Concurso público do Exército Brasileiro é destaque no resumo desta semana

O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geotecnologia. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as mais recentes oportunidades.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: Analista de Geoprocessamento – Sênior e Pleno (19), Gestor de Projetos Sênior (1), Coordenação de Projeto de Banco de Dados Geoespaciais e Cadastro Imobiliário (1), Liderança de Projetos de Tecnologia da Informação Geográfica (1), Arquitetura de Sistemas de Informação Geográfica (1), Administração de Banco de Dados Geoespaciais (1), Manutenção da infraestrutura de Sistemas de Informação Geográfica (1), Implementação de Sistemas de Informação Geográfica (8), Análise de Requisitos (1), Teste de Sistemas de Informação Geográfica (4), Documentação de Sistemas de Informação Geográfica (2), Web Designer Pleno (1), Elaboração de Interfaces (1), Engenheiro Cartógrafo (2), Modelagem do Banco de Dados Geoespaciais e Produção Cartográfica (2), Engenheiro Agrimensor (2), Apoio de campo, levantamentos topográficos (2), Técnico de Geoprocessamento (7), Produção Cartográfica (7), Levantamentos e análises (3).
Instituição:
Exército Brasileiro (DEC)
Local:
Brasília (DF)
Contato:
As inscrições deverão ser postadas no período de 30 de maio a 13 de junho de 2014. Para mais informações o edital está disponível aqui.

Cargos:
1) Professor da Carreira do Magistério Superior na área de Geografia Humana. Requisitos: Doutorado em Geografia humana com graduação em Geografia;
2) Professor da Carreira do Magistério Superior na área de Geografia Física e Geotecnologias. Requisitos: Doutorado em Geografia ou Cartografia ou Engenharia Cartográfica com Graduação em Geografia;
Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Local: Belém (PA)
Contato: As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém (PA), no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br, no período compreendido entre as 12 h do dia 8/4 as 18 h do dia 2/6. Para mais informações clique aqui.

Cargos: Engenheiro Cartógrafo, Geógrafo, Engenheiro Ambiental, Topógrafo, Técnico em Meio Ambiente, Arquiteto, entre outros.
Instituição: Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves (MG)
Local: Ribeirão das Neves (MG)
Contato: As inscrições deverão ser efetuadas via internet, das 9h do dia 10 de julho às 20h do dia 11 de agosto de 2014, através do site http://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx.

Empregos

Cargo: Engenheiro Cartógrafo ou Agrimensor (2). O candidato deve se sentir apto a realizar as seguintes atividades: definir requisitos e metodologia para levantamentos; executar o controle de qualidade; apoiar na negociação com fornecedores e na administração de aquisições de serviços topográficos; orientar a elaboração de plantas e cálculos de volume; realizar e coordenar o levantamento e o processamento com receptor GNSS, estação total ou nível; e participar ativamente de reuniões com gerentes e clientes. Requisitos: Inscrição no Crea; Quatro anos de experiência prática de campo;
Conhecimentos e experiência com normas técnicas da área (NBR 13133, NTGIR); Experiência com Autodesk Civil 3D; Experiência com softwares de topografia e processamento GNSS; Disponibilidade para viagens; Leitura em inglês técnico; Morar na Região Metropolitana do Recife. Desejável: Inscrição no Incra; Conhecimentos em fotogrametria, tecnologia LIDAR, cadastro técnico, registro de imóveis, georreferenciamento padrão Incra, sensoriamento remoto e SIG; Conhecimentos nos softwares Topograph,GNSS Solutions, ArcGIS; Fluência em inglês e espanhol.
Empresa: Projetec
Local: Recife (PE)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para gteixeira@projetecnet.com.br com o assunto: “Currículo para Cartógrafo”.

