Lançado pela Parrot, o novo drone Anafi USA é um marco no setor e já se mostrou um produto realmente revolucionário.

Projetado em Paris pela equipe de engenheiros da Parrot, este drone tem o objetivo de trazer novas capacidades para o mercado. Em sua fase de desenvolvimento a empresa chegou até mesmo a entrar em “modo start-up”, quando todos os colaboradores são mobilizados em apenas um projeto.

A Parrot também atendeu ao feedback dos usuários, dando grande foco para as necessidades essenciais de um equipamento. Segundo os clientes da empresa, um drone precisa de alta qualidade na imagem, bom desempenho de voo, ser compacto, com boa capacidade transporte e facilidade no uso do Software de pilotagem.

Com essa lista de elementos em mente foi criado o Anafi USA: ultra-portátil, compacto, robusto, leve e dobrável, ainda contando com um sistema de carregamento USB-C.

Conheça esse incrível equipamento em detalhes e veja como ele pode ser essencial para o seu trabalho.

Leia também: Utilização dos drones para a sustentabilidade agrícola

Design

A inspiração para a criação do Anafi USA teve como premissas as seguintes qualidades:

  • Que seja robusto e compacto
  • Fácil uso e fácil transporte
  • Confiável e seguro

Para tal, a Parrot seguiu a estrutura anatômica de um inseto, e dividiu o equipamento em três partes: a cabeça (onde está localizada câmera e o gimbal), o tórax (toda a parte eletrônica e mecânica estão centralizadas) e o abdômen (onde está a bateria).

O resultado fez do Anafi USA um drone compacto, robusto e dobrável. São apenas 320 gramas e, além de tudo, seus quatro braços se dobram em menos de três segundos, facilitando o transporte.

O controle remoto, Parrot Skycontroller 3, também pode ser dobrado. Para aumentar a agilidade, ele se conecta automaticamente ao Anafi USA assim que desdobrado.

O drone ainda conta com conector USB-C, podendo ser carregado em todos os modelos de carregadores disponíveis atualmente (smartphones, tablets e PC’s). Pode ser carregado inclusive no carro, em um computador, ou até em um powerbank.

Imagens de alta qualidade e precisão: conheça a câmera com Zoom 32X

A lente óptica, exclusiva do modelo Anafi USA, suporta temperaturas de -10°C a + 40°C. Ele usa o sensor Sony IMX230 (última geração) e o processador de vídeo Ambarella, sendo capaz de gerar imagens 4K HDR (30fps) e 21MP.

O HDR serve como auxiliar na renderização das cenas em vídeos, equilibrando luz e sombra. Já o formato 4K Cinema garante uma proporção de 17:9 para vídeos, deixando o resultado com qualidade profissional.

O Anafi USA também vem equipado com o aplicativo FreeFlight 6, que permite escolher entre três modos de vídeo:

  • Cinema 4K: 24 fps
  • 4K UHD: 24, 25, 30 fps
  • 1080p: 24, 25, 30, 48, 50 ou 60 fps

A câmera está montada em um gimbal estabilizado de três eixos. Combinando o que há de melhor em estabilizações mecânicas e digitais. Com o Anafi USA é possível obter imagens e vídeos com inclinação vertical entre -90 ° e + 90 °. E inclinação horizontal entre -40 ° e + 40 °. O que garante a estabilização do horizonte, independente das condições do voo.

A estabilização digital ainda fornece +5 ° a -5 ° EIS na direção do voo, uma correção providencial para voos mais difíceis. Para finalizar, esse sistema limita a vibração angular a 0,004°.

Um pouco sobre o sensor Anafi USA

O sensor de 21MP gera resolução 1,4x maior que 4K e 2,8x maior que 1080p. O que possibilita ampliar 3x o Zoom digital. O drone também conta com o efeito Dolly Zoom, que permite ampliar o tema da imagem, enquanto desloca o fundo.

Capacidade de voo e comunicação

Os materiais usados, combinados com o design de suas hélices, fizeram deste drone um modelo otimizado, tornando-o até mesmo extremamente silencioso, quando comparado com outros drones de mesmas características. .

O Anafi USA é equipado com uma antena de banda dupla (2,4 GHz e 5 GHz) em cada perna. Isso garante a conexão segura com o controle Parrot Skycontroller 3. Já o sistema de transmissão omnidirecional usa protocolos Wi-Fi desenvolvidos pela Parrot.

Conexão segura

O drone monitora a todo o momento a conexão Wi-Fi, e tem a função de mudar entre canais quando a transmissão estiver sobrecarregada. Isso aumenta o desempenho de utilização e permite que o Anafi USA voe até quatro quilômetros sem obstáculos ou interferências, mantendo a transmissão do vídeo.

O aplicativo FreeFlight 6 também conta com modos de captura manuais: Filme e Esporte. No modo para esportes o drone é capaz de atingir 55 km/h e suporta ventos de até 50 km/h.

Bateria

O Anafi USA usa bateria de lítio polímero inteligente, esse modelo tem melhor densidade de potência, ocupando um volume pequeno. Sua alta taxa de descarga permite ao drone um tempo de voo de 25 minutos.

Assim como no WiFi, o modelo Anafi USA faz o monitoramento contínuo da carga da bateria. Caso indique uma carga baixa, ele irá retornar à posição de decolagem.

A bateria conta com carregador integrado padrão USB-C, compatível com carregadores de smartphones, tables, notebooks e powerbanks. A bateria do Anafi USA também vem equipada com modo de hibernação, feito para proteger sua química interna.

Usos importantes do Parrot Anafi USA

Todas essas vantagens fizeram do Parrot Anafi USA um dos modelos mais versáteis no mercado, sendo utilizado em diversas áreas. Sendo as principais:

  • Agricultura, como na prevenção e combate a incêndios, sobretudo nas plantações de cana de açúcar
  • Uso na inspeção de torres
  • Uso na inspeção de painéis solares
  • Uso na Inspeção e no monitoramento de linhas de tensão
  • Uso pelas forças policiais, como a Polícia federal
  • Bombeiros, tanto como auxílio no resgate de pessoas, quanto no combate a incêndios
  • Monitoramento de vida selvagem

Softwares e aplicativos compatíveis

O aplicativo FreeFlight 6 tem seus principais recursos apresentados já na página inicial. O que torna a usabilidade intuitiva. A interface de voo pode ser customizada, sendo facilmente adaptada aos gostos todos os usuários.

O usuários iniciantes poderão usar os modos de controle automático, como SmartDronies ou CineShots. Já fotógrafos e cinematógrafos profissionais podem personalizar as configurações da câmera.

O FreeFlight 6 foi desenvolvido especialmente para o controle Skycontroller 3. Essa interação permite aos usuários controlar o movimento do gimbal e do zoom com duas teclas dedicadas para as funções.

Já os modos de controle automático do Anafi usam uma rede neural para reavaliar a trilha e/ou alvo de cada imagem. Utilizando um sistema de rastreamento de reconhecimento de formas, o que garante a qualidade das tomadas, mesmo para usuários com pouca experiência em filmagens aéreas.

Anafi USA é sinônimo de segurança e praticidade para o operador

Como você pode perceber, esse equipamento é uma ferramenta poderosa à disposição de diversos profissionais. Se você quiser saber mais detalhes sobre o Anafi USA, entre em contato conosco.

Somos a Vantage Sul | GeoAgri e temos uma equipe disponível para lhe atender e responder à todas as suas perguntas.

Agradecemos a leitura e até a próxima.