O Portal MundoGEO conta agora com um espaço de conteúdo específico sobre o tema Espacial. Esta iniciativa tem o objetivo de divulgar para a sociedade os diversos benefícios deste setor, além de mostrar ao setor privado as oportunidades comerciais da cadeia produtiva desta indústria, visando atrair novos investimentos.

Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), “a indústria espacial está presente no dia-a-dia da sociedade. Ela não é composta apenas pelo veículo lançador e os satélites. Diversas aplicações são desenvolvidas com bases em tecnologias espaciais, como por exemplo os sistemas de navegação, a vigilância de frotas, o monitoramento de desastres, o controle e aumento da eficiência da produção, além de aplicativos para viagens e entretenimento. O Brasil possui uma oportunidade ímpar de se firmar entre os grandes players internacionais no setor espacial. A utilização comercial do Centro Espacial de Alcântara apoiará o desenvolvimento de atividades do segmento espacial, de preferência por instituições privadas, assim como a tendência mundial. E o Brasil, por sua dimensão geográfica e especializações produtivas, gera um imenso rol de oportunidades para o segmento privado atuar e gerar soluções que a sociedade necessita”.

Novas demandas vindas do espaço estão atraindo cada vez mais a iniciativa privada a investir neste setor como usuário e parceiro importante de investimentos do governo. Estes continuam sendo os atores principais regulando o setor, contratando serviços e injetando recursos para pesquisa e desenvolvimento de soluções para a sociedade.

Este canal tem o propósito de mostrar este mundo de possibilidades, além de dar visibilidade às empresas e startups brasileiras e internacionais que prestam serviços e desenvolvem soluções ligadas ao setor de robótica, coleta, processamento e análise de dados.

Conheça todos os canais de conteúdo do Portal MundoGEO: Ambiental, Cidades, Espacial, Drones e Geotecnologias, sendo este último subdividido entre Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Posicionamento.

Desta forma, estamos ampliando nosso propósito de disseminar conhecimento, provocar reflexões, conectar profissionais e contribuir para o fortalecimento desses setores, gerando conteúdo diariamente e realizando eventos online e presenciais, como o MundoGEO Connect e a DroneShow.

Cada canal tem uma newsletter específica. Clique e peça a sua em https://mundogeo.com/newsletter. E se você quiser publicar artigos assinados no portal ou enviar notícias, encaminhe texto e imagens para análise: editorial@mundogeo.com.

Imagem de capa: Pixabay