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Para ocupar esta vaga, é desejável que o candidato tenha experiência em projetos na área geoprocessamento e SIG. O profissional selecionado será responsável por realizar aquisição de dados espaciais por meio do sensoriamento remoto e de outras fontes (primárias e secundárias), análises espaciais e elaboração mapas temáticos; será responsável por tomar decisões com a finalidade de corrigir, e principalmente, prevenir possíveis erros. Requisitos: Plataforma ArcGIS, AutoCAD Map ou Civil 3D, Leitura em inglês técnico e MS Excel. É considerado diferencial: Fluência em inglês, espanhol; Experiência com IDE; Bancos de dados Geodatabase, PostGIS; Levantamentos topográfico e geodésico; desenvolvimento de SIG para web, I3GEO, MapServer, programação (pyton, .NET, php, javascript); Quantum GIS, gvSIG; Conhecimento em software de processamento de dados de estação total; Conhecimento em software de processamento GNSS
Adobe Illustrator; Normas e padrões ET-EDGV, Perfil MGB, NBR 13.133, NTGIR; Conhecimentos em fotogrametria, tecnologia LIDAR, cadastro técnico, sensoriamento remoto e SIG. A remuneração para analista pleno é R$ 3.700,00, podendo ser ajustada de acordo com a experiência do candidato.
Empresa: Projetec
Local: Recife (PE)
Contato: Interessados devem enviar currículo para gteixeira@projetecnet.com.br no assunto do e-mail informar currículo para analista de geoprocessamento.

Cargo: Coordenador Técnico – Projetos de Implantação de Linhas de Transmissão de Energia. Os requisitos para esta oportunidade são: ensino Superior Completo em Engenharia Cartográfica, Civil ou Elétrica; gestão de pessoas; conhecimentos intermediários em Word e Excel, MS Project e AutoCAD; amplos conhecimentos em normas técnicas aplicáveis para projetos de implantação de linhas de transmissão de energia elétrica e engenharia cartográfica, para utilização de mapeamento digital de alta precisão, desenvolvendo atividades como estudo de traçado, elaboração de peças técnicas (planta e perfis, plantas de cadastro de imóveis e codificação de dados para PLSCADD); experiência na área; disponibilidade para viagens.
Empresa: Não informado
Local: Não Informado
Contato: Os interessados enviar currículo para rec.selecao@outlook.com.

Cargo: Coordenador de Projetos de Geotecnologias. De acordo com a empresa, para concorrer a esta vaga é necessário ter curso superior completo em Geografia, Engenharia Cartográfica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental ou Administração de Empresas; experiência mínima de 2 anos em coordenação e gestão de projetos na área de geoprocessamento; conhecimentos avançados em softwares de geoprocessamento, particularmente o ArcGIS; conhecimentos das práticas de PMbook; conhecimento avançados nas ferramentas de gestão, pacote Office, MS – Project, etc;  habilidades para gerir pessoas e equipes de alto desempenho. Além disso, é desejável capacidade para propor soluções de geotecnologias de forma integrada; facilidade de comunicação oral e escrita; perfil motivador; bons conhecimentos de Inglês (escrita e oral) e disponibilidade para viagens eventuais. O contratado será responsável por coordenar, planejar e executar todas as etapas de um projeto; efetuar a gestão de projetos de engenharia, com ênfase no atendimento de prazos, custos e qualidade acordados; apoiar tecnicamente a área de Negócios da empresa na Elaboração de propostas comerciais; e promover o desenvolvimento técnico da equipe. A empresa oferece remuneração compatível, bônus por atingimento de metas, seguro de vida, plano médico (regime de co-participação), plano odontológico, auxílio refeição, transporte e outros benefícios.
Empresa: Geoambiente Sensoriamento Remoto Ltda
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os interessados deverão enviar currículo para trabalhenageo@geoambiente.com.br informando o nome da vaga e pretensões salariais.

Cargos:
1) Analista SIG Pleno. O candidato para esta vaga deverá ter formação em Geoprocessamento, Engenharia Cartográfica, Geografia ou áreas afins.  As competências para o cargo deverão compreender a manipulação de softwares de SIG tais como ArcGIS for Desktop, Quantum GIS, gvSIG e Grass. O contratado desempenhará atividades que vão desde a elaboração de mapas e cartas à execução de análises espaciais complexas. Automatização de processos, domínio de linguagens de programação e Banco de Dados Espaciais, serão considerados como diferenciais.
2) Analista SIG Júnior. De acordo com a empresa, para esta vaga, o candidato deverá ter habilidades comprovadas em softwares de SIG (ArcGIS for Desktop, Quantum GIS, gvSIG, Grass, entre outros) independentemente de sua formação. O contratado trabalhará com vetorização de dados, tratamento digital de imagens, análises espaciais, confecção e plotagem de mapas e cartas e atividades correlatas.
Empresa: Engeconsult Consultores Técnicos Ltda
Local: Recife (PE)
Contato: O salário para ambas as vagas são a combinar. Interessados devem enviar e-mail para marcelo.xavier@engeconsult.com.br.

Cargo:Graduado em geografia, geoprocessamento, geologia, análise de sistemas ou afins. De acordo com a empresa, é necessário conhecimentos em SIG e banco de dados geográficos, banco de dados geológicos, cartografia digital, pelo menos 1 ano de experiência profissional, domínio de software e extensões da família Esri, Global Mapper e conhecimentos em PostGIS, SQL. Ainda, é desejável conhecimento em meio ambiente, geologia e experiência em projetos de pesquisa mineral. O profissional irá atuar na implantação de SIGWeb, gestão de banco de dados e da informação, geoprocessamento, dados ambientais. O salário é de R$ 3.000,00 e a empresa oferece plano de saúde, transporte e alimentação.
Empresa: Asperbras
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para selecaobdgeomineral@gmail.com aos cuidados de Christian Vitorino.

Cargo: Engenheiro Cartógrafo. Esta vaga será preenchida por profissional com formação em Engenharia Cartográfica. O contratado será responsável pela interpretação cartográfica para análise de investimentos em E&P, suporte à análise de portfólio e organização de bases de dados geoposicionais. De acordo com a companhia, é necessário possuir os seguintes conhecimentos: inglês avançado; análise e interpretação de imagens de sensores remotos, dados geofísicos e geológicos; produção de mapas, representação cartográfica de informação logística aplicada a E&P e meio ambiente; validação cartográfica, criação de bases de dados e análise de controle de qualidade de dados geoposicionais; supervisão e organização de dados geodésicos e planejamento de aquisição de dados sísmicos e geológicos; geração e análise de dados espaciais para licenciamento ambiental, Agências Reguladoras (ANP, outras) e demais instituições que disponibilizem ou demandem dados de E&P; planejamento de workflow de dados geoposicionais e padronização de bancos de dados para avaliação de oportunidade de negócios e ativos de E&P. Além disso, é desejável nível avançado em ArcGIS ou similar; básico em Análise de Projetos de E&P;e Experiência de trabalho com profissionais de geociências; domínio de Microsoft Office ou similar.
Empresa: Swift Worldwide Resources
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para alexsandra.batista@swiftwwr.com, como assunto usar o nome da vaga.

Cargo: Geólogo. O contratado será responsável pela interpretação geológica para caracterização de prospectos, campos em desenvolvimento, análise de investimentos em E&P e análise de portfólio. De acordo com a companhia, esta vaga será ocupada por profissionais Geólogos ou equivalente. Além disso, é necessário possuir os seguintes conhecimentos: carregamento e transferência de dados entre plataformas de interpretação geológica; análise geológica para suporte a exploração e produção; acompanhamento de perfuração, avaliação de resultados de testes e amostragem em poços perfurados; análise de dados geológicos para avaliação de novas oportunidades; caracterização de reservatórios e avaliação petrofísica; organização de dados de geologia e reservatórios em bases de dados especializadas; suporte geológico para análises de oportunidades de negócios. Definição de riscos, recursos potenciais e suas incertezas, potencial de desenvolvimento e produção; análise e inventário de potenciais reservas e riscos de plays e prospectos; indicadores econômicos preliminares. Ainda, é desejável nível avançado em Petrel, Kingdom ou similar; nível intermediário em ArcGIS ou similar; simulação Monte Carlo para Avaliação de Prospectos; domínio de Microsoft Office ou similar; e inglês avançado.
Empresa: Swift Worldwide Resources
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para thais.saraiva@swiftwwr.com, como assunto usar o nome da vaga.

Cargo: Geofísico Sênior. O profissional será responsável pela interpretação geofísica para caracterização de prospectos, campos em desenvolvimento, análise de investimentos em E&P e análise de portfólio. Segundo a Swift, esta oportunidade será preenchida por Geofísico, Geólogo ou equivalente. Além disso, é necessário ter conhecimentos no carregamento e transferência de dados entre plataformas de interpretação sísmica; mapeamento sísmico estrutural e estratigráfico 2D e 3D; geração de atributos sísmicos de fase, coerência, amplitude, etc; conversão tempo-profundidade e geração de mapas de contorno estrutural, isócronas, falhas, velocidades, amplitudes e fácies sísmicas; interpretação sísmica de arcabouço estratigráfico e estrutural, mapeamento de reservatórios e caracterização de trapas estruturais, estratigráficas e combinadas; caracterização de leads e prospectos e quantificação volumétrica e risco; suporte geofísico para análises de oportunidades de negócios. Definição de riscos, recursos potenciais e suas incertezas, potencial de desenvolvimento e produção; análise e inventário de potenciais reservas e riscos de plays e prospectos; indicadores econômicos preliminares. Ainda, é desejável nível avançado em Petrel, Kingdom ou similar; nível intermediário em ArcGIS ou similar; simulação Monte Carlo para Avaliação de Prospectos; domínio de Microsoft Office ou similar; e inglês avançado.
Empresa: Swift Worldwide Resources
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para olivia.menezes@swiftwwr.com, como assunto usar o nome da vaga.

Cargo: Técnico em Processamento. De acordo com a empresa, esta vaga será preenchida por profissional com nível técnico ou superior completo nas áreas de agrimensura ou afins. É importante também que o profissional tenha perfil de liderança, seja comunicativo, dinâmico, organizado e que goste de trabalhar em equipe. Além disso, é indispensável que o candidato tenha domínio em AutoCAD, DataGeosis, Topograph, e noções básicas em ArcGIS e/ou Quantum GIS. O contratato será responsável por processar dados topográficos (GPS geodésico, estação total, imagens de satélites), montar processos de georreferenciamento, gerar mapas topográficos e memoriais descritivos, gerar mapas temáticos utilizando ferramentas GIS e conferir e checar dados enviados por equipes de campo.
Empresa: MasterGeo Engenharia
Local: Divinópolis (MG)
Contato: O salário é a combinar. Interessados devem enviar currículo, com pretensão salarial, para qualidade@magalhaeschaves.com.bre no assunto do e-mail escrever “Currículo p/ vaga no Processamento”.

Cargo: Geógrafo. Para se candidatar a esta vaga, o interessado deve possuir bacharel em Geografia, experiência de no mínimo 2 anos em cartografia digital, sensoriamento remoto, geoprocessamento nas plataformas ArcGIS e AutoCAD. Além disso, é desejável conhecimento em projetos de eólica e solar e no programa Global Mapper e habilidade para trabalhar em equipe. De acordo com a empresa, o contratado será responsável pelo banco de dados geográfico, elaboração de bases cartográficas, mapas temáticos, memoriais descritivos, estudos técnicos, auxílio ao licenciamento ambiental, regularização fundiária e na elaboração de cenários estratégicos.
Empresa: Bioenergy Geradora de Energia
Local: São Paulo (SP)
Contato: Esta oportunidade conta com vale transporte, vale combustível, plano de saúde e odontológico, seguro de vida e auxílio-creche. A remuneração é a combinar. Interessados devem enviar currículo para pedro@bioenergy.com.br.

Cargo: Técnico de Projetos (Mapeamento e GIS). Para ocupar esta vaga, é necessário ter ensino superior completo e/ou incompleto em Engenharia ou Geografia. É exigido ter experiência em projetos na área de mapeamento e GIS e conhecimentos em Topografia, mapeamento e GIS. O profissional selecionado será responsável por planejar a execução dos projetos e pelo monitoramento e controle de prazo, qualidade de acordo com os padrões definidos pela organização, a fim de assegurar os requisitos propostos. Ainda, através do acompanhamento constante, será responsável por tomar decisões com a finalidade de corrigir, e principalmente, prevenir possíveis erros.
Empresa: SG
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: A empresa oferece vale refeição e vale transporte. Interessados devem enviar currículo para gustavo@sgeoinfo.com.br.

Cargo: Gerente de projetos na área de cartografia. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por engenheiro agrimensor, tecnólogo em geoprocessamento, engenheiro agrônomo, engenheiro cartógrafo ou geógrafo. Além disso, é desejável pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e inglês intermediário. O contratado será responsável por manter-se atualizado nas melhores práticas de execução de projetos e nas tendências de mercado; atuar nas demandas comerciais na elaboração das propostas técnicas; garantir o resultado financeiro dos projetos; participar das decisões comerciais em relação a otimização dos preços nas propostas comerciais; Atuar na prospecção de negócios para a empresa; atender ao cliente com celeridade nas demandas referentes aos contratos. Esta oportunidade conta com vale alimentação, vale transporte e plano de saúde (regime de co-participação).
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados na oportunidade devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br.

Cargo: Três vagas para Analista de Campo I. O cargo de Analista de Campo I participa na criação de mapas dentro de uma área geográfica definida. O profissional selecionado será responsável por: planejar, programar e executar as atividades de campo de coleta de dados; participar no planejamento e fornecimento de conteúdos para os mapas; assegurar uma representação exata do banco de dados em uma área geográfica definida; conduzir testes em bancos de dados; realizar atualizações de geocodificação; participar de projetos para melhorar a criação de mapa; entre outras atividades. Qualificações necessárias: Bacharel em GIS / Geografia, Geociências, Tecnologia ou áreas afins;
Experiência em GIS e softwares de geo; Habilidades de comunicação verbal e escrita e fluência nos idiomas inglês e português; Capacidade de orientação espacial (para aplicação de mapas para o “mundo real” por exemplo); Habilidade para viajar com frequência e por longos períodos de tempo. A companhia oferece um local de trabalho desafiador e onde é possível conviver com evoluções tecnológicas, além de poder trabalhar em uma grande equipe internacional e formada por especialistas, e ver a sua contribuição sendo usada por milhões de usuários.
Companhia: HERE
Locais: As oportunidades são para atuação em (1) Porto Alegre (RS) e (2) Recife (PE)
Contato: Interessados que atendam os requisitos devem enviar currículo para recruitmentlatam@here.com, se apresentando em inglês ou espanhol. Mais informações pelo +52 477 7197070, e a apresentação também deve ser feita em inglês ou espanhol.

