A Vexcel Imaging orgulhosamente apresenta um novo recurso revolucionário, o Método de Compensação de Movimento Adaptativo (em inglês, Adaptive Motion Compensation – AMC), que a Vexcel introduziu exclusivamente para os sensores aéreos UltraCam de 4ª geração.

AMC é uma abordagem inovadora de compensação de movimento que, além de corrigir o desfoque da imagem na direção do voo (a chamada compensação de movimento para frente, ou FMC em inglês), também aborda o desfoque causado por movimentos de câmera multidirecionais durante o voo. Além disso, o AMC compensa as variações da distância de amostragem do solo em imagens oblíquas com resultados fantásticos – através do AMC, a 4ª geração da UltraCam produz imagens de nitidez sem precedentes!

O princípio de operação é baseado no uso de dados da Unidade de medição inercial de alta frequência (IMU, na sigla em inglês) para registrar o movimento da câmera durante a exposição. Essa informação é usada em um algoritmo de convolução não cega para calcular um kernel de filtro que remove o borrão da imagem induzida por movimento, independentemente de sua direção.

Em comparação com as implementações FMC mecânicas, uma abordagem baseada em software também tem a vantagem de que nenhuma peça móvel é necessária e, portanto, não existe abrasão. A combinação de tempos de exposição rápidos razoáveis, sensores CMOS de alta faixa dinâmica e AMC cria um nível sem precedentes de qualidade, consistência e eficiência de missão.

Com a introdução da compensação de movimento adaptável, a Vexcel Imaging está iniciando um novo capítulo na compensação de movimento. Utilizar este método inovador para compensar com sucesso o movimento multidirecional é uma virada de jogo para a indústria.

A primeira câmera aérea que oferece esse novo recurso líder do setor é a UltraCam Osprey 4.1. A câmera aérea de 4ª geração foi lançada em 2020 e leva a eficiência da coleta de voos a novos níveis. O Osprey 4.1 é um sistema altamente versátil e capaz de coletar simultaneamente imagens nadir de grau fotogramétrico (PAN, RGB e NIR) e imagens oblíquas (RGB) em quatro direções. As aplicações típicas variam de projetos Smart City e modelagem 3D de cidades a mapeamento tradicional.

O portfólio de câmeras aéreas UltraCam é complementado com o software de pós-processamento de fotogrametria da Vexcel, UltraMap. A última versão 5.3 deste software de fotogrametria mais eficiente é lançada e gera nuvens de pontos, DSMs e DTMs abrangentes, imagens ortográficas e TINS texturizados 3D.

Para obter mais informações sobre os produtos da Vexcel Imaging, visite www.vexcel-imaging.com!