Confira os requisitos para concorrer a estas vagas

O Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações) abriu no último dia 18 de janeiro, a seleção para bolsistas nas áreas de Geografia e Ciências da Computação, que contribuirão com a execução de projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Capacitação Institucional (PCI).

Ao todo são ofertadas quatro vagas para estas áreas, sendo:

Os candidatados deverão submeter a proposta por meio de preenchimento de formulário disponibilizado pelo Insa e enviá-las até o dia 31 de janeiro para o e-mail pci@insa.gov.br. O resultado da seleção será divulgado na data de 16 de fevereiro.

O edital ainda oferece vagas para agrônomos, zootecnistas, agroecólogos, biólogos, médicos veterinários, engenheiros florestais, jornalistas e engenheiros sanitário, químico e ambiental, que atuarão em 6 projetos distintos: Projeto 1: Conhecimento, conservação e uso da biodiversidade vegetal do Semiárido brasileiro, Projeto 2: Promoção, preservação, conservação e uso sustentável de espécies animais nativas do Semiárido brasileiro, Projeto 3: Sistemas de produção de espécies vegetais e animais do Semiárido Brasileiro, Projeto 4: Mapeamento, análises e identificação de agroecossistemas resilientes As mudanças climáticas e desertificação no Semiárido brasileiro, Projeto 5: Acesso e Difusão da informação e do conhecimento sobre o Semiárido Brasileiro e Projeto 6: Recursos Hídricos no Semiárido Brasileiro.

Os (as) interessados (as) deverão consultar o Edital da Chamada Pública 01/2019 para conferir a experiência exigida nos cargos e buscar informações sobre cada projeto de pesquisa ao examinar o Programa de Capacitação Institucional (PCI 2019 – 2023) do Insa.

Edital 01/2019
PCI 2019-2023

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação