Veja como carregar arquivos shp, aplicar templates e associar atributos

A Revista MundoGEO traz uma série de tutoriais, chamada “Por dentro do Google Earth”.  Nas edições anteriores da Revista MundoGEO demonstramos como obter a licença do Google Earth Pro válida por sete dias (http://goo.gl/a640Si) e como baixar arquivos do site do IBGE. Você já deve ter criado no Google Earth Pro uma pasta denominada “Arquivos SHP do IBGE,” para a qual importou o arquivo que representa as mesorregiões do Estado de São Paulo. No momento da importação, uma mensagem foi exibida questionando se você desejava aplicar algum modelo aos recursos absorvidos e você clicou em Não, sendo assim foi necessário digitar o nome de cada uma das mesorregiões paulistas no painel à esquerda. Desta vez vamos importar um arquivo shp que representa as mesorregiões do Estado do Mato Grosso do Sul, aplicar um template de estilo e demonstrar duas possibilidades de associação de atributos.

Obtendo os arquivos shp

Os arquivos shp de malhas relativas às quatro Unidades da Federação (Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), onde foram emancipados cinco novos municípios, foram modificados a partir de 2013. Para obter conteúdo oficial e confiável para exibir no Google Earth Pro, entre no site do IBGE em http://goo.gl/2xZn47 e escolha malhas_digitais » municipio_2013. Neste tutorial vamos utilizar os dados disponibilizados para o Estado do Mato Grosso do Sul, portanto baixe para seu computador o arquivo “ms.zip”, descompacte-o e observe que na pasta “ms” você terá acesso a arquivos das extensões shp, shx, prj e dbf.

Este artigo é parte da MundoGEO 73, edição da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja o artigo Google Earth Pro na íntegra. Para ver a primeira parte deste Passo a Passo, acesse a revista MundoGEO 71 no Portal MundoGEO.