De acordo com opiniões da comunidade geoespacial, foram listados cinco grupos estruturantes – divididos em três tópicos cada – que têm a proposta de avaliar as prioridades e apontar as dificuldades do setor no Brasil.

Neste post o tema a ser debatido é “Inovação”. Abaixo você também encontra um vídeo com as minhas considerações sobre este tema estruturante. Comente, critique, sugira neste espaço. Vamos construir soluções para estes e outros desafios!

Inovação: Mais recursos, mais parcerias, mais projetos de pesquisa aplicada

Um dos principais conceitos do século 21 é a necessidade da constante inovação das soluções para uma sociedade cada vez mais exigente. A criatividade e a iniciativa são essenciais, mas o que fará a roda girar são os recursos de fomento à pesquisa, para serem utilizados tanto pelas empresas privadas quanto pelas universidades. O ideal é que ambos trabalhem juntos e  envolvendo instituições usuárias. Num tempo de otimização de recursos e demandas cada vez mais específicas, a solução passa obrigatoriamente pela união de esforços rumo à inovação.

Vale então as empresas procurarem uma aproximação mais efetiva com as universidades. E, principalmente, que abram a cabeça, portas e janelas, para que vejam esta como a principal via para gerar resultados de pesquisa de uso mais imediato para a sociedade,  e para melhorar a formação dos profissionais e aumentar o seu envolvimento, além de promover a atualização dos docentes nas universidades.