A Airbus fechou um acordo com a operadora japonesa de helicópteros Hiratagakuen para desenvolver serviços de mobilidade aérea avançada na região de Kansai, no Japão.

Por esse acordo, as empresas trabalharão nos aspectos cruciais necessários para lançar um serviço de transporte comercial com o eVTOL da Airbus, o CityAirbus NextGen, que atualmente está em desenvolvimento.

O primeiro passo da parceria será identificar as rotas ideais, os conceitos de operação e os equipamentos necessários para os voos seguros com eVTOL. A expectativa é que haja um voo de demonstração com um helicóptero H135 da Airbus no fim de 2022 para testar tecnologias de navegação e comunicação em ambientes urbanos e simular voos com configurações similares às do CityAirbus NextGen.

“A experiência [da Hiratagakuen] em operações de transporte aéreo comercial e serviços médicos aéreos os torna um parceiro ideal para definir a estrutura operacional para mobilidade aérea avançada com o CityAirbus NextGen no Japão.”

Balkiz Sarihan, head de Estratégia e Parcerias de UAM da Airbus.

“Operamos helicópteros Airbus há muitos anos e apreciamos muito sua alta segurança, desempenho, confiabilidade operacional e suporte pós-venda comprovado. Estamos cientes de que uma revolução no transporte aéreo está se aproximando na área de Osaka e esperamos que o CityAirbus NextGen desempenhe um papel central nessa revolução.”

Mitsuhiro Hirata, vice-presidente de operações da Hiratagakuen.

A Hiratagakuen é uma operadora de helicóptero com sede em Kansai especializada em Serviços Médicos de Emergência em Helicópteros (HEMS), transporte de pessoal, treinamento de voo e manutenção. A frota atual da empresa inclui 14 helicópteros H135 e dois H145, ambos de fabricação da Airbus.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

Fórum eVTOL Show 2023 será novo evento da MundoGEO