A Volkswagen revelou o V.M.O., o primeiro eVTOL da tradicional montadora alemã de carros. O veículo também conhecido como Flying Tiger é resultado de um projeto lançado em sua unidade na China em 2020 para explorar novas soluções de mobilidade, incluindo Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).

O protótipo tem 11,2 metros de comprimento e 10,6 metros de envergadura e conta com uma configuração de asa em X. Além disso, o modelo tem oito rotores para voo vertical e dois motores para voo horizontal.

A empresa vai conduzir diversos voos de teste até o fim deste ano para otimizar o conceito e produzir um protótipo atualizado para passar por testes mais complexos em 2023. A expectativa é de que o design final permita voos de até 200 quilômetros com quatro passageiros a bordo.

Para desenvolver o projeto de mobilidade vertical, a Volkswagen formou uma equipe de jovens especialistas chineses, com apoio da Hunan Sunward Technology, empresa especializada no desenvolvimento de produtos no setor de aviação.

A Volkswagen informou que ao passo que o projeto avance, a empresa trabalhará com as autoridades aeronáuticas chinesas para certificar o eVTOL.

“Através deste projeto piloto, estamos trazendo a longa tradição de engenharia de precisão, design e inovação da Volkswagen para o próximo nível, desenvolvendo um produto premium que atenderá às necessidades de mobilidade vertical de nossos futuros clientes chineses.”

Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen China.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

Fórum eVTOL Show 2023 será novo evento da MundoGEO