A Volocopter anunciou que seu eVTOL de asa fixa VoloConnect realizou o primeiro voo no mês de maio de 2022. O protótipo realizou algumas manobras durante 2 minutos e 14 segundos. Com isso, a aeronave se junta a outras soluções da empresa alemã que já estão em período de ensaios em voo: o VoloCity e o VoloDrone.

O VoloConnect tem capacidade para quatro passageiros, tem alcance de 80 km e pode atingir 250 km/h. Com essas características, o eVTOL está sendo projetado para rotas fora dos centros urbanos, ligando cidades de regiões metropolitanas. A estimativa da Volocopter é de que a aeronave entre em serviço em 2026.

O protótipo do VoloConnect está sendo submetido a uma exigente série de testes de voo para verificar se a aeronave e seus sistemas estão de acordo com os limites de desempenho e preparados para as etapas de desenvolvimento seguintes. Essa fase abrange uma série de testes diferentes, incluindo testes padronizados de baixa velocidade, transição, alta velocidade e falha de motor para voos automatizados e autônomos posteriores.

Nos três primeiros voos de teste, a equipe da Volocopter conseguiu verificar uma parte significativa do envelope do eVTOL com velocidades de voo para frente de até 65 km/h e velocidades de voo lateral de 45 km/h durante os testes. O envelope do voo de teste será aberto gradualmente como parte da campanha de voo de teste nas próximas semanas.

“Este é um momento extraordinário para nós, ver o VoloConnect subir ao céu marca a conquista de um de nossos principais marcos e demonstra exatamente do que somos capazes em pouco tempo e em linha com a estratégia geral da empresa para aeronaves tripuladas e não tripuladas . Além disso, serão testadas novas tecnologias que serão implementadas gradualmente durante o desenvolvimento geral do programa.”

Sebastian Mores, engenheiro-chefe da Volocopter.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp