O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as oportunidades atuais.

Empregos

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por profissionais graduados em engenharia civil, geografia, ciência da computação ou áreas afins. Além disso, é necessário sólidos conhecimentos em sistemas de coordenadas e projeções; domínio de técnicas de edição vetorial, validação topológica, cartografia temática e análise espacial; e domínio nas ferramentas de geoprocessamento ArcGIS/ArcInfo. Ainda, é desejável conhecimento em extensões espaciais de banco de dados geográficos (Oracle Spatial, SQLServer, PostGIS), linguagem SQL, gestão de sistemas rodoviários e métodos de referenciamento linear.
Empresa: Softplan
Local: Florianópolis (SC)
Contato: Interessados que atendam aos requisitos citados acima devem cadastrar currículo no site www.softplan.com.br/talentos.

Cargo: Técnico em Regularização, Cadastro e Mapeamento Fundiário. De acordo com a empresa, esta vaga será preenchida por profissionais que possuem ensino superior em agronomia. Além disso, é necessário conhecimentos em geoprocessamento, cadastramento de imóveis, legislação ambiental e laudo de avaliação, conhecimentos básicos nos softwares ArcGIS 10.0 e AutoCAD e conhecimento do novo código florestal – Lei 12.651, 3° Norma do Incra para georreferenciamento de imóveis rurais. O contratado irá atuar com cadastramento, mapeamento e regularização fundiária para os seguintes trabalhos: georreferenciamento de imóveis Rurais (Normas Incra), CAR (Cadastro Ambiental Rural – Reserva Legal e APP). O horário de trabalho será de segunda a quinta, das 8h às 18h e as sextas, das 8h às 17h com 1 hora de almoço.
Empresa: Consultgel
Local: Itatiba (SP)
Contato: A empresa oferece salário, vale alimentação, refeição e transporte, seguro de vida, e plano de saúde e odontológico. Esta vaga já foi preenchida. A Consultgel agradece a todos que participaram do processo seletivo.

Cargo: Gerente de Vendas. Segundo a empresa, para concorrer a esta vaga, interessados devem possuir ensino superior completo em engenharia ou tecnologia da informação ou cartografia ou agronomia ou agrimensura ou geografia ou áreas afins. Além disso, é neessário experiência na comercialização de tecnologias Esri, ter atuado nas áreas de infraestrutura, engenharia e utilities, disponibilidade para viagens e inglês avançado. É desejável experiência em vendas no ramo de geotecnologias e tecnologia da informação, habilidade de negociação, elaboração de propostas técnicas e comerciais, definição de arquitetura de soluções em geotecnologia, capacidade de interagir diretamente com o cliente e identificar as vantagens dos sistemas e soluções da Neogeo para o cliente. O contratado atuará como Vendedor/Analista de Negócios Neogeo, comercializando tecnologias Esri e sistema geodominus.
Empresa: Avanti Prima
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados, contendo os pré-requisitos solicitados, devem cadastrar currículo no site da Avanti Prima, no link “Trabalhe Conosco”, diretamente na vaga em questão.

Cargos:
1) Pesquisador. Segundo a empresa, para concorrer a esta vaga, os profissionais devem possuir formação em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após graduação ou título de mestrado na área de TI.  Além disso, é necessário experiência comprovada em processamento de imagens e programação paralela em ao menos um dos ambientes a seguir: threads, GPGPU, MPI ou PVM. É desejável experiência no desenvolvimento de plug-ins para os sistemas ENVI e Erdas. O contratado atuará em projeto de pesquisa em computação de alto desempenho utilizando processamento paralelo em placas gráficas. A remuneração é de 5.908,80 reais (bolsa nível TT-5 Fapesp) – sem vínculo empregatício e dedicação de 40 horas semanais. Nome da vaga: GPU TT-5
2) Programador. Esta vaga será preenchida por profissinais com formação em Tecnologia de Informação (TI), com dois anos de experiência após graduação ou título de mestrado na área de TI. Os requisitos desejáveis são: conhecimento nas áreas de processamento de imagens; programação paralela (threads, GPGPU, MPI, PVM), algoritmos, profiling, desenvolvimento de plug-ins para os sistemas ENVI e Erdas. O profissinal apoiará no desenvolvimento de projeto de pesquisa em computação de alto desempenho utilizando processamento paralelo em placas gráficas. A remuneração é de 2.488,20 reais (bolsa nível TT-4 Fapesp), com possibilidade de complementação em função da experiência do candidato, sem vínculo empregatício e dedicação de 40 horas semanais. Nome da vaga: GPU TT-4
Empresa: AMS Kepler
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Ambas as vagas exigem domínio da língua inglesa (escrita e leitura) e experiência comprovada em programação C e C++. Interessados devem enviar currículo, com o nome da vaga no assunto, para amsk@amskepler.com.

Cargo: Diretor Technical Baseline para o Programa de Especificações OGC. Segundo a companhia, os candidatos devem possuir mestrado ou doutorado, conhecimento nos padrões OGC, excelentes habilidades comunicativas, interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, é necessário demonstrar experiência técnica em projetos de desenvolvimento de software, engenharia e documentação. O Diretor Technical Baseline será responsável por garantir direção, constante e coerente, dos padrões OGG e de documentações relacionadas.
Instituição: Open Geospatial Consortium (OGC)
Local: Não especificado
Contato: Interessados devem realizar candidatura até o dia 7 de março. Para mais informações clique aqui.

Cargo: Analista Junior/Pleno em Geoprocessamento (Mapinfo) e Trainee em Geoprocessamento. Segundo a empresa, para concorrer a estas vagas, interessados devem possuir ensino superior completo em engenharia ou tecnologia da informação ou cartografia ou agronomia ou agrimensura ou geografia ou áreas afins. Além disso, é necessário sólidos conhecimentos em sistemas de coordenadas e projeções; domínio de técnicas de edição vetorial, validação topológica, cartografia temática e análise espacial; e domínio nas ferramentas de geoprocessamento ArcGIS/ArcInfo. Ainda, é desejável conhecimento em extensões espaciais de banco de dados geográficos (Oracle Spatial, SQLServer, PostGIS), linguagem SQL, gestão de sistemas rodoviários e métodos de referenciamento linear.
Empresa: GisTarget Geomarketing
Local: Campo Belo (SP)
Contato:  Interessados devem enviar currículo para contato@gistarget.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: Contratação de 100 profissionais de níveis médio e superior, além de 1.132 oportunidades para Cadastro Reserva (CR). De acordo com o edital, as vagas para nível médio estão distribuídas entre os segintes cargos: Técnicos de: Exploração de Petróleo Júnior – Geodésia (1 + 12 CR), Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior (5 + 60 CR), Logística de Transporte Júnior – Controle (4 + 48 CR), Manutenção Júnior – Mecânica (1 + 12 CR), Operação Júnior (57 + 616 CR), Projetos, Construção e Montagem Júnior – Edificações (1 + 12 CR), Projetos, Construção e Montagem Júnior – Mecânica (4 + 48 CR), Segurança Júnior (10 + 120 CR), e de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Administração (6 + 72 CR). Já as oportunidades para nível superior são para Engenheiro de Meio Ambiente Júnior (2 + 24 CR); Engenheiro de Produção Júnior (2 + 24 CR); e Médico do Trabalho Júnior (7 + 84 CR).
Instituição: Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras
Locais: Os testes serão aplicados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Macaé (RJ), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus do Sul (PR), e São Paulo (SP).
Contato: As inscrições devem ser efetuadas de 24 de fevereiro de 2014 a 17 de março de 2014, exclusivamente pelo site www.cesgranrio.org.br, com o recolhimento de taxas nos valores de 40 ou 58 reais, conforme a função pretendida.  Para mais informações, clique aqui e acesse a publicação no Diário Oficial da União.

Cargo: Geógrafo
Instituição: Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas
Local: Alvorada de Minas (MG)
Contato: As inscrições poderão ser efetuadas via internet, através do site www.rvcon.com.br. no período de 10 de março de 2014 até às 24 horas do dia 10 de abril de 2014.

Cargo: Professor Adjunto nas áreas de Geoprocessamento, Geomorfologia Continental e Geomorfologia do Quaternário. Segundo consta o edital, os candidatos devem possuir título de Geografia ou Geografia Física ou Geografia Humana ou Geologia ou Geociências ou Ciências Cartográficas ou Sensoriamento Remoto ou Ciência Ambiental ou Meio Ambiente ou Planejamento Ambiental.
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições estão abertas abertas até o 21 de fevereiro de 2014. Para mais informações, clique aqui para ter acesso ao edital completo.

