A Cartografia está na moda! Um mapa-mundi inovador foi o grande campeão em um importante prêmio de design. Confira!

Em 2015, a premiação Good Design Award – uma das mais respeitadas do Japão – foi pra um braço robótico, mas este ano quem ganhou foi um mapa!

Com o Japão no centro, esta projeção nos dá uma visão diferente da que estamos acostumados:

Novo mapa-mundi é campeão em prêmio de design. Imagem: AuthaGraph

O mapa concorreu com mais de 1.000 outros projetos, o que demonstra o grau de inovação desta forma diferente de vermos nosso planeta e a importância da Cartografia em tempos de aquecimento global, grandes migrações…

Em busca de uma nova visão do mundo

Mas, se os mapas-mundi já existem há centenas de anos, o que este tem de tão especial assim?

Vamos por partes…

Pra começar, o arquiteto e artista Hajime Narukawa identificou um “problema” com os mapas antigos e vem trabalhando há anos neste desafio.

Em 1569, o geógrafo Gerardo Mercator revelou seu mapa ao mundo, que até hoje é a projeção mais utilizada e a imagem mais aceita que temos do planeta.

>>>Veja aqui nosso curso online de Introdução à Cartografia<<<

Porém, o mapa de Mercator – por ser elaborado segundo uma projeção conforme – mantém a forma dos países mas distorce drasticamente as áreas.

A Groenlândia, por exemplo, aparece na projeção de Mercator como do tamanho da África, quando na verdade o continente africano é 14 vezes maior.

Mercator-projection. Imagem: Wikimedia

Porém, quem trabalha com Cartografia sabe que, para manter uma propriedade, é preciso abrir mão de outra(s).

Voltando ao mapa super-mega-power-blaster do Narukawa, ele desenvolveu um método de projeção de mapas chamado AuthaGraph (e fundou uma empresa com o mesmo nome, em 2009) que visa criar mapas que representam o globo com a maior confiabilidade possível.

A criação foi inspirada na técnica dos origamis, a arte milenar japonesa – tinha que ser – de dobradura de papel. Pra chegar ao mapa inédito, Narukawa e sua equipe dividiram o globo terrestre em 96 triângulos, que foram então transformados em tetraedros, que são poliedros com quatro faces (imagine uma pirâmide com base triangular… é isso).

Novo mapa-mundi é campeão em prêmio de design - dobraduras

A partir desses poliedros, o arquiteto conseguiu exibir o globo terrestre em um retângulo, com a região do Japão ao centro, mantendo suas proporções.

O AuthaGraph representa não só fielmente os oceanos e continentes, mas nos fornece uma perspectiva mais avançada e abrangente do nosso planeta.

Novo mapa-mundi é campeão em prêmio de design - esquema

A técnica permite a representação da Terra de outras formas, como em um triângulo, por exemplo, ou ainda com outras regiões em destaques, como por exemplo a Antártica ou a América do Sul no centro.

E aí, gostou? O que você mudaria ou complementaria?

Atualização em 8/11/2016: já estão rolando alguns vídeos sobre o novo mapa:

E tem também um TEDx com o próprio Hajime Narukawa, de 2011, com um projeto do que viria a ser o AuthaGraph World Map:

 


Post publicado originalmente no Blog GEOeduc