Você tem alguma dúvida de que estamos vivendo uma revolução no setor de geotecnologia? Drones, mapas indoor, big data, laser scanner, entre outras tecnologias de ponta estão sendo discutidas pelo cidadão comum, que já interage com a localização como uma commodity.

Segundo a revista britânica Nature, as geotecnologias estão entre os três mercados emergentes mais importantes da atualidade, juntamente com a nanotecnologia e a biotecnologia. E estamos apenas no começo desse ponto de inflexão no mercado de geo.

A MundoGEO tem evoluído junto com o mercado nos últimos 10 anos, sempre atenta às mudanças e ágil na tomada de decisão para a realização de novas iniciativas e alterações de rumo. Em 2005 ainda havia uma divisão entre as revistas InfoGEO e InfoGNSS – pois o geoprocessamento e imagens de satélites eram abordados de forma separada dos levantamentos de campo -, e o portal MundoGEO contava com um informativo semanal. A interação em redes sociais estava apenas começando, sendo que a maioria das trocas de experiências era feita através de listas de discussão por email. Já os eventos eram somente presenciais, sem nenhuma opção de participação online, e a empresa atuava como consultora de um congresso e feira de geotecnologia.

Menos de uma década depois, o panorama é totalmente diferente. Todos os assuntos referentes à geomática e soluções geoespaciais foram agrupados na revista MundoGEO – que é a principal publicação sobre geotecnologia da América Latina, em português e espanhol -, o portal tem um informativo diário – em português, espanhol e inglês – e tem batido recordes de visitação, os seminários online (webinars) – também nos três idiomas – entraram no dia-a-dia dos profissionais e cada vez contam com mais participantes, as redes sociais passaram a ser tanto uma fonte de pautas como um canal de interação com a comunidade e, hoje, a empresa organiza a maior e mais importante feira e conferência de geotecnologia do Hemisfério Sul, o MundoGEO#Connect, além do novo evento MundoGEOXperience.

Ambos os eventos, realizados de 7 a 9 de maio deste ano com mais de 4,5 mil participantes – entre presenciais e online -, foram emblemáticos nesse sentido e evidenciam como a MundoGEO obteve a liderança no setor de mídia e comunicação na região e se posiciona, agora, como um dos principais players globais. ¡Viva la revolución!

EDUARDO FREITAS

Engenheiro Cartógrafo (UFPR) e Técnico em Edificações (UTFPR). Editor do Portal e Revista MundoGEO, Consultor Técnico da Programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Coordenador de Cursos e Pesquisas do Instituto GEOeduc, Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional Paraná (Abec-PR), Tradutor/Revisor do Informativo para América Latina e Caribe da Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) e Tradutor do Informativo para Iberoamérica do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC)