O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou recentemente a 2ª edição do Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais.

A publicação contém normas internacionais ISO, especificações técnicas nacionais e indicações bibliográficas, para orientar a elaboração e o controle de qualidade de produtos geoespaciais.

Esta segunda edição traz diversas atualizações, com destaque para a ampliação do catálogo de medidas de qualidade.

O arquivo do manual em formato PDF pode ser acessado gratuitamente aqui. Por sua vez, a publicação impressa pode ser adquirida na Loja Virtual do IBGE.

As informações geoespaciais – mapas, cartogramas, atlas nacionais e temáticos, imagens ortorretificadas, bases cartográficas etc. – são referências para o conjunto da sociedade, no âmbito das políticas públicas, das pesquisas acadêmicas ou, ainda, das obras de infraestrutura, entre outros exemplos.

Sua produção exige a adoção de padrões de qualidade e o acompanhamento da evolução tecnológica na área das geociências. O Manual Técnico de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais sistematiza esses padrões e apresenta uma metodologia de avaliação qualitativa.

Além dos elementos de qualidade, a publicação aborda formas de inspeção, planos de amostragem, a inclusão dos indicadores de qualidade do dado em seus metadados e relatórios de qualidade. As métricas podem ser utilizadas na inspeção de produtos geoespaciais finalizados ou em processo de produção.

Em sua 2ª edição, esse manual apresenta atualizações, diferentes abordagens e ajustes no conteúdo, com destaque especial para o complemento do catálogo de medidas de qualidade. Mais abrangente e detalhado do que na 1ª edição, esse catálogo deverá constantemente orientar os produtores ao longo do processo de inspeção de qualidade.

Conteúdo do Manual Técnico

A publicação está estruturada em quatro capítulos:

O primeiro, Qualidade de dados: uma abordagem geoespacial, apresenta uma visão geral do conceito de qualidade, a visão do produtor e a visão do usuário, a qualidade de um produto com representação geoespacial, normas e padrões para dados geoespaciais, bem como os elementos de qualidade de dados espaciais.

Já o segundo capítulo, Amostragem aplicada a dados geoespaciais, aborda conceitos e métodos de amostragem utilizados na avaliação de dados espaciais, cabendo destacar o tópico referente à elaboração de planos de amostragem, com base em níveis de inspeção e conformidade, para estabelecer critérios de aprovação e reprovação da qualidade.

Por sua vez, o terceiro capítulo, Metodologia de avaliação da qualidade, sintetiza os conceitos abordados nos tópicos anteriores, descreve uma diretriz para a inspeção de qualidade de um produto geoespacial, tratando, ainda, da elaboração de catálogos de medidas de qualidade e relatórios de qualidade independentes.

Por fi m, o capítulo Metadados geoespaciais: informando a qualidade do produto cartográfico ao usuário ressalta a importância de relatar as aferições de qualidade nos metadados do produto.

Os Apêndices que complementam a publicação trazem exemplos de medidas de qualidade, agrupadas segundo os aspectos de consistência lógica, completude, acurácias (posicional, temática, temporal) e usabilidade que devem ser avaliados em conjuntos de dados espaciais, considerando para tal produtos geocientíficos selecionados do IBGE.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay