A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) vai oferecer pela primeira vez, em 2015, oito vagas para o Doutorado em População, Território e Políticas Públicas, cujo projeto foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em abril deste ano. Para o Mestrado na mesma área serão 24 vagas. As inscrições gratuitas para o processo seletivo podem ser feitas entre 8 de setembro e 3 de outubro de 2014. O edital já está disponível através deste link.

O processo seletivo compreende a realização de provas escritas de inglês, conhecimentos gerais e conhecimentos básicos de matemática e estatística, que serão realizadas no dia 20 de outubro, além da análise e avaliação da documentação e entrevista oral, previstas para 1 a 3 de dezembro. O resultado final será divulgado em 10 de dezembro.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Ence formam pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.

O programa estrutura-se em torno de duas linhas de pesquisa. A linha População, Território e Condições de Vida estuda a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já a linha Produção de Estatísticas Públicas tem como foco as questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

O curso de Mestrado já titulou mais de 280 mestres e tem duração de 24 meses. A primeira turma de Doutorado terá início em 2015 e o prazo regular de conclusão do curso é de 48 meses. O programa conta com bolsas de estudo (Capes e IBGE), que poderão ser concedidas aos alunos que, além de se dedicarem em tempo integral ao curso, não possuam remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões. A seleção de bolsistas é feita de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo. As bolsas podem ter duração de no máximo 24 meses para discentes de Mestrado e de 48 meses para alunos de Doutorado, contabilizadas outras concessões de mesmo nível.

Mais informações podem ser obtidas na página da Ence, na Secretaria de Pós-Graduação ou na Secretaria da Gerência de Registro e Controle da Escola.

Fonte: IBGE