Drones em inspeções de telecomunicações economizam tempo e mantêm as equipes seguras enquanto produzem modelos acionáveis e precisos em 3D.

A fotogrametria, a ciência da medição a partir de imagens, começa com a coleta de fotos. Há vários métodos para fazer isto – por avião, por drone, por telefone – mas uma característica comum é que, geralmente, é mais fácil obter dados sobre uma estrutura horizontal do que sobre uma vertical. Levantamento aéreo de um espaço aberto é mais fácil do que levantar objetos altos, como uma torre de telecomunicações, porque você não precisa coletar informações a 360 graus.

A solução para a inspeção moderna de telecomunicações

PIX4Dscan e PIX4Dinspect são nossa resposta a este desafio em inspeções e engenharia de telecomunicações: uma parceria de software que economiza tempo, escaladas perigosas e dinheiro. O PIX4Dscan é especificamente projetado para lidar com o desafio vertical. É um aplicativo para planejamento de voo que tem planos e caminhos específicos para inspecionar a sério torres de células que podem ser adaptadas de acordo com o local. Ele automatiza o voo, o que significa que mesmo alguém sem experiência em fotogrametria pode planejar um voo aéreo de sucesso para coleta de dados. O resultado? Reduz o tempo no campo em 75% e reduz drasticamente os custos operacionais, ao mesmo tempo em que aumenta a rentabilidade. Mantém as tripulações de inspeção em terra, eliminando assim o risco de queda da torre.

Os dados são então enviados para o PIX4Dinspect, a plataforma baseada em nuvem para inspeção e gerenciamento de ativos. O PIX4Dinspect é conectado ao PIX4Dscan, o que permite uma integração perfeita entre ambos os produtos. O uso de um hotspot na Internet significa que os dados podem ser processados enquanto um inspetor se desloca para o próximo site, economizando tempo. Graças a ser um serviço na nuvem, o PIX4Dinspect não requer hardware de processamento caro e pode lidar com milhares de ativos ao mesmo tempo usando um laptop padrão. Ela processa as imagens para gerar um gêmeo digital da realidade e executa mais de 10 algoritmos através do modelo que ela cria. Estes algoritmos detectam automaticamente informações como dimensões e ângulo da antena e simultaneamente geram um inventário automático dos equipamentos instalados. O processo de inspeção já está bem encaminhado no momento em que o processamento está completo, facilitando o trabalho dos usuários.

PIX4Dscan and PIX4Dinspect revolutionize asset inspection
PIX4Dscan e PIX4Dinspect revolucionam a inspeção de ativos

Software de inspeção de próxima geração

O PIX4Dinspect produz mapas de imagens, mapas de elevações e modelos 3D (também conhecidos como nuvens de pontos). Isto levanta a questão – por que trabalhar com modelos 3D (nuvens de pontos) em vez de uma malha fotorealista? A resposta é simples. A Pix4D quer fornecer resultados com o nível de detalhe que é exigido dos engenheiros. A melhor maneira de fazer isso nesta indústria é com as nuvens de pontos. Portanto, um modelo 3D que pareça fotorealista não é necessariamente mais preciso ou acurado. O verdadeiro objetivo do modelo é obter a melhor precisão com um conjunto mínimo de imagens. A precisão da nuvem de pontos determina seu valor – em vez de se concentrar em ser fotorealista, ela é projetada para ser eficiente e precisa.

Uma vez que a nuvem de pontos esteja completa, os usuários podem inspecionar as imagens originais para identificar falhas ao lado daquelas que são automaticamente detectadas pelo software. O modelo 3D é então anotado pela equipe de inspeção, que pode compartilhá-lo com os colegas. As pessoas que receberem o modelo poderão ver um gêmeo digital inteligente que inclui as imagens originais, bem como notas feitas por seus colegas de trabalho que apontam ferrugem, equipamento faltando, ou o espaço para expansão potencial.

As câmeras Master

Um modelo 3D que parece realista é agradável, mas não tem utilidade se não permitir medições precisas e acuradas. O desafio é obter a melhor precisão a partir de um pequeno número de imagens para reduzir o tempo de coleta e processamento de dados. Menos imagens necessárias no campo resultam em menores custos operacionais e o potencial de inspecionar mais torres em um dia, o que aumenta a escalabilidade do PIX4Dinspect. Quando os gêmeos digitais chegaram ao mercado de telecomunicações pela primeira vez, há cerca de 5 anos, foram necessárias entre 2.000 e 5.000 imagens para gerar um gêmeo digital. O PIX4Dinspect pode usar apenas 250.

Com essas 250 imagens, o PIX4Dinspect tem dados suficientes com sobreposição suficiente entre as imagens para executar seus algoritmos de IA através dos dados com o mesmo nível de precisão como se estivesse usando 2.500 imagens. Entretanto, 250 imagens ainda podem ser muito – especialmente com sites menores que podem não precisar de tanta informação. É aí que entra a ferramenta Master cameras. Este é um recurso de filtragem de IA que seleciona as imagens que cobrem 100% do ativo e descarta aquelas que são duplicadas ou não fazem parte dessa cobertura. Isso significa que de um conjunto de aproximadamente 400 imagens, a ferramenta Master Cameras filtra até uma seleção central – talvez cerca de 40 – que cobre o bem em sua totalidade. Isto novamente economiza tempo, aumenta a eficiência e a produtividade. Redução do número de imagens a serem inspecionadas com as câmeras Master

PIX4Dinspect em ação

Os gêmeos digitais inteligentes gerados pelo PIX4Dinspect podem não apenas economizar tempo considerável, mas também fornecer os dados necessários para determinar rapidamente o espaço disponível para alugar nas torres. Os fabricantes de operadoras e antenas podem planejar suas operadoras 5G, assim como expansões de capacidade. Uma revisão dos gêmeos digitais em 2D e 3D pode confirmar a colocação de equipamentos com medidas detalhadas.

As empresas de telecomunicações podem facilmente auditar ativos com medições precisas das estruturas das torres e dos equipamentos. Elas podem evitar inspeções de retorno e a falta de dados de campo, pois todas as informações necessárias estão nos gêmeos digitais e seu inventário de ativos é gerado automaticamente e atualizado.

Automatic asset inventory in Pix4Dinspect
Inventário automático de ativos no PIX4Dinspect

Revolucionando a indústria

PIX4Dscan e PIX4Dinspect já estão revolucionando os fluxos de trabalho dos clientes em todo o mundo. Em alguns casos, eles estão ajudando os provedores de serviços de drones a realizar inspeções para empresas Telco, enquanto em outros estão facilitando o acesso a sites difíceis, tais como telhados. Drones e software de fotogrametria são o próximo passo para tornar as inspeções mais rápidas, seguras e mais eficientes em termos de tempo e custos. Fácil de usar, compartilhável e segura, a integração PIX4Dscan e PIX4Dinspect está pronta para levar seu fluxo de trabalho de inspeção para o próximo nível.

Inspeções com mais detalhes
Obtenha o máximo de seus modelos 3D
Sobre a PIX4Dinspect | Contate-nos

Receba notícias sobre Drones no seu WhatsApp ou
Recebe nosso informativo no seu email

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery