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
Local: Diversas cidades do Estado de São Paulo
Contato: As inscrições ficarão abertas no período entre às 10h do dia 14 de novembro de 2013 até às 14h do dia 13 de dezembro de 2013 e deverão ser efetuadas no site www.concursosfcc.com.br. Os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa de 75 reais para concorrer aos cargos de nível superior, de 62 reais para médio e de 52 reais para fundamental. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor de Ciências Exatas e da Terra/Geografia Física. Segundo consta o edital, para participar do certame, é necessário ser graduado em Geografia com doutorado em Geografia ou doutorado em Ciências do Solo. O profissional será responsável por lecionar as seguintes matérias: Noções básicas de Cartografia, Cartografia aplicada ao Ensino de Geografia, Cartografia Básica, Cartografia Temática e Solos.
Instituição:
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Local: Rio Grande (RS)
Contato: Maiores informações e requerimento de inscrições podem ser obtidas diretamente no site, até dia 18 de novembro, através do endereço http://www.progep.furg.br/bin/edital/index.php?id_edital=287.

Cargo: Processo Seletivo Simplificado com 31 vagas para a área de Logística, convênios e contratos, 80 para Arqueologia e 52 para profissionais de Arquitetura ou Engenharia Civil, incluindo, entre elas, as vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais. A remuneração é de 6.130 reais para a área de Logística, convênios e contratos e 8.300 reais para os outros cargos.
Instituição: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Locais: Os contratados serão designados para a sede do IPHAN, em Brasília, e para as cidades de Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Palmas (TO). No caso da área de Arquitetura ou Engenharia Civil, também haverá vagas em cidades do interior de alguns Estados.
Contato: As atribuições dos cargos e o programa de provas constam no edital completo e os interessados no certame devem se inscrever de 25 de outubro de 2013 a 18 de novembro de 2013 pelo endereço eletrônico www.iades.com.br

Cargo: Professor de Geografia Humana e Geotecnologias Aplicadas a Geografia. Segundo consta o edital, a vaga para Professor de Geografia Humana será preenchida por profissionais graduados e com mestrado em geografia. Já o pré-requisito para a matéria de Geotecnologias Aplicadas a Geografia, inclui graduação em geografia ou em engenharia ambiental ou em engenharia cartográfica ou em engenharia florestal.
Instituição: Unioeste – Campus Francisco Beltrão (PR)
Local: Francisco Beltrão (PR)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem realizar inscrição, entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro, através do site www.unioeste.br/concursos.

Cargo: Duas vagas para Professor Adjunto A do Departamento de Geodésia. Os requisitos específicos são: doutorado em sensoriamento remoto, ciências geodésicas, ciências cartográficas, geografia, geociências, em outros programas de pós-graduação na área do concurso ou em áreas afins (ciências exatas e da terra, engenharias, meteorologia, geofísica e arquitetura).
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem realizar inscrição entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, através do site.

Cargo: Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I. (nível superior com mestrado). As vagas se dividem em três áreas de conhecimento: Demografia, Estatística e Organização e Gestão do Território, e exigem exigem titulação mínima de mestre. As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, que podem ser distribuídas de segunda a sexta-feira, inclusive no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã.
Instituição: ENCE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 29 de outubro a 28 de novembro pelo site www.ence.ibge.gov.br/concurso2013, onde será disponibilizado o edital na íntegra. A taxa de inscrição será de 140,00 reais. O edital desta seleção e também dos outros três concursos em andamento para o IBGE podem ser consultados no portal do IBGE.

Cargos: 91 vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo e assistente técnico, para nível médio, e analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico, para nível superior. As remunerações iniciais são de 2.619 reais para o nível médio e de 3.734 para nível superior. Além disso, a instituição oferece como benefícios: auxílio alimentação, assistência médica, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, auxílio creche para funcionárias e vale transporte.
Instituição: Emplasa
Local: As vagas oferecidas são para São Paulo, Capital, e distribuídas nas Unidades da Emplasa
Contato: O concurso público será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp, das 10 horas de 21 de outubro às 16 horas de 29 de novembro. Para mais informações acesse o edital do concurso da Emplasa.

Cargos: Autorizado concurso para com 20 vagas para analista administrativo; 168, para técnico administrativo; 53, para técnico ambiental; e 30 para analista ambiental.
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Local: Não informado
Contato: O prazo para publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses a partir do último dia 4 de novembro. As portarias que autorizam a realização do concurso estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União (DOU) número 241, datada de segunda-feira, 04 de novembro.

Oportunidades

Licitação: Contratação de serviços para elaboração do Plano Cartográfico Estadual de Tocantins. Os produtos que devem ser elaborados são: roteiro metodológico; relatório contendo levantamento da infraestrutura de dados geoespaciais do estado do Tocantins, e da estrutura organizacional da comissão estadual de cartografia; plano cartográfico do Tocantins – versão preliminar; plano cartográfico do Tocantins – versão final; e relatório de definição e implantação de normas e especificações para geração de documentos cartográficos.
Instituição: Seplan
Local: Tocantins
Contato: Interessados devem ler atentamente o termo de referência e o orçamento.

Bolsa: Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Segundo a instituição, para participar do processo de seleção, é exigida graduação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias ou áreas afins, realizada em instituições reconhecidas pelo MEC. Além disso, será considerada a aderência da proposta às linhas de pesquisa do Programa: Análise e Modelagem Espacial:  aplicação  de sistemas de geoinformação, com base nas ciências cartográficas, utilizando técnicas de análise, modelagem, banco de dados e multimídia; Análise e Processamento de Imagens: estudos e aplicações de informações espaciais, espectrais e temporais de sensoriamento remoto; Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário:  aplicação dos conceitos das ciências geodésicas e suas tecnologias de medição na engenharia e no gerenciamento e dimensionamento territorial urbano e rural.
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Local: Recife (PE)
Contato: Interessados devem se inscrever de 04 a 28 de novembro. Para mais informações e inscrições o edital pode ser acessado aqui.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Estágios

Cargo: Estagiário em geografia. O contratado será responsável  pelas seguintes funções: preparação das planilhas de excel, para geocodificação de dados; geocodificação de pontos por endereços; elaboração de Hotsposts nos mapas; elaboração de mapas temáticos; elaboração de Mapas oriundos de demandas extras da Secretaria ou da GCM; elaboração de mapas do google earth; conversão de google earth em mapas cartográficos pelo software Mapinfo 10.5. O valor mensal é de 690 reais, mais benefícios. O estagiário fará o horário da manhã, das 8h-12h (4h diárias). Os estagiários serão selecionados pela CAP/SMSU, e farão o processo seletivo junto ao CIEE conforme as regras da CIEE para a Prefeitura Municipal de São Paulo.
Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo (SP)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar o currículos e dúvidas para capsmsu@prefeitura.sp.gov.br e vivianemsantos@prefeitura.sp.gov.br


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!