O Ministério do Meio Ambiente (MMA) pretende implantar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) a partir do dia 2 de janeiro de 2014. A garantia foi dada pela ministra Izabella Teixeira aos deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A implantação do CAR e do PRA (Programa ds Regulatização Ambiental) estão previstos na Lei 12.651/2012 que instituiu o Código Florestal.

Cadastro é obrigação do governo e estabelecida no Código Florestal | Foto: Reprodução

Até lá o ministério continuará o processo de implantação do SICAR (Sistema do Cadastro Ambiental Rural) que é a ferramenta através da qual os proprietários de terras e produtores rurais poderão fazer o cadastro.

De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), um dos líderes da bancada do agronegócio, o SICAR está sendo implantado em todos os estados brasileiros. Somente quando os 27 estados brasileiros forem cadastrados no SICAR é que será implantado o CVAR.

“A partir do momento em que tiver um cadastro único, nacional, em que vai se respeitar as fotos aéreas feitas pelo Ministério do Meio Ambiente, a resolução, a escalado processo de internet, que é um sistema que só vai aceitar este tipo de cadastro, aí sim vai ser implantado o CAR”, explicou.

“Assim que o sistema estiver aberto para o registro, o Ministério dará prazo de dois anos para fazer este cadastro. Feito o fechamento do SICAR, que é o que está sendo feito em alguns estados, implanta-se o CAR”, acrescentou.

O parlamentar orienta os produtores a aguardarem a implantação do SICAR e a buscarem informações no sindicato rural, nas prefeituras e nas federações para fazer o preenchimento correto no sistema.

“Quem precisa fazer urgentemente que procure o Sindicato, a Cooperativa, prefeituras, Emater ou outros técnicos privados que poderão fazer este cadastro”, finalizou.

Fonte: olhardireto.com.br