A Volocopter, a Skyports e o Grupo ADP inauguraram o primeiro terminal integrado de passageiros para eVTOLs da Europa. Construído no aeroporto de Pontoise-Cormeilles, na região de Paris, o terminal inicia uma nova etapa no desenvolvimento de um ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), já prevendo o início das operações comerciais na Olimpíada de 2024, em Paris.

O vertiporto totalmente integrado em Pontoise-Cormeilles permite que uma variedade de partes interessadas teste tecnologias e procedimentos em diversas configurações em um ambiente real.

O terminal em Pontoise-Cormeilles, projetado pela Skyports em colaboração com o Grupo ADP, é independente de aeronaves e oferece a todo o ecossistema a chance de testar e desenvolver suas tecnologias. Além disso, facilita a colaboração entre os principais parceiros do ecossistema, incluindo pioneiros em tecnologia, reguladores e parceiros locais, como a Autoridade de Aviação Civil Francesa (DGAC), fornecedores e companhias aéreas.

Três aspectos principais serão exaustivamente testados no local:

  • Integração do veículo, procedimentos de movimentação no solo e procedimentos de carregamento;
  • Programação de voos, consciência situacional e troca de informações;
  • Jornada do passageiro pelo terminal, incluindo processos de segurança e check-in, tecnologias biométricas, tempo de permanência do passageiro e embarque na aeronave.

Um modelo do VoloCity, que está sendo desenvolvido como a primeira aeronave certificada da Volocopter para serviços comerciais, foi apresentado no lançamento, além de um voo de teste tripulado do modelo 2X – a única aeronave atualmente autorizada pela DGAC para voos de teste eVTOL na França.

A série de demonstrações da Skyports e da Volocopter no lançamento do projeto também contou com exibições de recursos de monitoramento de voo e sistemas operacionais digitais, incluindo os sistemas operacionais da Skyports e o VoloIQ.

De acordo com o Grupo ADP, o plano é que até 2024 sejam implementado mais cinco vertiportos na região de Paris, com algumas rotas fixas de transporte de passageiros:

  • Heliporto de Issy-les-Moulineaux em Paris a Santy-Cyr l’École em Versailles;
  • Aeroporto Charles de Gaulle ao Quai Austerlitz, em Paris;
  • Aeroporto Le Bourget ao Quai Austerlitz, em Paris.

Para essa operação, o Grupo ADP e a Volocopter pretendem usar uma frota de dez eVTOLs do modelo VoloCity, voando em média entre duas e três horas por dia.

“A introdução de um novo tipo de mobilidade como o UAM só pode ser feita com sucesso com um ecossistema bem unido, mas aberto. O terminal em Pontoise-Cormeilles é um exemplo estelar de parceiros do ecossistema colaborando para acelerar a realização do UAM. Podemos testar processos, integrar sistemas novos e antigos e simular diferentes cenários operacionais para criar confiança e conscientização positiva de todas as partes interessadas. Juntos, conseguiremos fornecer uma opção adicional de transporte livre de emissões para o público. Cada teste está um passo mais perto da comercialização a tempo de 2024.”

Dirk Hoke, CEO da Volocopter.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Urbana no WhatsApp

1° Fórum eVTOL na Mobilidade Aérea discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura