Consórcio Geoespacial Aberto oferece treinamento e associação gratuíta, além de bônus para empresas latino-americanas

Somos gratos à MundoGEO por oferecer ao Open Geospatial Consortium (OGC, na sigla em inglês) a oportunidade de chegar aos seus leitores através de um artigo bimestral. Este é o primeiro dos artigos OGC na revista MundoGEO.

Uma região do mundo com uma economia em desenvolvimento e uma necessidade urgente de construir infraestrutura física, a América Latina tem muito a ganhar com um esforço conjunto para melhorar a capacidade de compartilhar informações geográficas. Se fosse mais fácil se comunicar, combinar e analisar informações espaciais desenvolvidas e utilizadas por planejadores, empresas de engenharia civil, empresas de imagem de satélite, funcionários da saúde pública, etc., todos seriam beneficiados. Ambos, órgãos públicos e empresas privadas, quase que imediatamente poderiam se tornar mais eficientes, mais rentáveis e melhorar a tomada de decisão.
Consórcio Geoespacial Aberto oferece treinamento e associação gratuíta, além de bônus para empresas latino-americanas

Uma “Infraestrutura de Dados Espaciais” exige muito mais do que Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Também requer acordos entre parceiros de compartilhamento de dados, e que incluam um acordo sobre normas técnicas. Ao tornarem-se membros da OGC, instituições internacionais sem fins lucrativos, usuários e fornecedores de tecnologias geoespaciais se tornam parte da organização líder mundial em padrões geoespaciais. O OGC, ao longo de 20 anos, desenvolveu um processo aberto e neutro, feito de forma consensual, projetado para desenvolver e promover padrões de interface de software e de codificação de dados. Os softwares OGC são gratuitos e abertos.

O OGC une usuários de tecnologia geoespacial e fornecedores na realização de testes, projetos-piloto e experiências de interoperabilidade, bem como em grupos de trabalho de padrões. Nessas atividades, os associados podem conhecer e conversar com outros membros da indústria, governos e academia, além de pessoas de todo o mundo que estão focadas em problemas semelhantes. Não há melhor maneira de se manter atualizados sobre temas como redes de sensores, compartilhamento de dados geoespaciais em modelagem e simulação, dados de localização em realidade aumentada, ou ainda manter um banco de dados espacial sempre atualizado, quando milhares de usuários estão fornecendo atualizações de dispositivos móveis que são intermitentemente ligados à internet. O OGC é um centro dinâmico de atividades onde novos desenvolvimentos em tecnologia da informação se transformam em novos produtos geoespaciais.

Nós convidamos você a aprender mais através da participação em um curso de capacitação, com duração de um dia, a ser realizado no dia 8 maio, durante a conferência MundoGEO#Connect Latin-America 2014. O treinamento será em português e será liderado por Luis Bermudez, diretor do Programa de Conformidade OGC. Saiba mais em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/cursos.

  Trevor Taylor
Director, Member Services-Americas and Asia
ttaylor@opengeospatial.org