Com o intuito de fomentar o atendimento de demandas públicas, com serviços que possam ser atendidos por sistemas espaciais versáteis e enxutos, de menor custo como as constelações de nanossatélites, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou uma reunião, no último dia 23 de setembro, com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
De acordo com o diretor de Governança do Setor Espacial (DGSE/AEB), Cristiano Augusto Trein, o encontro faz parte de um plano de reuniões para fomentar uma constelação brasileira de nanossatélites, para atender a interesse de diversas entidades.
Trein explica que
“é um esforço que a AEB faz na interlocução e na articulação de diversos órgãos da administração pública em prol da constelação. A ideia é que trabalhemos de forma complementar e atendamos a diversas agendas setoriais do país, que inclui a questão de recursos hídricos, setor elétrico, previsão meteorológica e agricultura”
Destaca-se a presença do diretor da ANA, Marcelo Cruz e do chefe de gabinete do diretor-geral da ANEEL, Rodrigo Coelho. Esse é o terceiro evento do plano de reuniões. O primeiro foi realizado entre AEB, CENAD e CPTEQ; e o segundo entre AEB, CENAD E CEMADEN.
Saiba mais:
AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro
SpaceBR Show 2021: MundoGEO lança evento para o setor espacial em parceria com a AEB