Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Engenharia com foco em Sistemas de Informações Geográficas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Gabriel Carvalho, há mais de nove anos, atua no mercado de geotecnologias, oferecendo soluções para distintas verticais de negócios como óleo & gás, mineração, governo, segurança pública, entre outras, além de ter trabalhado por mais de seis anos na Sisgraph (Hexagon Group) . Atualmente, é o responsável pela Área de Desenvolvimento de Negócios e Pré Vendas na divisão Google Maps for Work para toda América Latina

Gabriel esclareceu para a MundoGEO algumas questões, como o que diferencia o Google Maps for Work do ArcGIS, cujo principal objetivo da solução Google Maps for Work seria complementar as plataformas GIS existentes nas empresas e permitir que os funcionários que hoje não usam o dado geoespacial no ambiente corporativo possam adotar o mapa como parte integrante das suas análises.

Assim, o fundamento buscado pelo Google é o da democratização do acesso a dados geoespaciais para usuários que não tenham uma formação prévia de GIS, mas que desejam pensar e tomar decisões baseadas em mapa.

Além disso, Gabriel comentou sobre a vantagem de uma solução de geotecnologia na nuvem e a segurança das informações, a estratégia do Google para facilitar o acesso a dados geoespaciais para uso corporativo e a posição adotada a respeito do grande crescimento do mapeamento colaborativo e como isto pode impactar o setor geoespacial, tanto para uso popular como corporativo.

Esta entrevista faz parte da MundoGEO 79, revista que se encontra disponível no Portal MundoGEO. Acesse na íntegra a entrevista Gabriel Carvalho: Google Maps for Work na América Latina.