A DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de imagens aéreas, e a AL Drones, líder no Brasil em consultoria de certificação para drones profissionais, asseguraram a autorização regulatória para ensaios em voo do drone de pulverização Agras T30. Após demonstrar com sucesso os procedimentos para permitir o voo seguro do protótipo do drone de pulverização Agras T30, a DJI e a AL Drones receberam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), permitindo que as empresas iniciem os ensaios em voo no Brasil de um dos drones agrícolas mais populares do mundo.

Esse importante passo ocorre no momento em que a ANAC está atualizando a regulamentação para permitir que agricultores do Brasil aumentem o uso de drones para operações de pulverização agrícola, como aplicação de fertilizantes ou pesticidas, semeadura e espalhamento de outros insumos agrícolas pelo ar. A pulverização aérea com drones está provando ser uma maneira mais rápida, segura, eficiente e eficaz de tratar as culturas do que os métodos tradicionais terrestres, permitindo que os agricultores entreguem esses produtos com mais precisão e com menos contato direto com produtos químicos. Com o CAVE da ANAC em mãos, a DJI e a AL Drones estão mais próximas de obter aprovação para os agricultores brasileiros colocarem o drone Agras T30 para uso em massa.

“A parceria da AL Drones com a DJI para a Autorização de Projeto do Agras T30 no Brasil será um marco para a indústria de drones, com a DJI sendo um dos primeiros fabricantes estrangeiros a trilhar o caminho da Autorização de Projeto junto à ANAC. Isso mostra a importância dos requisitos da ANAC aplicáveis aos drones, bem como a relevância da tecnologia para o agronegócio brasileiro”

diz o cofundador e sócio da AL Drones, André Arruda

Lucas Florêncio, cofundador e sócio da AL Drones, complementa:

“O processo é conduzido para garantir os níveis de segurança exigidos em uma operação de pulverização com RPA Classe 2. Nesse sentido, o momento não poderia ser melhor, em que a ANAC analisa a atualização da Regulamentação para drones de pulverização Classe 2, o que permitirá a escalabilidade ainda maior das operações”.

O modelo Agras T30, carro-chefe da linha agrícola de drones pulverizadores da DJI, é categorizado como RPA Classe 2 de acordo com a regulamentação da ANAC, com Peso Máximo de Decolagem de 73 kg, o que o torna um dos maiores drones pulverizadores disponíveis no mercado. O drone tem uma elevada capacidade de carga paga (payload), podendo transportar até 30 kg de substâncias para operação de spraying (pulverização de líquidos), ou 35 kg para operação de spreading (dispersão de sólidos).

O drone conta com um layout de 16 bicos, o que melhora a penetração das gotas e aumenta a largura da pulverização para 9 metros. É capaz, ainda, de cobrir 40 acres por hora, número 33,3% superior à geração anterior.

Voo de pulverização do Agras T30

Processo rigoroso e pioneiro

O processo para a obtenção do CAVE envolveu um trabalho rigoroso junto à equipe da ANAC com o objetivo de demonstrar a segurança da operação com o protótipo do T30 que passará pelos ensaios em voo. Para isso, foram reunidos diversos documentos para análise da agência, tais como: informações do protótipo, estação de pilotagem remota (RPS), análise de risco operacional, desenhos técnicos e manual de operações.

Para a obtenção do CAVE, foi feita a Reserva de Marcas para o protótipo que realizará os ensaios em voo, no contexto da Autorização de Projeto ANAC. A unidade do Agras T30 recebeu as marcas PR-DJI, carregando o nome da fabricante DJI em sua matrícula. Esse drone específico passou por uma vistoria técnica na ANAC e foi inspecionado por engenheiros da Agência na sede em São José dos Campos (SP).

A emissão de CAVE é prevista no Requisito E94.503 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC-E N°94 e o processo ocorre de acordo com os requisitos da Instrução Suplementar IS N° E94.503-001 Rev B. A DJI é um dos primeiros fabricantes estrangeiros buscando o processo na ANAC, como detentor da Autorização de Projeto no Brasil.

“Na AL Drones, priorizamos realizar as Autorizações de Projeto ANAC em parceria com os fabricantes. Nesse sentido, a DJI permanecerá como detentora da Autorização de Projeto, habilitando todos os operadores e usuários no país a voarem o Agras T30 dentro da Regulamentação Brasileira. Isso garante um produto de sucesso no mercado a ser autorizado pela ANAC com todo embasamento do fabricante da RPA”.

explica Arruda
Protótipo do Agras T30 que recebeu o CAVE durante ensaio em voo

Escalabilidade passa pelos drones Classe 2

A obtenção do CAVE do Agras T30 ocorre em um momento no qual o uso de drones para pulverização está prestes a escalar significativamente. Isso porque a ANAC prepara uma regulamentação específica para o setor, incluindo Autorização de Projeto e operação para pulverização com drones Classe 2 em altura máxima de 30 metros, dentro da linha de visada visual (VLOS ou EVLOS), em distância máxima de 1 km do piloto ou observador. O texto está em processo de Consulta Pública e deve ser finalizado em breve.

Além disso, em 2021 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já havia publicado regras específicas para a operação de drones destinados à aplicação de agrotóxicos, fertilizantes, adjuvantes, inoculantes, corretivos e sementes. Com isso, o Brasil se torna um local com uma regulamentação clara que garante a segurança das operações e o aumento da produtividade do agronegócio no país.

Nesse sentido, a AL Drones, empresa de Engenharia & Consultoria para drones profissionais, vem contribuindo para esse setor ao conduzir processos de Autorização de Projeto junto à ANAC desde 2017, com seis modelos já autorizados para voos BVLOS, além de outros projetos com certificação em andamento. Essa atuação faz com que a empresa tenha um papel fundamental na certificação de drones e segurança das operações.

“Todos os processos (de autorização de drones) são realizados por uma equipe de engenheiros e pilotos com experiência na Indústria Aeronáutica, com passagem pelas áreas de ensaios em voo, operação de aeronaves e certificação em empresas como AIRBUS, EMBRAER e LATAM Linhas Aéreas”.

complementa Arruda

Ao mesmo tempo que o mercado de pulverização com drones continua a crescer em um ambiente altamente regulado, o primeiro certificado do Agras T30 abre o caminho para a Autorização de Projeto ANAC e promete um futuro brilhante para a DJI no agronegócio brasileiro.

Para informações adicionais, entre em contato:

DJI: Efren Zhang, DJI Agriculture Sales (Brazil) – Efren.zhang@dji.com
AL Drones: André Arruda, cofundador da AL Drones – Contato@aldrones.com.br

Sobre a DJI

A DJI é líder global no desenvolvimento e fabricação de drones civis e tecnologia de imagens aéreas para uso pessoal e profissional. A DJI foi fundada e é dirigida por pessoas apaixonadas por helicópteros rádio controlados e especialistas em tecnologia de controle de voo e estabilização de câmeras. A empresa é dedicada a tornar os equipamentos e plataformas de fotografia aérea e filmagem mais acessíveis, confiáveis ​​e fáceis de usar para criadores e inovadores em todo o mundo. As operações globais da DJI atualmente abrangem as Américas, Europa e Ásia, e seus produtos e soluções revolucionários foram escolhidos por clientes em mais de 100 países para aplicações no cinema, construção, inspeção, resposta a emergências, agricultura, conservação e muitas outras indústrias.

Para mais informações, acesse:

Website: www.dji.com 
Loja online: store.dji.com/
Facebook: www.facebook.com/DJI
Instagram: www.instagram.com/DJIGlobal
Twitter: www.twitter.com/DJIGlobal  
LinkedIn: www.linkedin.com/company/dji

Sobre AL Drones

A AL Drones é líder em certificação de drones no Brasil. A empresa fornece serviços de engenharia e consultoria dedicados a drones profissionais. Impulsionada pelo poder transformador dessa tecnologia, a AL Drones existe para expandir as operações de RPAs no Brasil. A empresa atingiu as primeiras autorizações BVLOS no Espaço Aéreo Brasileiro e já obteve a Autorização de Projeto para seis modelos diferentes de aeronaves não tripuladas na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A AL Drones lidera a certificação de aeronaves remotamente pilotadas profissionais, com aplicação em drone delivery, mapeamento, pulverização, inspeção e segurança.

Para mais informações, visite o site https://aldrones.com.br.

DroneShow 2022

A AL Drones será expositora na feira DroneShow 2022, que será realizada de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).