A escalabilidade é de importância crítica na indústria de telecomunicações. A IVADRONES encontrou a solução certa: PIX4Dscan e PIX4Dinspect.

Os gêmeos digitais são o caminho para a indústria de inspeção. Eles fornecem réplicas precisas da realidade que podem ser facilmente compartilhadas entre as partes interessadas. Algumas aplicações reduziram a inspeção de torres de telecomunicações no local de um projeto de 24 horas para apenas 1 hora. A vantagem de trabalhar com drones é que eles fornecem uma solução escalável. Ela pode ser usada em toda uma rede de infraestrutura de ativos para ajudar a gerenciar e manter um registro preciso de cada torre – incluindo antenas, ativos e requisitos de manutenção.

Quando a IVADRONES foi contratada para digitalizar 50 torres de celular para um cliente, o que começou como uma prova de conceito acabou em uma parceria graças à combinação de PIX4Dscan, PIX4Dinspect e a solução IVADRONES. A IVADRONES e a Pix4D foram capazes de provar a eficiência dos drones combinados com a Inteligência Artificial (IA) na indústria de telecomunicações.

A IVADRONES, com sede na França, fornece serviços de drones através de uma rede em toda a França, Espanha e Suíça. Eles administram uma plataforma de gerenciamento operacional que é projetada para gerenciar operações de aeronaves técnicas de grande escala. Com uma equipe de 17 pessoas, eles trabalham com tecnologia de ponta para tirar proveito da IA e da modelagem 3D.

Assumindo um desafio em larga escala

Em 2021, a IVADRONES foi solicitada a digitalizar 50 ativos com o objetivo de ter gêmeos digitais das torres de celular. Devido à desaceleração da pandemia da COVID-19, o cliente queria encontrar um novo parceiro para ajudá-los a digitalizar seus ativos da maneira mais rápida possível para otimizar o custo das intervenções técnicas. O projeto também era necessário para ajudar o cliente a garantir que seus ativos cumprissem as normas impostas pelos operadores. Outro pré-requisito para o sucesso do projeto era que o cliente quisesse poder acompanhar a evolução do local.

O desafio diante da IVADRONES era provar que o uso de drones para inspeção e digitalização de operações técnicas em telecomunicações é suficientemente eficiente para trabalhar em larga escala. A combinação da IA por trás do PIX4Dinspect, a facilidade de uso do PIX4Dscan e a experiência da IVADRONES na digitalização de ativos provou que o cliente estava nas mãos certas.

Working with PIX4Dscan
Trabalhando com PIX4Dscan

Detalhes do projeto

EmpresaIVADRONES
LocalizaçãoFrança
SoftwarePIX4Dscan
PIX4Dinspect
Hardware Mavic 2 Pro
Duração da captura de dados por torre40 minutos

Poupar tempo usando drones para digitalizar uma torre de celular

Uma das tarefas deste projeto era a digitalização de uma torre recém construída desde o primeiro dia, para que o cliente da IVADRONES tivesse conhecimento atualizado da torre, incluindo o que foi instalado, e se a mesma foi devidamente instalada. Ter essas informações em um gêmeo digital economizaria ao cliente quaisquer visitas técnicas subsequentes ao local e o tempo considerável que tais visitas exigiriam. A IVADRONES precisava então digitalizar outros ativos existentes com um inventário completo das instalações e seu estado de manutenção.

Grégoire Saint-Cast, o CEO e co-fundador da IVADRONES, acrescenta:

“Este projeto era muito especial em termos de tamanho. Foi o primeiro projeto que tivemos com essa quantidade de torres para digitalizar no espaço de um mês”.

Obtendo os dados certos com PIX4Dscan

Para a captura de dados a equipe utilizou o PIX4Dscan, o aplicativo de planejamento de voo adaptado para a inspeção, pois era “a ferramenta mais adequada para responder às necessidades dos clientes” (Gregoire Saint-Cast). Normalmente, a captura de uma torre levava a equipe da IVADRONES cerca de 40 minutos para tudo: desde a instalação do drone, a troca de baterias até a captura da torre.

