Boost! – Os Serviços Comerciais de Transporte Espacial da ESA e o programa de apoio aos Estados-Membros fornecem cofinanciamento, aconselhamento especializado personalizado e a utilização de instalações de teste para ajudar os empresários a desenvolver e preparar novos serviços de transporte espacial. Estes serviços podem oferecer acesso ao espaço, atividades em órbita ou retorno à Terra.

A Orbital Launch Express (Orbex) planeja oferecer lançamentos em órbita baixa da Terra para cargas úteis de até 150 kg através do Prime, o seu microlançador de dois estágios, como parte de um serviço comercial do Space Hub Sutherland na península de A’Mhoine, na Escócia. O primeiro lançamento está previsto para 2022.

Prime é um pequeno foguete que mede 19 m de altura e é movido por um motor impresso em 3D que funciona com oxigênio líquido e biopropano sub-refrigerado, um combustível renovável de combustão limpa. Além disso, o Prime é potencialmente reutilizável.

Para apoiar o desenvolvimento e implementação deste serviço de lançamento, a ESA está financiando as atividades aviônicas, programas informáticos e orientação, navegação e controle (GNC) para o veículo de lançamento Prime.

A Orbex firmou parceria com a Deimos Engenharia em Portugal e a Deimos Space UK, subcontratadas no contrato Boost!, para parte das atividades do GNC. Do financiamento, €7 milhões serão atribuídos a trabalhos realizados no Reino Unido, sendo os restantes €450 000 atribuídos a trabalhos em Portugal.

A Skyrora planeja oferecer serviços de lançamento para órbitas baixas polares e síncronas ao Sol para cargas úteis de até 315 kg através do Skyrora XL, o seu microlançador de três estágios de 23 metros e 56 toneladas.

O Skyrora XL é baseado em propulsão líquida que usa uma mistura de peróxido de alto teste (hidrogénio)/Ecosene (um combustível para foguetes desenvolvido internamente) e será preparado para o seu primeiro voo de teste previsto para o quarto trimestre de 2022.

Contratos anteriores assinados dentro do programa Boost! apoiam três empresas alemãs New Space. Todas propuseram novos serviços de lançamento através da utilização de pequenos veículos de lançamento.

A ESA continua acolhendo ideias para novos serviços de transporte espacial através do seu convite aberto à apresentação de propostas.

Saiba mais:

AEB e MundoGEO firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar Programa Espacial Brasileiro

SpaceBR Show 2021 lança site e programação do Fórum