As inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Embrapa Rondônia, por meio do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) estão abertas. São 16 vagas no curso que visa à formação de profissionais de excelência para atender as demandas crescentes da Amazônia por Inovação Científica e Tecnológica para o desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio. Mais informações no site do PGCA: www.pgca.unir.br.

Podem participar quaisquer pessoas portadoras de Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de curso superior (reconhecido pelo MEC), emitida pela instituição de ensino, nas áreas de ciências ambientais, agrárias, biológicas e afins.

Segundo Jose Roberto Vieira Júnior, pesquisador da Embrapa e vice-coordenador do PGCA, o curso tem como área de concentração o tema Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável e conta com duas linhas de pesquisa: Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico; e Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.

Para o vice-coordenador do mestrado, sustentabilidade é uma das palavras-chaves do curso, pois o foco é adaptar ou desenvolver tecnologias e conhecimento para amenizar os impactos ambientais, possibilitando o uso racional dos recursos naturais da região. “O curso de mestrado é mais um elemento que vem reiterar o trabalho contínuo da Embrapa no processo de conquista da excelência na produção científica e na utilização sustentável dos recursos naturais regionais, assim como na busca pelo desenvolvimento sócio-econômico da região”, explicou o pesquisador.

Para o pesquisador da Embrapa Rondônia e docente do programa, Alexandre Passos, a Embrapa é pioneira e referência em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. O programa, que está para completar a sua quarta turma de alunos, tem gerado desde a sua criação em 2013, diversos resultados de pesquisa publicados em congressos nacionais e internacionais. Segundo o pesquisador, nesses dois anos e meio desde sua criação, o PGCA além da geração de patentes, artigos, livros, realização e promoção de eventos e outros produtos, tem catalisado parcerias e alianças entre diversas instituições de pesquisa, ensino e extensão na Amazônia com outras regiões do Brasil e do mundo.

As aulas serão ministradas em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, e em Porto Velho, na Embrapa Rondônia, que além de contar com diversos pesquisadores no corpo docente, oferece aos alunos toda infraestrutura da Unidade, com os campos experimentais em todo o estado de Rondônia, laboratórios de alta tecnologia e amplo acesso aos acervos técnico-científico atualizados da Biblioteca da Unidade.

Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

+Info
Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Rondônia
Embrapa Rondônia
rondonia.imprensa@embrapa.br
Telefone: (69)3219-5011 / 5041

Fonte: Embrapa