Cargo:Professor assistente doutor. O docente atuará no conjunto de disciplinas “Pedologia”, “Manejo e Conservação dos Solos”, “Pedologia e Mapeamento Agroecológico” e “Trabalho de Formatura”, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e com remuneração mensal de R$ 9.184,94. Os candidatos devem ser graduados em Geologia, Engenharia Ambiental, Agronomia, Ecologia ou áreas afins e ter, no mínimo, título de doutor em áreas relacionadas com as disciplinas objeto do concurso. O concurso constará de provas de títulos, didática e escrita. A prova de títulos terá peso maior (peso 2) e julgará o currículo vitae do candidato, considerando as atividades de formação didática e científica dos últimos cinco anos. A prova didática e a escrita serão baseadas em um tema a ser sorteado e ambas terão o mesmo peso na avaliação final (peso 1). Definições de solo e Pedologia, mapeamento geológico, erosão dos solos e fisiografia e fisiologia da paisagem estão entre os temas do programa do concurso.
Instituição:  Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Rio Claro (SP)
Contato: As inscrições são recebidas até 28 de fevereiro na Seção Técnica de Comunicações do instituto, localizado na Avenida 24-A, 1515, em Rio Claro (SP). Para mais informações, o edital está disponível em: www.rc.unesp.br/concursos/editais/edital_16-2014(c615).pdf

Cargo: Técnico em Geoprocessamento e Geocartografia.
Instituição: Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Local: Palmas (TO)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 23 de fevereiro. Para mais informações e inscrições clique aqui.

Cargo: Professor do magistério superior de Geografia Física. Segundo o edital, para concorrer a esta vaga os profissionais devem ter graduação em geografia e doutorado em geografia ou em áreas correlatas.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Local: Natal (RN)
Contato: A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir do dia 03 de fevereiro de 2014 até às 23h59 do dia 21 de fevereiro de 2014, observando o horário local de Natal. Para mais informações clique aqui.

Cargo: Professor Adjunto A – Nível I, da carreira do Magistério Superior na área de Geoinformática Aplicada ao Planejamento Territorial.
Instituição: Fundação Universidade Federal do ABC
Local: São Bernardo do Campo (SP)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 30 de março. Para mais informações, clique aqui e acesse o edital.

Cargos:
1) Nível fundamental: auxiliar de laboratório (66 + 4 PNE*);
2) Nível médio/técnico: agente de atividades agropecuárias (47 + 3 PNE), agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (95 + 5 PNE), técnico de laboratório (174 + 10 PNE), agente administrativo (104 + 6 PNE) e técnico em contabilidade (4 + 1 PNE).
3) Nível superior: geógrafo (3), engenheiro agrônomo (76 + 4 PNE), farmacêutico (12 + 1 PNE), químico (20 + 2 PNE), veterinário (104 + 6 PNE), zootecnista (6 + 1 PNE), administrador (23 + 2 PNE), bibliotecário (2), contador (5 + 1 PNE), economista (4), engenheiro (3) e psicólogo (2). *Portador de Necessidades Especiais
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Local: As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Mapa nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Contato: Os interessados devem realizar inscrição entre os dias 3 de fevereiro e 6 de março, pelo endereço eletrônico www.consulplan.net, com taxas de 38,50 reais, 50 reais e 71 reais, de acordo com o cargo. Para mais informações o edital de abertura pode ser acessado aqui.

Cargo: Professor do magistério superior de Geografia Física. Para concorrer a esta oportunidade, interessados devem possuir doutorado em geografia física ou áreas afins.
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Local: João Pessoa (PB)
Contato: As inscrições estarão abertas entre os dias 10 de fevereiro e 14 de março. Para mais informações, clique aqui.

Estágios

Cargo: Estagiário de geoprocessamento. Segundo a instituição, esta vaga será preenchida por estudante que esteja cursando engenharia florestal, geografia, ciências biológicas, engenharia agrícola ou qualquer outro curso de cunho ambiental. Além disso, é necessário possuir os seguintes conhecimentos nos softwares ArcMAP, ArcCatalog, Google Earth, BaseCamp, pacote Office e aparelhos de posicionamento global (GPS). Será considerado diferencial: experiencias prévias com Organizações Não Governamentais (ONGs) e orgãos ambientais (ICMBIO, INEA,  Secretárias de meio ambiente e Unidades de Conservação). O contratado auxiliará no planejamento ambiental, por meio das ferramentas de sistemas de informações geográficas (GIS) e elaborar mapas temáticos. A posição conta com bolsa auxílio, vale transporte e refeição.
Instituição: Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Esta vaga já foi preenchida. O ITPA agradece à todos que participaram do processo seletivo.

Cargo: Estagiário em Geoprocessamento. Segundo a empresa, para participar do processo de seleção, os interessados devem estar cursando Bacharelado em Geografia entre o 5º e o 7º semestre; possuir conhecimentos prévios no manuseio dos softwares ArcGIS, QGIS, Excel e Word. É desejável que o candidato tenha experiência nas seguintes atividades que irá desenvolver: criação, edição, padronização, manipulação e organização dos arquivos no banco de dados geográfico, elaboração de mapas temáticos em ambiente SIG e exportação para PDF e JPEG. Será considerado um diferencial possuir conhecimento intermediário ou avançado em ArcGIS, Excel, Word, bem como vivência em empresa de consultoria ambiental. Além disso, o candidato deve ter habilidade para trabalhar em equipe, ser dinâmico, proativo, organizado e ter responsabilidade quanto a prazos e qualidade técnica. A contratação será imediata e a remuneração é a combinar. Esta oportunidade conta com benefícios de bolsa auxílio, vale-alimentação e transporte.
Empresa: TRM Ambiental
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo pela aba contato do site da empresa. Descrever no campo Área de Interesse “Estágio em Geoprocessamento”.

Oportunidades

Licitação: Contratação de empresas especializadas na revisão e correção de mapa de cobertura vegetal e uso do solo, elaborado a partir do mosaico de imagens RapidEye de 2011 com resolução espacial de 5 m, em escala de mapeamento de 1:10.000.Mais informações estão disponíveis nos TDRs abaixo:
Revisão e correção de mapas de cobertura vegetal e uso do solo de Bannach, Ourilândia do Norte e Tucumã.
Revisão e correção de mapa de cobertura vegetal e uso do solo de São Félix do Xingu;
Revisão e correção de mapa de cobertura vegetal e uso do solo de Cumaru do Norte.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Contato: Todas as propostas devem ser encaminhadas para gmallmann@tnc.org até o dia 26 de fevereiro.

Bolsa: Pós-doutorado no âmbito do projeto Salinization and pollutant sources tracing in the Recife Metropolitan Region (RMR) Aquifers. A bolsa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem duração de 12 meses. As inscrições estão abertas até março. As atividades devem se iniciar assim que o posto for preenchido. O bolsista atuará na construção de cenários climáticos futuros para regiões de interesse do projeto e, ainda, no processamento e interpretação dos dados.
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI)
Local: Cachoeira Paulista (SP)
Contato: As isncrições estarão abertas até março de 2014. Mais informações estão disponíveis no edital completo.

Bolsa: Bolsistas para atuarem no projeto de pesquisa sobre mudanças de uso da terra e processos de degradação florestal na Amazônia. São oferecidas três bolsas DTI-A com duração de 12 meses, podendo ser renovadas. As atividades serão desenvolvidas no Grupo de Pesquisas e Inovações Geoespaciais.
Instituição: Embrapa Monitoramento por Satélite[
Local: Campinas (SP)
Contato: Todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site www.cnpm.embrapa.br/estagio. As inscrições serão feitas até o dia 28 de fevereiro de 2014, via e-mail cnpm.supsgp@embrapa.br.

Bolsa: Bolsa de estudos no valor de 30 mil dólares para quem enviar a melhor proposta tecnológica que melhore a mobilidade urbana. O Call to Innovation é o concurso cultural criado pela FIAP em parceria com a Singularity University (SU) para promover a cultura empreendedora em todos os cantos do país. Ele é aberto aos brasileiros e/ou naturalizados; residentes no território nacional; com idade mínima de 18 (dezoito) anos; que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino superior, graduados e pós-graduados; e desejam tornar realidade seus projetos de melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Instituição: Agência Espacial Americana (Nasa)
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar prosposta até o dia 16 de março de 2014. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site http://www3.fiap.com.br/calltoinnovation/


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção de verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!