A Vertical Aerospace anunciou uma parceria estratégica com a E-One Moli Energy Corp, também conhecida como Molicel, para o fornecimento de células de baterias de lítio para energizar o eVTOL VX4.

As baterias, assim como todo o sistema de energia, são componentes críticos para a segurança, desempenho e viabilidade do VX4. Além disso, fazem parte do processo de certificação da aeronave junto à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e à Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido (CAA).

Para garantir o fornecimento das baterias, a Molicel vai expandir sua capacidade de produção com a abertura de uma nova fábrica em Kaohsiung, em Taiwan, em 2023, com capacidade anual de 2 GWh. Hoje a empresa consegue produzir anualmente 1,6 GWh em sua planta em Taipei.

“O futuro da aviação elétrica depende de sistemas de bateria seguros e de alto desempenho, e fundamental para isso são as próprias células da bateria. É por isso que estou muito feliz em fazer parceria com a Molicel, produtora das células de maior potência do mundo. A Molicel tem uma rica história de inovação e ultrapassando os limites do que é possível no armazenamento de energia. Vemos muitas semelhanças entre nós e a Molicel e não poderíamos pensar em um parceiro melhor para trazer o VX4 ao mercado.”

Stephen Fitzpatrick, fundador e CEO da Vertical Aerospace.

“Trabalhamos com alguns dos melhores engenheiros do mundo e ficamos imensamente impressionados com o conhecimento técnico e de engenharia da Vertical. Vemos que nossa tecnologia é um facilitador essencial para um voo seguro e eficiente, e estamos ansiosos para trabalhar com a Vertical Aerospace para levar sua revolucionária aeronave VX4 aos céus.”

Casey Shiue, presidente da Molicel.

O VX4 é um eVTOL com capacidade para quatro passageiros e um piloto e projetado para alcançar 160 quilômetros com velocidade de até 320 km/h. A expectativa da Vertical é que a aeronave realize o primeiro voo ainda em 2022.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp