O 1º Workshop da Constelação Catarina – Demandas setoriais e ofertas do setor espacial acontece nos dias 11 e 18 de fevereiro.

A Constelação Catarina é um conjunto de nanossatélites planejada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o apoio da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro da Câmara dos Deputados.

Catarina tem aplicações nas atividades de defesa civil, agricultura, energia, gerenciamento de águas, entre outros setores, e que será implementada por um consórcio de instituições de inovação, ciência e tecnologia nacionais, em parceria com as empresas e usuários no setor.

É uma iniciativa estratégica que visa o desenvolvimento do setor aeroespacial e o fomento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições e empresas nacionais, gerando resultados impactantes para setores estratégicos da sociedade e da economia.

O 1º Workshop da Constelação Catarina é parte das ações de desenvolvimento deste projeto. Os objetivos principais do workshop são:

  • Descrever as tecnologias associadas a nanossatélites que podem ser utilizadas em benefício das necessidades de setores estratégicos, com foco no potencial das tecnologias e suas limitações no atendimento de necessidades no curto, médio e longo prazos;
  • Conhecer as demandas e oportunidades dos setores estratégicos, focando nas necessidades dos negócios que dependam ou possam se beneficiar de aplicações de nanossatélites.

O evento ocorrerá em DOIS DIAS, enfocando as Tecnologias e as Demandas para nanossatélites.

Dia 1: Tecnologias – Disponibilidade, potencialidades e limitações das tecnologias

No primeiro dia, as apresentações descreverão as tecnologias de nanossatélites com o foco nas potencialidades e limitações da aplicação em coleta de dados e imageamento. O cenário apresentado incluirá as estratégias, métodos, dispositivos e sensores, assim como a infraestrutura disponível que permitirá o desenvolvimento das aplicações.

Dia 2: Demandas – Necessidades e oportunidades nos setores finais

No segundo dia, as apresentações focarão as necessidades e oportunidades nos setores de Agricultura, Energia, Águas e Defesa Civil que poderão ser supridas com aplicações de nanossatélites. O intuito é gerar informações que, em cruzamento com as tecnologias disponíveis, permitirão mapear as possibilidades para o desenvolvimento de aplicações.

Público Alvo:

  • Potenciais usuários de serviços de nanossatélites;
  • Fornecedores de aplicaçoes em nanossatélites;
  • Instituições de ensino e de ciência, tecnologia e inovação;
  • Empresas e organizações públicas e privadas;
  • Governo.

Para participar do workshop, clique aqui.

Com informações e imagem da AEB

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021 lança site e programação do Fórum