A Lilium anunciou que iniciou uma nova fase de ensaios em voo com o Phoenix 2, protótipo de eVTOL da empresa alemã. O período de testes será realizado pelos próximos meses no ATLAS Flight Test Center, em Villacarrillo, na Espanha.

O plano da Lilium é expandir o envelope de voo por meio de transição completa de voo pairado e voo de alta velocidade, em um complemento de testes que ocorreram em 2021 com essa aeronave na Alemanha.

A Lilium também planeja acrescentar um protótipo de eVTOL aos testes na Espanha, o Phoenix 3. A aeronave está programada para chegar ao país no verão europeu. A expectativa é acelerar significativamente a campanha de testes de voo, permitindo que a Lilium aumente os aprendizados e reduza os riscos do programa.

A escolha pelo local ocorreu devido às condições meteorológicas, bem como pela infraestrutura do ATLAS Flight Test Center e pela possibilidade de realizar ensaios em uma área grande e despovoada.

“Estamos empolgados por iniciar nossa próxima fase de testes de voo na Espanha. Este passo nos leva ainda mais perto de alcançar nosso objetivo de criar um modo sustentável e acessível de mobilidade aérea regional de alta velocidade e baixo ruído.”

Daniel Wiegand, cofundador e CEO da Lilium.

A companhia aérea brasileira Azul é uma das parceiras da Lilium. Em 2021, a Azul assinou um acordo de até US$ 1 bilhão para a aquisição de 220 eVTOLs. A previsão de início das operações é 2025.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp