O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e o Instituto Keldysh de Matemática Aplicada da Academia de Ciências Russa (KIAM RAS, na sigla em inglês), no âmbito da “International Scientific Optical Network” (ISON), soltaram o Anúncio de Oportunidade “ISONscope”: um auxílio a instituições acadêmicas e de pesquisa de países em desenvolvimento, concedendo a eles pequenos telescópios e treinamentos para saber como operá-los.

A oportunidade faz parte da iniciativa “Acesso ao Espaço para Todos”, do UNOOSA, que visa oferecer pesquisas e oportunidades que garantem que o acesso ao espaço e seus benefícios sejam, de fato, acessíveis a todos, especialmente quando voltados para o desenvolvimento sustentável. 

As instituições selecionadas serão beneficiadas com a experiência da ISON e poderão participar de campanhas de observação global, além de contribuir com dados de observação para a “Open Universe Initiative” e aumentar visibilidade, acessibilidade gratuita e facilidade de utilização da astronomia e ciências espaciais para todos.

A ISON, administrada pelo Instituto Keldysh, é um dos maiores sistemas de observação do mundo, envolvendo telescópios ópticos em mais de 20 observatórios ao redor do planeta. Fazer observações em telescópios de pequena abertura permitirá às instituições selecionadas contribuir para o progresso científico e participar de intercâmbios internacionais de dados.

Para mais informações sobre a oportunidade e o processo de inscrições, acesse o endereço https://www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/psa/bssi/isonscope.html. De acordo com o site oficial, as inscrições se encerram no dia 1º de março de 2021 e devem ser realizadas de acordo com o formulário disponível na página eletrônica.

Leia mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021 lança site e programação do Fórum

Com informações e imagem da AEB