Cargo: Suporte Técnico de Vendas na área Geoespaciais.  O candidato selecionado irá residir no Brasil e viajar para fora de acordo com a necessidades dos negócios. O engenheiro de vendas é a principal ponte para o contato direto entre os canais comercial e de vendas da companhia. O contratado atuará em conjunto com a equipe de vendas como o conselheiro técnico dos produtos, e atuará diretamente com o cliente final e potencial e também parceiros. De acordo com a DigitalGlobe, o candidato deve ser capaz de articular tecnologias geoespacial e de posicionamento para usuários comerciais e técnicos, usando telefone e também pessoalmente. Os interessados também devem ser capazes de identificar questões técnicas financeiras a fim de garantir a satisfação total do cliente através de todas as fases do processo de vendas, além de fornecer credibilidade técnica ao cliente e possuir habilidades de apresentação, para comunicar-se profissionalmente respondendo e-mails, RFPs e relatórios. As principais responsabilidades incluem: Proporcionar educação e assistência técnica de produtos pré-venda; Desenvolver e fazer apresentações técnicas e demonstrar os produtos e serviços, atendendo as necessidades dos clientes; Interagir diretamente com os clientes e seus técnicos para analisar, compreender e reunir requisitos; Indicar aos clientes o melhor produto e serviço que melhor satisfaçam as suas necessidades; Transmitir requisitos técnicos para as equipes internas da companhia; Trabalhar em colaboração com a equipe para desenvolver novos negócios; Ajudar na concepção e desenvolvimento novos produtos e soluções; Pesquisas novos clientes e oportunidades que podem se beneficiar de produtos ou serviços da empresa; Ajudar na negociação de encargos, termos e condições contratuais para atender os clientes e necessidades da DigitalGlobe; manter relacionamentos de longo prazo com os clientes; Organizar e facilitar as visitas dos clientes; Gerar propostas de vendas técnicas; Prestar Suporte à clientes e em marketing de eventos; Identificar e ajudar a resolver problemas com contas grandes e estratégicas; Auxiliar na definição de produtos e soluções complexas; Fornecer resumo semanal das atividades. É necessário ter conhecimento especializado de produtos e soluções geoespaciais; excelente capacidade de comunicação;e forte capacidade analítica; habilidades eficazes interpessoal e de negociação; capacidade de trabalhar de forma independente; habilidades efetivas de execução; ter disponibilidade de viagens, por pelo menos 50% de tempo; ser capaz de escrever e falar fluentemente em Espanhol, Inglês e Português. Além disso, é exigido que o candidato tenha bacharelado ou formação em fotogrametria, sensoriamento remoto ou Geodésia; e de 5 a 8 anos de experiência em vendas técnicas.
Empresa: DigitalGlobe
Local: Brasil
Contato: Os interessados devem se comunicar em inglês e enviar currículo também neste idioma para amber.arnold@digitalglobe.com.

Estágios

Cargo: Estágio para estudantes de Geografia e Geologia, a partir do 3º ano. Segundo a empresa, o contratado atuará na participação de projetos de avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental; desenvolvimento de estudos estudos e diagnósticos relacionados ao Meio Físico (Geologia, geotecnia, pedologia, geomorfologia, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, aspectos climáticos e meteorológicos, dentre outros.). O contratado desenvolverá as seguintes atividades: trabalhos de campo relacionados ao diagnóstico ambiental; elaboração de textos para composição de Estudos de Avaliação de Impacto Ambiental. Além disso, é necessário possuir as seguintes competências: boa capacidade de comunicação e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares (geógrafos, geólogos, arquitetos, biólogos, engenheiros, dentre outros) em período parcial (20 ou 30 horas semanais) e possuir  conhecimento das ferramentas do Microsoft Office.
Empresa: WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda
Local: São Paulo (SP)
Contato: Para inscrição ao processo seletivo, basta cadastrar o currículo, preenchendo o campo de área de interesse com ESTÁGIO MEIO FÍSICO, no site http://www.walmambiental.com.br/walm/walm_trabalhe_conosco.htm. As estarão abertas até o dia 31/05.

Cargo: Uma vaga de estágio de Geografia. O estagiário trabalhará no Núcleo de Geoprocessamento. O estagiário contratado irá aprender a utilizar o Mapinfo 10.5 e o GoogleEarth, dentre outros aplicativos da Prefeitura.
Empresa:
Coordenadoria de Análise e Planejamento
Local:  São Paulo (SP)
Contato:
Interessados devem enviar currículo para capsmsu@prefeitura.sp.gov.br e vivianemsantos@prefeitura.sp.gov.br.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Desejável

  • Inscrição no  Incra

  • Conhecimentos em fotogrametria, tecnologia LIDAR, cadastro técnico, registro de imóveis, georreferenciamento padrão Incra, sensoriamento remoto e SIG

  • Conhecimentos nos softwares Topograph,GNSS Solutions, ArcGIS

  • Fluência em inglês e espanhol