O uso de tecnologia da informação e comunicação em congressos e feiras está mudando rapidamente a forma como as pessoas interagem entre si. Por outro lado, eventos presenciais na área de Geotecnologia e Drones continuam em crescimento. Será que o futuro dos eventos de Geo & Drones será virtual?

Se há alguns anos existia um certo questionamento se estávamos nos aproximando do fim das interações “face-to-face” em eventos, a demanda atual por conexões cada vez mais pessoais só cresce. Segundo uma pesquisa publicada em 2017 pela Certain, 41% dos profissionais consideram eventos como a tática de marketing mais efetiva. Além disso, 69% afirmam que pretendem aumentar o investimento de seus orçamentos de marketing através da participação em eventos.

Hoje, com as tecnologias da informação e comunicação, é cada vez mais fácil organizar uma reunião virtual, webinar, com a opção de interações entre as pessoas por vídeo, áudio, chat. Além disso, apps e redes sociais colocam profissionais de uma área cada vez mais próximos, mesmo estando distantes entre si fisicamente.

Em um post do Event Manager Blog é traçado um paralelo entre o declínio do varejo e a ascensão dos eventos nos últimos anos. E um dos motivos para a queda das redes varejistas estaria relacionado ao perfil das novas gerações, já que 75% das pessoas com menos de 35 anos estão mais dispostos a pagar por uma experiência do que por um produto.

Nos Estados Unidos, eventos geram um PIB de 115 bilhões de dólares e empregam mais de 1,7 milhão de pessoas. No Brasil, não existem estudos recentes de quanto é o total de faturamento do mercado de eventos. Um estudo realizado com mais de 2,7 mil empresas do setor, pelo Sebrae em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), aponta que o setor movimentou 209,2 bilhões de reais em 2013.

Geo & Drones

No setor de geotecnologia e drones, o mercado, que vinha num movimento crescente, passou por uma retração em 2015 e 2016, se estabilizou em 2017 e dá fortes sinais de expansão este ano.

E um sinal é o recorde de inscrições e a feira completa de expositores com semanas de antecedência no MundoGEO#Connect e DroneShow 2018, que aconteceram de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), além do 5º Fórum Empresarial de Drones, que aconteceu no dia 14 também na capital paulista. Estes são os maiores eventos de geo e drones da América Latina, estando entre os cinco no mundo em número de expositores e participantes.

Não sei pra você, mas no meu caso, a participação em eventos na área faz toda a diferença. Apesar de toda a tecnologia digital de hoje, nada substitui – ainda – o contato pessoal. Ainda vai demorar muito para termos contatos em forma de holograma, como esta passagem do filme Star Wars:

Eu mesmo comecei a participar em conferências e feiras desde o primeiro ano da faculdade, quando a grana era curta, mas eu dava um jeito e foi no evento GIS Brasil 96, em Curitiba (PR) que decidi mudar de carreira e seguir no setor de geotecnologia e drones. Também era assinante da antiga revista InfoGEO, da qual acabei virando editor alguns anos depois…

E olha que eu sou suspeito para falar, pois liderei, em 2009, a realização dos primeiros webinars na MundoGEO. Desde então, já foram mais de 600 eventos online, em português, espanhol, inglês e até francês, com dezenas de milhares de participantes. É uma excelente ferramenta pra alcançar muitas pessoas, de diversos lugares do mundo, em um curto espaço de tempo e a um custo muito baixo, mas ainda não inventaram uma plataforma de webinar que substitua a experiência de um evento presencial.

Imagem: Pixabay