“O PIX4Dscan é um ótimo produto, especialmente quando se trata de operações técnicas com drones. Os voos são fáceis de fazer, não requerem muito tempo ou treinamento específico, o que torna este aplicativo de voo um dos melhores do mercado”.

Grégoire Saint-Cast, CEO e co-fundador da IVADRONES

Processamento de dados facilitado com PIX4Dinspect

Após a coleta de dados, eles verificaram se os dados pareciam completos antes de deixar o site. A inspeção dos dados antes da partida evita que alguém tenha que voltar ao site se houvesse uma lacuna na coleta de imagens.

O processamento de dados foi concluído pela IVADRONES utilizando o PIX4Dinspect. “Para processar os dados após os voos, era tão fácil quanto arrastar e soltar as imagens dos cartões SD para o servidor Pix4D”. Em poucas horas, os resultados estavam prontos e a equipe foi notificada através de um e-mail.

Uma solução escalável de inspeção de telecomunicações

É fácil gerenciar operações com PIX4Dinspect graças ao fato de ser uma plataforma baseada em nuvem. Uma equipe pode reunir dados em apenas 40 minutos, e carregá-los imediatamente. O processamento ocorre automaticamente, enquanto a equipe viaja para a próxima torre.

Artifical Intelligence in PIX4Dinspect
Algoritmos de IA do PIX4Dinspect reconhecem automaticamente as antenas

A IVADRONES descobriu que isso reduziu maciçamente o tempo mínimo necessário para análise de dados, que é um componente importante da indústria de telecomunicações. Além disso, graças ao bom tempo e a um fluxo de trabalho profissional, a equipe não enfrentou problemas na coleta ou no processamento de dados, pelo que se deslocou rapidamente entre as 50 torres.

Por que a aprendizagem mecânica e a IA fazem a diferença

Um dos conceitos básicos mas mais poderosos no mundo da aprendizagem de máquinas é o “ciclo virtuoso da IA”,onde o processo de desenvolvimento da IA é parte de um ciclo repetitivo que se move entre o produto, os usuários e a coleta de dados. A cada inspeção, o software fica melhor.

Inspeção com resultados entregáveis

A equipe descobriu que a PIX4Dinspect economizou tempo e forneceu um fluxo harmonioso de dados desde a coleta até a entrega. Isto provou ao cliente que a IVADRONES poderia fornecer um serviço confiável e escalável com uma prova de conceito impressionante. Demonstrou-se ser um valioso retorno de investimento no uso de drones para inspeção, pois a equipe da IVADRONES confirmou contratos de inspeção em 2022 como resultado deste sucesso. Eles economizaram tempo e dinheiro para si mesmos e para o cliente. Ao lado da vitória profissional, a IVADRONES desfrutou da sensação intuitiva do software.

“Nossos pilotos desfrutaram da facilidade de uso da aplicação e da facilidade de voo com este aplicativo. Nossos clientes apreciaram o sistema de gerenciamento PIX4Dinspect, quanto à inspeção e acompanhamento de seus locais”.

Grégoire Saint-Cast
Annotating on Pix4Dinspect
Inspeção da torre de telecomunicações no PIX4Dinspect

O fluxo de trabalho de inspeção do PIX4Dscan e do PIX4Dinspect é simplificado e eficiente, tornando fácil para os inspetores visitar vários locais em um dia, carregar os resultados e compartilhá-los. Anotações e medições podem ser feitas diretamente no gêmeo digital no PIX4Dinspect e compartilhadas com clientes e proprietários de torres. Como a IVADRONES provou, uma solução escalável oferece uma vantagem sobre a concorrência em fluxos de trabalho eficientes de inspeção de telecomunicações.

Você tem interesse em ver nossa solução de inspeção em ação?
Agilize as inspeções de telecomunicações com uma combinação de aplicativo de voo e plataforma de gerenciamento de ativos
Experimente o PIX4Dinspect agora | Contacte-nos

Receba notícias sobre Drones no seu WhatsApp ou
Recebe nosso informativo no seu email

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery