A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sul-coreana Innospace, representada pela Innospace do Brasil, assinaram um contrato no último dia 29 de setembro, na sede do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF). O documento tem como objetivo a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais a partir da área 1, conhecida como área da SISPLAT/VLS, do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no estado do Maranhão, no Nordeste brasileiro.

Participaram do ato, o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-Mo; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente e Ceo da Innospace, Soo Jong Kim; dentre outros representantes da empresa sul-coreana.

O contrato é consequência do Edital de Chamamento Público nº 02/2020 da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, e possui vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por até igual período.

“A parceria firmada entre o Brasil e a Innospace reforça cada vez mais a cooperação entre os dois países. É a segunda empresa que assina um contrato com a FAB para operar comercialmente no CEA. Esperamos que o produto seja uma alavanca para que mais empresas venham a fechar parcerias com a Força Aérea e reforçar a operação a partir de Alcântara.”

Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto, Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA).

A Innospace foi fundada em 2017 na Coreia do Sul pelo engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim na cidade de Sejong, localizada a menos de três horas da capital Seul. A empresa vai lançar a partir de Alcântara o HANBIT-TLV, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único. Ele tem altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas.

O primeiro voo de teste suborbital deve validar o motor do primeiro estágio do HANBIT-Nano, o menor veículo lançador da empresa sul-coreana, capaz de carregar uma carga útil de 50 kg. O planejamento é que o foguete atinja uma altitude de 100 km e caia em alto mar.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

SpaceBR Show 2023 tem como tema Exploração Espacial e Novos Negócios